THE BLAIR MONSTER in ( e 'on' ) ACTION


 Muito embora a crítica de cinema do Sunday Telegraph's e autora de um livro sobre The Thing 1982, Anne Billson, tenha afirmado que a visão do Blair Monster fosse desapontadora ante todo o conjunto, impressionante, de criaturas do filme; o ser abominável é, indubitavelmente, o grande protagonista da trama desde ( como vimos no início deste Ato ) 'Who Goes There?'. A importância que ele divide, na obra, com o Dog Thing é contraposta, exatamente, por sua participação momentânea no desfecho do filme... contudo, cabe observar que Carpenter idealizava-lhe uma parcela muito maior de tempo e impacto na produção; porém, devo desvendá-lo cronologicamente...
 O Blair Monster foi, originalmente, concebido por Rob Bottin, e pelos artistas conceituais Mike Ploog e Mentor Huebner... Há época, eles idealizaram a imagem de um homem sobre o topo de um enorme tentáculo ( na verdade, o torso do Blair Monster localiza-se não na ponta, mas sim no meio de um tentáculo gigantesco ), com um apêndice vivo dele emergindo. No conceito original, o apêndice teria as formas e proporções de um réptil, um lagarto; porém, logo esse conceito foi substituído pelo de um 'cão-coisa' - era a forma mais evidente, uma vez que rememoraria à primeira forma assumida pelo 'metamorfo' e à sua primeira horripilante manifestação, o Dog Thing.
 Ao conceito, Carpenter somou a iniciativa do uso de efeitos 'stop motion' ( animação em plasticina, massa de modelar ou 'massinha' ) - lembremo-nos que era 1982, e a técnica antiquada ( tornada célebre em filmes como 'King Kong', de 1933 ) era uma das poucas alternativas em efeitos especiais, além da criação de modelos gigantes - para 'incrementar' a sequência... No produto final, o 'cão-coisa', emergido do Blair Monster, desgarraria-se do monstro indo hostilizar MacReady...




 O legendário artista e escultor Randall William  ( 'Randy' ) Cook foi o responsável pelo esculpo e animação de uma versão miniaturizada do Blair Monster; Carl Surges ajudou-o na criação dos tentáculos e do corpo da criatura.
 Para Susan Turner e seu assistente, James Belohovek, couberam a replicação e criação de um Set para acondicionar a sequência em 'stop motion'...








 Enquanto um Blair Monster era esculpido, arte-finalizado, e animado em 'stop motion' em seu Set reduzido; Bottin trabalhava na produção e animação de outra criatura em escala 'full'... Ambas as criações, por certo, reproduziam com enorme exatidão às parcelas humanas do ator Wilford Brimley. Se analisarmos o Blair Monster de escala 'cheia', selecionando-lhe a secção da cabeça...



... e isolarmos apenas a fração do rosto ( lado esquerdo )... 



... notaremos o perfeccionismo na duplicação...



... das feições de Brimley... 


... trata-se, sem dúvida, de um trabalho primoroso de Bottin e sua equipe de criação!
 O Blair Monster 'full scale' resumia-se a um busto assentando sobre um 'Set de Operações'...



 ... tratava-se de um modelo sumamente complexo: seus 'braços' estendidos eram operados por cabos e seu 'ventre' replicava a fisiologia de um estômago humano; conquanto o 'cão-coisa' era morfologicamente compatível com um cão genuíno, mesmo em seus mínimos detalhes anatômicos...
 A sequência a seguir compara o produto final ( da animação de ambos os modelos da criatura ) das filmagens, com sua concepção nos storyboards ( ou seja, a sequência conforme projetava-se que fosse ):



The Blair Monster Sequence ( ou, 'a Sequência do Monstro Blair' em português ): storyboard 1 de 6



The Blair Monster Sequence ( idem ): frame 1 de 6



The Blair Monster Sequence: storyboard 2 de 6



The Blair Monster Sequence: frame 2 de 6 ( animação em 'stop motion' )



