19º Ato/Post: WEREWOLF, SKORZENY'S WEREWOLF ACTION FIGURE                                                                                                                                        
19º Ato (Post)




Uma produção* da Twentieth Century Fox Corporation...
*Ref à telessérie Werewolf (no Brasil 'O Lobisomem Ataca de Novo') da qual a Fox Networks sustêm direitos.*




... Action Figures Originais desenhadas, esculpidas, e fabricadas pela Hasbro Toys**...
**Ref ao item 'Star Wars The Black Series: Chewbacca', baseado na cinessérie Star Wars da Walt Disney Pictures, do qual a Hasbro sustêm direitos.**




... e pela Sota Toys***
***Ref ao item 'Sota Toys Now Playing Series 3: Action Figure Werewolf Dog Soldiers', baseado no filme Dog Soldiers (de 2002) da Pathé Entertainment, do qual a Sota sustêm direitos.***




Um Protótipo Exclusivo Léo Customs...
contato: leolemes@oi.com.br



... Marcelo 'Doc. Hanni' Nascimento...
contato: dochanni@gmail.com



... & Jayme Henrique...
contato: jhjaymehenrique@hotmail.com


... juntos no Projeto CH².
Customs - Henrique - Hannibal



Texto, pesquisa e desenvolvimento: The Hannibal lecter's**** Society...
****Hannibal 'The Cannibal' Lecter é uma personagem fictícia criada pelo dramaturgo Thomas Harris, cuja mais famosa interpretação coube ao ator Sir. Anthony Hopkins. A foto acima é da action nele inspirada, de fabrico da Neca Toys.****


O R G U L H O S A M E N T E   A P R E S E N T A N D O...





Werewolf
('O Lobisomem Ataca de Novo')

S K O R Z E N Y' S   W E R E W O L F   A C T I O N   F I G U R E




 "A porta racha, ringe, cede. Num estante o ser estará ali dentro. No canto, entre as ferramentas, há uma picareta encostada à parede. Arnie se apressa em apanhá-la enquanto o lobo abre caminho e se agacha, os olhos amarelos faiscando na direção do homem encurralado. Suas orelhas estão eriçadas, como triângulos peludos. Sua língua drapeja. Atrás dele, a neve chicoteia através da porta rachada ao meio. Com um grunhido ele se lança, Arnie Westrum levanta a picareta. Uma única vez. Lá fora, através da porta arrombada, a lâmpada fraca brilha imperfeita sobre a neve. O vento ronca e uiva. Os gritos começam. (...) Lá fora, suas pegadas começam a ser cobertas pela neve e o gemido do vento tem algo selvagem e prazeroso. Não há nada de Deus ou Luz naquele som desalmado - é tudo inverno negro e gelo sombrio. O ciclo do lobisomem começou."
Stephen King, 'A Hora do Lobisomem' (1983)


VEJA TAMBÉM:
AQUI NO HLS



 É isso aí, meus interface-amigos e amigas...

 E, em uma breve retrospectiva, 2017 foi um ano de boas surpresas dentre as maiores bilheterias... para o bem e para o mau...!

 Se a 'barbada' do ano foi, mais uma vez, a Disney, que repetiu o feito de emplacar cinco filmes no Top-10 das maiores bilheterias do ano (seis, se contarmos sua co-produção com a Sony, 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar, com um faturamento mundial de $ 880.2 milhões de dólares!!) sendo que duas, 'A Bela e a Fera' ($ 1.263.5 milhões de dólares!) e 'Star Wars: Os Últimos Jedis' ($ 1.264.9 milhões de dólares!!) nas segunda e primeira posições do ranking, respectivamente (Nota 1: a Disney já arrecadou mais com Star Wars do que gastou com a compra da Lucasfilm), o último teve um rendimento mundial sensivelmente bem aquém do esperado, ficando a dever com 'O Despertar da Força' ($ 2.066 milhões de dólares!!) seu antecessor - uma grande surpresa...! Ao mesmo, 'Os Últimos Jedis' não parece ter sido unanimidade dentre fãs, grande público e crítica especializada: o filme concentra 90% de aprovação no site agregador Rotten Tomatoes, contra 93% de seu antecessor. Houve até um 'abaixo assinado virtual' que requeria que 'Os Últimos Jedis' fosse retirado do cânone da franquia. O diretor e roteirista do filme, Rian Johnson (de 'Looper: Assassinos do Futuro', de 2012) veio à imprensa com grande frequência para 'explicar-se' sobre o filme...
 Por outro lado a Universal emplacou dois filmes no Top-10: 'Velozes e Furiosos 8' ($ 1.236 milhões de dólares) e a animação 'Meu Malvado Favorito 3' ($ 1.034.8 milhões de dólares). Contudo amargou uma enxurrada de críticas com 'A Múmia' ($ 409.2 milhões de dólares)! O filme sustêm 16% de 'Podre' (em ingl. 'Rotten') no site agregador... 

