10º Ato/Post: THE HOWLING, THE ACTION FIGURE, Pág. Final                                                                                                                           
T H E
H  O  W  L  I  N  G
( 'Um Grito de Horror' )
.
T     H     E          A     C     T     I     O     N          F     I     G     U     R     E

... O Criador...



 " Desde garoto eu pegava meus G.I. Joes quebrados e fazia outros bonecos com eles, mas pra brincar mesmo... Mas já saíam 'altas criações': lembro que fiz um personagem chamado Sarigar ( referindo-se ao 'Major Sarigar', da Alien Legion da Marvel Comics ) que meus coleguinhas ficaram doidos nele...! Também montava e pintava aviões Revell ( empresa americana líder no seguimento de plastimodelismo ), ou seja: já tinha talento para isso ( ... ) meus primeiros customs foram de 'LOTR' ( sigla para Lord of The Rings, ou 'O Senhor dos Anéis' ) e só migrei para a Marvel, DC e outros super-heróis depois que começaram a surgir as primeira encomendas nesse perfil. "
do Mestre Leo Customs ( junho de 2014 )



 Na próxima etapa, comecei - junto meus amigos, do Orkut e do Facebook, alguns dos maiores colecionadores de actions do Brasil ( talvez do mundo ) - a obter referências e elencar nomes a meu 1º Projeto: The Howling, the action figure...

 De uma ( tão seleta quanto reduzida ) lista, cheguei a quatro nomes; dentre os quais um destacou-se pelas incríveis criações de seu portfolio: um certo Leo Customs.
 Customizador desde a infância ( profissionalmente há, aproximadamente, 11 anos ) e com mais de 600 criações na bagagem ( !! ) esse artista virtuoso é responsável por algumas das mais belas customizações do setor no país e no mundo! Além do ( fantástico! ) Popeye ( criado em 1929, por E. C. Segar ) que inaugura esta seção, cabe-me elencar - do fecundo universo de customs do Mestre Leo - este Space Ghost...




 ... ( criado em 1966, pelo cartunista Alex Toth ); este Chapolin Colorado...




 ... ( criado - e interpretado - em 1970, pelo comediante Roberto Gómez Bolaños ); este Conan Rei...




 ... ( criado em 1932, pelo imortal Robert E. Howard ), que combina elementos da mitologia contemporânea da personagem ( das sagas da Marvel Comics e, posteriormente, da Dark Horse ) ao seu mais célebre, icônico e consolidado intérprete, o ator austríaco ( naturalizado americano ) Arnold Schwarzenegger; e, por fim, este Maximus, O Gladiador...  




 ... do filme homônimo ( do ano 2000 ), dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe. 
 Contudo, o item que convenceu-me que Leo Customs era, de fato, 'o cara certo' para The Howling, the action figure foi seu Major Dutch...




 ... de Predator ( de 1987, também interpretado por 'Arnie' ) que ( enfatizo ) precedeu a action figure da Poderosa Neca Toys, 'Battle Jungle Dutch': 



 Tendo sido pioneiro à personagem, Mestre Leo criou sua versão ao Battle Jungle Dutch intercambiando peças de duas actions distintas ( da própria Neca ): Conan ( corpo ) e The Terminator ( cabeça/rosto )...




 Ademais, note-se que a calça e botas do Major Dutch foram inteiramente criadas em epox ( com incrível competência ) pelo Mestre Leo...!!
 Indubitavelmente - e não restam dúvidas ao compararem-se as actions ( relembrando que a do Mestre Leo foi customizada por ele, enquanto a da Neca advêm de um dos mais proeminentes estúdios particulares do mundo, no gênero ) - é um trabalho impressionante ( !! ):




