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 Os conceitos de arte iniciais em Aliens foram projetados por Syd Mead, o mesmo de 'Blade Runner: O Caçador de Androides' ( 1982 ), 'Tron: Uma Odisseia Eletrônica' ( idem ) e '2010: O Ano Em Que Faremos Contato'  ( 1984 )... 

 Originalmente, Mead projetara a espaçonave marine Sulaco ( na versão brasileira ela é denominada apenas por 'estação', eximindo-se seu nome oficial ) com aspecto esférico-arredondado...






 ... porém, o conceito foi vetado devido à proporção não ajustar-se aos frames ( 'tomadas' ou 'quadros' ) do filme, que acabariam por excluir ou seccionar porções inteiras de sua estrutura e fuselagem. Cameron apresentou então a Mead um projeto-conceito seu...




 ... entendido como 'uma arma-foguete que transporta coisas', que foi o que prevaleceu no final.
 Mesmo sendo esse conceito assim entendido pela maioria - certos analistas até comparam-no ao aspecto das pulse guns ( 'armas de pulso', em português ) dos fuzileiros coloniais - sua dinâmica e navegação, silente e sinuosa ( 'tipo tubarão' ), remetem-no a certos couraçados ( especialmente da 2ª Grande Guerra ) e submarinos...








 ... até um toque sutil do Yamato ( TCC 'Argo' ) - cruzador espacial da série animada japonesa Star Blazers ( 1974, 1978 e 1980 ):





 Ron Cobb, artista conceitual que projetou o Nostromo para Alien, foi também projetista do interior do Sulaco; idealizando-lhe espaços amplos, assépticos e iluminados - militarizados e tecnológicos (!)...




 ... em contraste ( visível ) com a atmosfera conspurcada, sombria ( orgânica! ) do Nostromo: 






O S  H Y P E R S L E E P S 



 Uma miríade de itens distintos - incluindo armários, motores de helicóptero e etc - foi elencada e agrupada para a composição do cenário do despertar dos fuzileiros ( e de Ripley )...

 Peter Lamont, designer de produção, recebeu ( como de praxe ) instruções específicas para reduzir custos na produção de várias sequências - o que incluia a das 'Câmaras de Sono' ( ou, Hypersleeps no original ) - e, como solução, incorporou peças de máquinas diversas ( estratégia já usada em Alien ) para compor os cenários.
 Hurd tensionava cortar completamente a cena, mas tanto Cameron quanto Lamont defenderam sua manutenção pela noção de continuidade que ela transmitiria, uma vez que sequência semelhante não apenas, praticamente, 'abre' Alien, como também lhe é tão icônica quanto indefectível.
 No sentido de reduzir custos, apenas 4 câmaras Hypersleep foram produzidas ( com os atores revezando-se nelas à cada take ) e espelhos foram usados para triplicar-lhes o número.
 Em vez de usar-se um sistema hidráulico para abri-las, as câmaras foram operadas com cabos e 'fantocheiros'...






A S  A R M A S: 

1.0  -  A S  P U L S E  G U N S 
* 'Armas de Pulso', em português. *

* O soldado Ricco Frost ( Ross Ricco ) e a arma de pulso modelo M41-A, 10 Mms com lança-granadas de 30 Mms em cima e embaixo. *


 As armas usadas pelos fuzileiros coloniais foram montadas baseando-se em armas contemporâneas, reais e funcionais...

 Armeiros britânicos foram convidados a produzi-las, sob instruções de fazê-las compactas, multi-funcionais ( aproveitando-lhes o maior espaço subutilizado possível ), futuristas e operacionais. Os técnicos tiveram mais dificuldade na confecção dos lança-chamas, por serem a arma mais indubitavelmente perigosa - realmente! - a ser produzida.
 As 'Armas de Pulso' por exemplo, tiveram sua base numa 3MG Thompson à qual foram incorporados itens e peças duma Franchi SPAS-12 e uma Remington calibre 12 Mms...





2.0  -  A S  ' A R M A S  I N T E L I G E N T E S ' 

* As 'Armas Inteligentes' de Vasquez ( Goldstein ) e Drake ( Mark Rolston ). *


 As armas alongadas de Vasquez e Drake, foram baseadas na metralhadora alemã MG-42; e seus 'braços' ( ou suportes ), anexos aos coletes de ambos os soldados, foram criados com 'chicotes' de fios extraídos de velhas motocicletas...








O  D R O P S H I P  
* TCC Shuttle. *




 Um time de artistas conceituais foi convidado a incorporar conceitos - familiares à Guerra do Vietnã - ao veículo de transporte e desembarque dos fuzileiros em LV-426, e o resultado final tornou-se uma síntese - muito equilibrada - entre o caça F-4 Phanton II e o helicóptero de assalto AH-I Cobra...




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 No sentido de viabilizar a miríade de sequências de ação envolvendo o Dropship, dois protótipos foram produzidos: um em escala reduzida...




 ... para as sequências dinâmicas, e um em escala gigante...


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 ... pata takes mais cênicos.


O  A P C
* Sigla para Armored Personnel Carrier ( ou 'Veículo Blindado', em português ). *




 O blindado de assalto dos fuzileiros coloniais foi construído a partir de um ATT Hunslet Aircraft 77, um veículo rebocador de aviões comprado da British Airways...



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 O rebocador, que inicialmente pesava 70 toneladas curtas ( 64.000 Kgs ) das quais foram removidas 35 ( 32.000 Kgs ) do lastro em chumbo, foi totalmente reformado - especialmente para a criação do 'Centro de Comando e Inteligência', donde o Ten. Gorman ( William Hope ) gerenciava as tropas - com um reforço de estrutura...


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 ... além do o acréscimo de elementos de combate ( como o lança-granadas na proa )...


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 ... e futuristas!
 Da mesma forma que o Dropship, para as sequências mais dinâmicas uma réplica - em escala menor - foi produzida, afim de confrontá-la com os cenários do complexo colonial:





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