 De fato, não foi um bom começo para o 'Universo de Monstros' que a Universal está planejando!

 Entretanto, a boa notícia para a empresa veio de um filme que custou meros $ 9.000.000 de dólares: 'Fragmentado', dirigido por M. Night Shyamalan e estrelado por James McAvoy, não só marcou o reencontro do cineasta com a elite do cinema hollywoodiano, como também foi capaz de faturar (incríveis!) $ 278.454.358 dólares, ou seja: 30 vezes o seu custo!! A surpreendente conexão com outro sucesso do diretor, 'Corpo Fechado' (de 2000), somada a uma rentabilidade tão expressiva, já garantiu uma continuação uníssona a ambas as produções: Glass (ainda sem título oficial em português), com previsão de estréia em janeiro de 2019, já encontra-se em pré-produção, reunindo o grande elenco dos dois filmes, Bruce Willis, Samuel L. Jackson...




   ... e James McAvoy.

 Promete...

 Já a Warner, teve duas largadas bem sucedidas em seus próprios universos, com 'Kong: Ilha da Caveira ($ 566.7 milhões de dólares e, atualmente, na 16ª posição dentre as maiores bilheterias de 2017) que reorienta o 'Monsterverse Warner' para os filmes Godzilla: King of the Monsters, previsto para março de 2019, e para o mega-encontro King Kong vs. Godzilla...




 ... previsto para 2020.
 O que posso salientar é que, muito embora ainda faltem dois anos para esse encontro de titãs, em minha coleção de action figures ele já está garantido, no 'Kong: Skull Island Mega Figure, 18 Inch' (da Lanard Toys) e no 'Godzilla 2014 Movie, 24 Inch' (da Jakks Pacific Toys):




 Outra aposta bem-sucedida da Warner foi 'Annabelle 2: A Criação do Mal' - que funciona como uma prequel à prequel de 2014 - que ampliou, em mais de 20 vezes, o (pífio) orçamento de $ 15.000.000; num faturamento mundial de $ 306.515.884 dólares (Nota 2: Annabelle figura na 31ª Posição do ranking das bilheterias de 2017)! O mega-sucesso da 'bonequinha endiabrada' consolidou o 'Universo de Terror' da Warner, que tem, para este ano, seu próximo capítulo: The Nun...




 ... que tem estréia prevista para julho de 2018.
 Do universo do Terror veio outra (grata) surpresa para a Warner: 'IT - A Coisa'. O filme, dirigido por Andrés Muschietti (de Mama, 2013) com Bill Skarsgärd no papel de Pennywise (papel que já foi de Tim Curry) faturou $ 700.2 milhões de dólares (contra uma receita de apenas $ 35.000.000) ficando na 10ª Posição do Top-10 até a estréia de Star Wars (Nota 3: o filme está consolidado na 11ª Posição). Tanto seu faturamento quanto seu posicionamento levaram 'IT - A Coisa' ao pódio dentre os filmes de sua categoria em todos os tempos; além de garantirem-lhe uma sequência e uma linha de produtos by Neca Toys:





 A Warner também surpreendeu (e surpreendeu-se também, diga-se) com seu único sucesso no Top-10: Mulher-Maravilha, que arrebatou multidões ao cinema (faturando $821.8 milhões de dólares, o que o colocou na 9ª Posição no ranking das maiores bilheterias de 2017), angariou uma miríade de elogios e críticas favoráveis (o filme sustêm uma aprovação de 92% no Rotten Tomatoes) e consagrou o trabalho da premiada roteirista e diretora de cinema Patty Jenkins (de 'Monster - Desejo Assassino', 2003)...





