19º Ato/Post: WEREWOLF, SKORZENY'S WEREWOLF ACTION FIGURE, Pág II                                                                                                                            
Werewolf
('O Lobisomem Ataca de Novo')
"P A R A  S O N H A R  C O M  L O B O S"



 Todos os lobisomens da série transformavam-se em gigantescos lobos bípedes - quase ursos negros ou marrons - com longos braços e 'patas' que permitiam-lhes 'correr' sobre duas ou quatro patas:





 A metamorfose em Skorzeny era sumamente elaborada e um dos pontos altos da série! A mudança inicialmente era sutil: Skorzeny transfigurava-se, exibindo presas e olhos selvagens...




 ... então, o vilão começava a 'desmascarar-se', alargando sua boca em direção à sua nuca, revelando um monstro interior...





 ... então, o 'focinho' da besta projetava-se, completando assim a metamorfose:






 Certamente, a transformação envolvia três fases de criação no mínimo - desde a maquiagem em Connors até a manipulação de puppets - que eram sobrepostas em tempo afim de criar um efeito único:


*Werewolf transformation: Skorzeny ('A transformação de Skorzeny', em português) - Werewolf, 1987-1988; 20th Century Fox.*


 Essa transformação singular era restrita a Skorzeny (Nota 8: todos os outros lobisomens transformavam-se de forma mais 'tradicional', criando garras, presas e pêlos) tanto quanto a própria aparência decrépita do vilão: muito embora os lobisomens da série fossem virtualmente imortais e resistentes ao envelhecimento (Nota 9: o próprio Nicolas Remy tinha mais de 2000 anos, muito embora se parecesse com um homem na casa dos trinta anos, salvo por uma mecha de cabelo grisalho em sua têmpora direita) Skorzeny parecia envelhecer mais rapidamente que seus 'pares'. Por meio de seu diário, Cord descobriu que ele fôra atacado e amaldiçoado no Século XIX (por Remy) mas parecia ter em torno de 60 anos ali. Em To Dream of Wolves Parte 2, Remy explica a Cord que Skorzeny estava morrendo em decorrência de uma "doença causada por seu próprio Mal."
 Cord perseguiu Skorzeny ao longo de toda a série mas, usualmente, com raros vislumbres do vilão, que parecia estar sempre um passo a frente do herói. Ao mesmo, quando visto, ele estava sempre nas sombras e/ou em forma lupina...

 Nos bastidores, pouco depois do início da série, Connors procurou os produtores afim de renegociar seus honorários. De acordo com o autor, escritor e roteirista Allan Cole, vários episódios com Skorzeny foram reorientados para focarem-se nele já transformado ou em um dublê de corpo, vestido como a personagem, na penumbra e sem diálogos. Depois de uma sucessão de episódios sem Connors, Frank Lupo pediu a Cole e ao autor, escritor e roteirista Chris Bunch (1943-2005) para 'matarem' Skorzeny, substituindo-lhe, no arco da história de Werewolf, por Remy - que seria o verdadeiro 'fundador da Linhagem de Cord'. 

 Isso seria feito, precisamente, em To Dream of Wolves!

 Connors concordou em voltar à série para o desfecho de sua personagem. Originalmente, To Dream of Wolves fôra concebido para ser uma trilogia, com Connors atuando nas duas primeiras partes. Entretanto, faltando dois dias para o início das filmagens, Cole e Bunch souberam que Connors não voltaria à série. Assim, os dois primeiros capítulos de To Dream of Wolves foram fundidos em um, com todos os diálogos de Skorzeny suprimidos. No novo 'corte', a juventude de Skorzeny - quando Remy o amaldiçoou - foi abordada com um ator diferente (Todd Bryant):




 Connors foi substituído por um dublê de corpo - sempre na penumbra - que, na grande revelação, ajoelha-se silenciosamente ante Remy afim de beijar-lhe a mão:




 Cabe pontuar que, na versão brasileira, a voz (grave) de Skorzeny é ouvida nessa cena dizendo: "Você é dos meus Remy!"


Werewolf
('O Lobisomem Ataca de Novo')
O  C O N F L I T O  F I N A L



 A primeira parte de To Dream of Wolves foi ao ar em 21 de fevereiro de 1988...

 Cord rastreia Skorzeny até seu covil. Ele desvenda parte da história do velho marujo - incluindo que ele não seria o real fundador de sua linhagem - quando este, em forma lupina, o ataca! Por fim, Cord arpoa o monstro com uma lança de prata. A lança acaba empalando o monstro em um painel elétrico. Skorzeny é então eletrocutado. Em seu último fôlego, o vilão - ferido de morte e calcinado - arrasta-se com a lança em mãos, vindo a tombar aos pés de Cord:





 De fato, a minuciosa construção da ação no episódio serviu para mascarar a ausência de Connors no espisódio: um vulto, vestido como a personagem, foi visto na penumbra (Nota 10: uma imagem negativa era usada para reproduzir a 'visão de Skorzeny') sendo substituído, posteriormente, pelo dublê vestido com o traje de Skorzeny's Werewolf. Por fim, um ator - sob pesada maquiagem - reproduziu os últimos instantes do arqui-vilão.

 A série 'O Lobisomem Ataca de Novo' chegou ao fim no episódio Amazing Grace, em 22 de maio de 1988. Eric Cord nunca encontrou sua redenção...

 Chuck Connors morreu em 10 de novembro de 1992, aos 71 anos, em Los Angeles, em decorrência de um câncer nos pulmões.


Werewolf
('O Lobisomem Ataca de Novo')
O  M O N S T R O



 Foi em Werewolf que Rick Baker teve a oportunidade de criar o lobisomem que desejava para 'Um Lobisomem Americano em Londres': uma fera bípede e, ao mesmo, quadrúpede...

 Infelizmente, devido às restrições orçamentárias do seriado, boa parte do impacto da criação de Baker perdeu-se: ele elaborou diferentes tipos de máscaras e trajes para diferentes tipos de lobisomens. Afora o próprio Skorzeny, que era um grande lobo negro, caolho e de face parcialmente deformada...







 ... o lobisomem de Cord era marrom, tinha a face lisa e 'jovial':






 O próprio lobisomem Remy tinha uma longa mecha grisalha em sua 'juba', além de rugas ao redor de seus olhos. Ademais, as máscaras tinham uma pequena mobilidade nas orelhas e mandíbulas. 
 Entretanto, as máscaras foram modeladas e projetadas para pouca exposição e, provavelmente por conta dos problemas com o roteiro, a imagem dos lobisomens foi mais usada, deixando em evidência os 'defeitos especiais' dos trajes e máscaras.

 Ainda assim, sites especializados em terror, como o Werewolf-Movies.com e Tor.com, elencam os lobisomens de 'O Lobisomem Ataca de Novo' como alguns dos melhores já produzidos! As sequências de transformação são impressionantes até hoje!!

 Mais um icônico trabalho com a indefectível assinatura do Grão-Mestre Rick Baker...

Pág. II

Nenhum comentário:

Postar um comentário