The Blair Monster Sequence: storyboard 3 de 6



The Blair Monster Sequence: frame 3 de 6 ( idem )



The Blair Monster Sequence: storyboard 4 de 6



The Blair Monster Sequence: frame 4 de 6 ( animação em 'full scale' )



The Blair Monster Sequence: storyboard 5 de 6



The Blair Monster Sequence: frame 5 de 6 ( idem )



The Blair Monster Sequence: storyboard final



The Blair Monster Sequence: frame final ( animação em 'stop motion' )


 Porém, ao analisar o produto final, Carpenter julgou que a animação em 'stop motion' não ficara crível;  reconstituindo então a sequência da forma como oficializou-se:


* The Blair Monster Sequence - The Thing 1982; Universal Pictures * 
CONTÉM CENAS FORTES!


 Observando a ineficiência do 'stop motion' em seu filme, Carpenter também suspendeu uma sequência em que seria narrado um destino diferente para a personagem Nauls ( vivida pelo ator T. K. Carter ): na sequência oficial, Nauls tem um vislumbre instantâneo de Gary ( Donald Moffat ) sendo, bizarramente, arrastado por Blair ( ainda sob a forma humana ); vai investigá-lo; e desaparece na escuridão da sala do gerador... Na sequência alternativa, Nauls é atacado pelo Blair Monster e absorvido diante dos olhos ( aterrorizados ) de MacReady...


* a sequência completa de storyboards 'Nauls Death' ( ou 'A Morte de Nauls' em português ) pode ser obtida em http://www.outpost31.com.movie/storyboardsnauls.html - do Outpost31 ( site oficial do filme The Thing 1982 ) *


 Em setembro de 2000, a McFarlane Toys apresentou ao público a 3ª Série da coleção 'Movie Maniacs' ( inaugurada em 1998 e, na opinião deste, uma das melhores! ) e, em seu escopo, o Blair Monster, inspirado na película de 1982 e com design e concepção indefectíveis do mestre Todd McFarlane ( criador do 'Spawn' ) e sua equipe artística.
 Ao isolar-se um frame da criatura em The Thing 1982...




... e compará-lo ao equivalente, produzido e fotografado pela McFarlane Toys, há de notar-se não apenas a captura de formas e detalhes do original, como também o acrescer de detalhes, supra e infraestruturas, típicas das personagens do universo McFarlane: musculaturas expostas, tentáculos desmembrados, cor e tratamento mais 'sobrecarregados' que o original 'full scale'...! Tudo objetivando tornar o Blair Monster ainda mais abjeto e aterrorizante que na própria concepção de Bottin e sua equipe de criação!


* foto original: http://www.spawn.com/toys/media.aspx?product_id=1507&type=photo&file=mm3_blairmonster_photo_03_dp.jpg *


 Contudo, a essência de uma das obras máximas de Bottin susteve-se intacta: o horrendo rosto, agonizante e torturado do biólogo, desmembrado, de maneira tumorosa...




 ... numa massa inumana de cabelos e possantes mandíbulas...





Pág. 3 ( fim do 2º Ato )




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Bibliografia Consultada: 

Billson, Anne. The Thing. British Film Institute, 1997
Campbell Jr., John W. Who Goes There? Robinson Publishing, 1986
Steiger, Brad. The Werewolf Book: The Encyclopedia of Shape-Shifting Beings. Visible Ink Press, 1999

Na Internet: 
Outpost 31 ( site oficial do filme The Thing 1982 )
http://www.outpost31.com/index2.html
'Who Goes There?' ( ref. a obra de Sir. Jonh W. Campbell Jr. )
http://en.wikipedia.org/wiki/Who_Goes_There%3F
The Thing 1982 ( ref. ao filme )
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Thing_(1982_film)
The Thing 2011 ( idem )
http://en.wikipedia.org/wiki/The_thing_2011


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