 ... e da atriz e modelo israelense Gal Gadot (de 'Batman vs. Superman: A Origem da Justiça', 2016)...




 ... que, em janeiro, ganhou um prêmio especial no Critics Choice Award, o '#SeeHer', que reconhece mulheres de destaque, dentro e fora das telonas.

 Nada mau para um filme que custou apenas $ 149.000.000 de dólares, não...?

 Na contramão, a Warner amargou o fracasso do (aguardado) 'Liga da Justiça': o filme sustêm 40% de 'Rotten' no agregador e, tendo custado $ 300.000.000 de dólares, faturou apenas $ 654.4 milhões; ficando na 13ª Posição no ranking, vergonhosamente atrás (e muito!) de Thor: Ragnarok (na 8ª Posição, com $ 850.8 milhões de dólares)! O fraco desempenho do filme gerou consequências, dentre as quais a 'despromoção' de Sue Kroll, ex-executiva da Warner além de responsável pelo Depto de Marketing da empresa, do cargo de produtora dos filmes do Universo da DC, em favor de Walter Hamada (de 'IT - A Coisa'). Agora, além de 'Mulher-Maravilha II', Shazam e Aquaman (todos já em andamento), não hão mais filmes do Universo DC em produção em quaisquer estágios.

 Contudo, foi um ano trágico de fato para a Fox... em especial para o renomado diretor e produtor de cinema Ridley Scott...




 Se Alien: Covenant, a segunda parcela do reboot à cinessérie Alien, inaugurada em 2012 com Prometheus, angariou críticas favoráveis (Nota 4: o filme sustêm, atualmente, 68% de aprovação no Rotten Tomatoes) além de um conjunto fantástico de actions da Neca...






 ... o resultado em faturamento foi (infinitamente!) aquém do esperado: 'A:C' angariou meros $ 240.7 milhões de dólares contra $ 403.4 milhões de seu antecessor, e $ 97 milhões de sua própria receita!

 O baixo faturamento de 'A:C' levou a Fox a suspender novos investimentos na franquia...

 Muito pior foi o resultado de Blade Runner 2049, co-produzido por Scott, que, a despeito das altas avaliações que recebeu (atualmente com 87% de aprovação no R.T.) e dos dois Oscars que ganhou (nas categorias de 'Melhor Fotografia' e 'Melhores Efeitos Visuais') angariou $ 259 milhões de dólares contra um custo de $ 150 milhões; gerando um prejuízo de $ 80.000.000 de dólares por produtor (Nota 5: esperava-se que o filme fizesse um mínimo de $ 400 milhões para 'empatar' as contas).
 Outra 'bola fora' foi 'Assassinato no Expresso do Oriente', também produzido por Scott que, muito embora tenha ido bem nas nas bilheterias ($ 343.5 milhões de dólares, contra um custo de apenas $ 55 milhões) foi enxovalhado pela crítica especializada: o filme pontua 57% de 'Rotten' no Tomatômetro!

 Assim, o ano de 2017 terminou com a notícia que a Disney 'comprou' a Fox por $ 52 bilhões de dólares! A notícia trouxe grande expectativa aos fãs da Marvel, que já sonham com a fusão dos Universos de Vingadores e X-Men entre outros...

 E, é claro, gerou muitas piadinhas, como a formação do novo panteão de princesas da Disney:






 É... Bem...

 E, ao mencionar-se os X-Men, cabe pontuar-se que, dentre as apostas da Fox em 2017, quem não desapontou foi Logan, dirigido por James Mangold (de 'Wolverine: Imortal', de 2013) e que marcou a 'despedida' de Hugh Jackman do papel do mutante mais encrenqueiro do universo dos X-Men; o qual ele interpretou, de maneira indefectível, durante 17 anos:




 Cabe salientar que Logan foi reconhecido como "ponto alto" na história da personagem nas telonas, com uma aprovação memorável no R.T. (93%), uma indicação ao Oscar (na categoria 'Melhor Roteiro Adaptado') e um faturamento mundial de $ 616,8 milhões de dólares (!) o que o susteve durante meses no Top-10 de 2017 (Nota 6: o filme está, atualmente, em 15º Lugar - o melhor posicionamento de um filme da Fox no ano passado). 
 Não a toa, os Mestres Léo Customs, Jayme Henrique e eu também apresentaremos nesse post, mais um incrível Spin-off, diretamente inspirado em Logan: THE X-24'S ACTION FIGURE...