 Se a qualidade do trabalho do Mestre Leo é inquestionável, mais ainda surpreendeu-me o talento e a percepção do mesmo: a partir do meu primeiro contato ( quando dividi com ele a 'minha visão' para o projeto ) notei dele, além de sua capacidade de 'ver através de meus olhos' ( isto é, de entender exatamente o que eu queria no protótipo ), a de realizar sua própria pesquisa ( sua própria coleta de dados ) e indicar eventuais correções nos rumos da criação...! Em um episódio - digno de nota ( até para enfatizar o que disse ) - o Mestre Leo observou-me que - segundo sua própria pesquisa - o lobisomem original de The Howling tinha sua 'pelagem' cinzenta; ao que rebati que era marrom... De fato, Leo Customs estava correto ( !! ): a criatura original era mesmo cinzenta: 




 O que levou-me a crê-la marrom foi um único take: a 'Sequência do Ataque no Escritório', nonde o lobisomem Eddie Quist ataca e mata a repórter Terri Fisher:






 O que confundiu-me foi que a sequência ocorre no poente; com a predominância de cores quentes, o que causa essa alteração na cor original da fera. Nesse sentido, meu erro na identificação acabou por tornar o protótipo ainda mais exclusivo... tanto que deveria renomeá-lo como 'The Howling, The Office's Sequence Werewolf': 





 Continuando: o Mestre Leo analisou o projeto; reviu esboços e traçou dezenas de comparações; e orçou-me preço e prazo ( médio de 3 meses ). Tudo acertado, era hora de começar o show...

 ... e que show...!!


T H E
H  O  W  L  I  N  G
( 'Um Grito de Horror' )
.
T     H     E          A     C     T     I     O     N          F     I     G     U     R     E

... E  A  Criatura...



 " ( ... ) ou seja, teria de reesculpir o boneco praticamente inteiro, confere? "
do Mestre Leo Customs ( agosto de 2013 )


 E assim, Leo Customs deu início ao meticuloso trabalho de recriar ( dia a dia, semana a semana, mês a mês ) o lobisomem de Dr. Who na incrível criatura criada pelos geniais Rick Baker e Rob Bottin...




 ... sempre mantendo contato comigo ( muito embora eu pouco - ou quase nada - precisasse corrigi-lo ) para, ao final de aproximados 3 meses, apresentar-me a consolidação de um velho sonho meu: The Howling, the action figure:




 Além da nata semelhança anatômico-estrutural do original ( o Dr. Who Werewolf, da Character Options ) e da intencional caracterização do protótipo ( advinda do competente reesculpo e arte-finalização do Grande Mestre ) um detalhe final ( que, digo-o infelizmente, não pode ser captado em imagem; mas apenas pela experimentação presencial ) acresceu ainda mais virtuosidade ao The Howling, the action figure: um efeito com verniz no focinho da criatura que, além de conferir-lhe aquele aspecto oleoso, idêntico ao da película de 1981...








 ... ainda concede-lhe uma aparente cinética...! Isso mesmo: o focinho da action parece mexer-se de acordo com o ângulo que a observamos...!!

 Sem dúvida, trata-se ( mesmo ) do trabalho de um Grande Mestre, cuja parceria muito orgulha-me...!
 Encerro assim esta mui especial matéria de aniversário do HL2, prometendo - dentro em breve - primeiramente em nossos perfis no Facebook ( Leo Customs e Doc Hanni Fakebook ) e, posteriormente aqui, estar a todos apresentando o 2º Protótipo desta virtuosa aliança...

 Até lá: 'Cuidado com a Lua'.


Fim do 10º Ato


_________________________________________________________________________________


Na Internet:


_________________________________________________________________________________


T H E
H  O  W  L  I  N  G
( 'Um Grito de Horror' )
T     H     E          A     C     T     I     O     N          F     I     G     U     R     E


É mui respeitosamente dedicado a memória do ator Christopher Stone ( 1942-1995 )...


... e da atriz Elisabeth Brooks ( 1951-1997 ). 





Doc Hanni Fakebook
e
Leo Customs

* contatos: dochanni@gmail.com e leolemes@oi.com.br *

Nenhum comentário:

Postar um comentário