 Mas, antes ao evento principal: encerrando o 'Ciclo dos Lobisomens' em nossas criações, 'Ciclo' este inciado em julho de 2014, com THE HOWLING, THE ACTION FIGURE...




 ... coroado, em janeiro de 2015, com AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON, HOUND FROM HELL ACTION FIGURE...


  

 ... e, novamente, em fevereiro de 2017, com AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON, JACK GOODMAN'S ACTION FIGURE...




 ... é com imenso prazer que vos apresentamos o exclusivíssima WEREWOLF, THE SKORZENY'S WEREWOLF ACTION FIGURE:





 ... inspirada no icônico monstro da telessérie da Fox ('O Lobisomem Ataca de Novo', no Brasil) cujo piloto foi ao ar em 11 de julho de 1987. A personagem Janos Skorzeny (uma referência ao vampiro da telessérie 'Kolchak e os Demônios da Noite', 1974-1975) foi interpretada pelo legendário Chuck Connors (1921-1992):





 E não por acaso WEREWOLF, THE SKORZENY'S WEREWOLF ACTION FIGURE é a figura que encerra o 'Ciclo dos Lobisomens' nos projetos de nossa iniciativa: a criatura traz em seu DNA a indelével assinatura do Grão-Mestre Criador Rick Baker




 De fato, depois de criar os lobisomens de 'Um Grito de Horror' (1981) laureado com o Saturn Awards de 'Melhor Filme de Terror' e o canônico "Cão de Inferno" (em suas próprias palavras) de 'Um Lobisomem Americano em Londres' (idem) laureado com o Oscar de 'Melhor Maquiagem', a telessérie foi a próxima parada de Baker.
 E, tanto quanto 'Um Grito de Horror', 'O Lobisomem Ataca de Novo' ajudou-nos a moldar a compreensão estética da criatura que temos atualmente; da qual 'William Corvinus', do filme 'Anjos da Noite: A Evolução' (2006), é um dos mais recentes expoentes:





 Sem mais demora, façamos nosso tradicional salto, no Tempo e Espaço (diga-se: o primeiro de 2018), rumo ao remoto ano de 1987, afim de encontrarmos uma lenda da televisão mundial, o criador, escritor e produtor Frank Lupo, às vésperas de uma nova criação...

 ... que, a exemplo de tantas outras, entrou para a História da TV!


Werewolf
('O Lobisomem Ataca de Novo')
A  C R I A Ç Ã O




 Escrito pelo escritor e produtor Tom Blomquist (de 'Esquadrão Classe A', 1985-1987), dirigido pelo diretor e ator James Darren (de 'Túnel do Tempo', 1966-1967) e criado por Frank Lupo, 'O Lobisomem Ataca de Novo' seguia a mesma linha de 'O Fugitivo' (1963-1967) e 'O Incrível Hulk' (1978-1982)...

 No episódio piloto (escrito por David Hemmings e que foi ao ar em 11 de julho de 1987) o estudante universitário Eric Cord (papel de John J. York) tem sua vida malsinada quando seu colega de quarto, Ted, o ataca e morde, depois de transformar-se em um lobisomem. Ted chamara Eric afim de confessar-lhe que era um lobisomem, que matara gente, e que não queria mais viver assim. Ele entrega a Cord uma arma carregada com balas de prata, pedindo-lhe que o matasse. Eric recusa-se a acreditar na história de Ted que, em contrapartida, exibiu-lhe a palma da destra, nonde destacava-se um pentagrama que, segundo ele, indicaria que sua transformação era iminente...

 Esse era um dos pontos altos da série: o pentagrama surgia 'emergindo' da pele da palma da mão direita para depois sangrar em alguns pontos:




 Cabe observar-se que este tópico em questão é herança de 'Um Lobisomem Americano em Londres' (trabalho anterior de Baker): ao confrontar-se com um pentagrama, desenhado na parede do pub 'O Cordeiro Massacrado', Jack Goodman (papel de Griffin Dunne) explica a David Kessler (David Naughton): 




 "Um pentagrama: uma estrela de cinco pontas. (...) Lon Chaney Jr. (1906-1973) e os Estúdios da Universal sustentam que é a Marca do Lobisomem."
Jack Goodman (Griffin Dunne)


 Cabe observar-se também que, ao contrário do 'lobisomem clássico', os lobisomens da série não transformavam-se somente na lua cheia, mas sim em qualquer lua. Alguns deles, como o 'super-lobisomem' Nicolas Remy (papel de Brian Thompsom) podiam transformar-se, integral ou parcialmente, quando desejassem! De fato, o pentagrama na destra era o único sinal para a transformação. A transformação em qualquer lua é também herança de outro filme do portfólio de Rick Baker: 'Um Grito de Horror'. Em uma certa passagem, o dono de uma loja sobre ocultismo (papel de Dick Miller) contesta Chris (Dennis Dugan) sobre a consagrada ligação com a lua cheira:




 "Isso é história de Hollywood: um lobisomem pode mudar de forma sempre que quiser, e é por isso que eles são mostrados sobre várias formas. Isso já foi provado."
Dono da loja de ocultismo (Dick Miller)


 Outra herança de The Howling é a vitalidade dos lobisomens: no seriado, os monstros só poderiam morrer por balas de prata, fogo ou suicídio. Nas demais situações, o lobisomem podia, de fato, 'ressuscitar'! No episódio A World of Difference Part. 2 (de 17 de outubro de 1987) Cord é 'morto' durante sua transformação, vindo a 'ressuscitar' posteriormente no necrotério. Em outro episódio, Nightmare at the Braine Hotel (de 8 de novembro de 1987), Cord conhece um lobisomem de nome Servan (papel de Richard Lynch, 1940-2012) que conta-lhe sobre o susto que deu em seus executores quando, depois de 'morto' na forca, ele 'ressuscitou' e transformou-se na funerária. No episódio King of the Road (17 de fevereiro de 1988) um vagabundo de nome Hank (Guy Stockwell, 1933-2002) é 'assassinado' com a garganta cortada para, com o cair da noite, 'ressuscitar'. Esse elemento também é decorrência de 'Um Grito de Horror': Eddie Quist (Robert Picardo), lobisomem e assassino prolífico, é abatido a tiros vindo a 'ressuscitar' dias depois. Sobre isso a personagem de Dugan explica:




 "Eles podem se regenerar; acredita nisso? Você pode arrancar um braço, enfiar uma faca neles... e três dias depois eles estão novos em folha!"
Idem (ibidem)


 De volta ao piloto, Ted decide-se a provar a Cord sua condição: ele pede a seu amigo que o amarre em uma cadeira e espere para "ver com seus próprios olhos" sua transformação. No entanto, Ted escapa de suas amarras e, antes que Eric o mate, morde o amigo.

 Eric Cord tornara-se então, ele próprio, um amaldiçoado pela Licantropia.

 Depois de pesquisar, ele descobre uma alternativa para sua condição - que não a morte ou o suicídio - ele deve descobrir e destruir o "criador de sua linhagem" (Nota 7: heis outra herança parcial de 'Um Lobisomem Americano em Londres', a dita "linhagem do lobo" sobre a qual Jack Goodman versa para David Kessler): o misterioso Janos Skorzeny; papel do finado Chuck Connors...


*Eric Cord (John J. York) e Janos Skorzeny (Chuck Connors), em 1987.* 


 Doravante, a exemplo de 'O Fugitivo' e 'O Incrível Hulk', Cord passa o restante da série à cata de Skorzeny; mudando-se de lugar em lugar, de cidade em cidade, confrontando-se com pessoas e/ou situações com as quais interagia - salvando inocentes e combatendo vilões. Ademais, Cord era caçado pelo implacável "Álamo" Joe Rogan (papel de Lance Le Gault), um caçador de recompensas.

Pág. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário