THE BLAIR MONSTER in ( e 'on' ) ACTION
Muito embora a crítica de cinema do Sunday Telegraph's e autora de um livro sobre The Thing 1982, Anne Billson, tenha afirmado que a visão do Blair Monster fosse desapontadora ante todo o conjunto, impressionante, de criaturas do filme; o ser abominável é, indubitavelmente, o grande protagonista da trama desde ( como vimos no início deste Ato ) 'Who Goes There?'. A importância que ele divide, na obra, com o Dog Thing é contraposta, exatamente, por sua participação momentânea no desfecho do filme... contudo, cabe observar que Carpenter idealizava-lhe uma parcela muito maior de tempo e impacto na produção; porém, devo desvendá-lo cronologicamente...
O Blair Monster foi, originalmente, concebido por Rob Bottin, e pelos artistas conceituais Mike Ploog e Mentor Huebner... Há época, eles idealizaram a imagem de um homem sobre o topo de um enorme tentáculo ( na verdade, o torso do Blair Monster localiza-se não na ponta, mas sim no meio de um tentáculo gigantesco ), com um apêndice vivo dele emergindo. No conceito original, o apêndice teria as formas e proporções de um réptil, um lagarto; porém, logo esse conceito foi substituído pelo de um 'cão-coisa' - era a forma mais evidente, uma vez que rememoraria à primeira forma assumida pelo 'metamorfo' e à sua primeira horripilante manifestação, o Dog Thing.
Ao conceito, Carpenter somou a iniciativa do uso de efeitos 'stop motion' ( animação em plasticina, massa de modelar ou 'massinha' ) - lembremo-nos que era 1982, e a técnica antiquada ( tornada célebre em filmes como 'King Kong', de 1933 ) era uma das poucas alternativas em efeitos especiais, além da criação de modelos gigantes - para 'incrementar' a sequência... No produto final, o 'cão-coisa', emergido do Blair Monster, desgarraria-se do monstro indo hostilizar MacReady...
O legendário artista e escultor Randall William ( 'Randy' ) Cook foi o responsável pelo esculpo e animação de uma versão miniaturizada do Blair Monster; Carl Surges ajudou-o na criação dos tentáculos e do corpo da criatura.
Para Susan Turner e seu assistente, James Belohovek, couberam a replicação e criação de um Set para acondicionar a sequência em 'stop motion'...
Enquanto um Blair Monster era esculpido, arte-finalizado, e animado em 'stop motion' em seu Set reduzido; Bottin trabalhava na produção e animação de outra criatura em escala 'full'... Ambas as criações, por certo, reproduziam com enorme exatidão às parcelas humanas do ator Wilford Brimley. Se analisarmos o Blair Monster de escala 'cheia', selecionando-lhe a secção da cabeça...
... e isolarmos apenas a fração do rosto ( lado esquerdo )...
... notaremos o perfeccionismo na duplicação...
... das feições de Brimley...
... trata-se, sem dúvida, de um trabalho primoroso de Bottin e sua equipe de criação!
O Blair Monster 'full scale' resumia-se a um busto assentando sobre um 'Set de Operações'...
O Blair Monster 'full scale' resumia-se a um busto assentando sobre um 'Set de Operações'...
... tratava-se de um modelo sumamente complexo: seus 'braços' estendidos eram operados por cabos e seu 'ventre' replicava a fisiologia de um estômago humano; conquanto o 'cão-coisa' era morfologicamente compatível com um cão genuíno, mesmo em seus mínimos detalhes anatômicos...
A sequência a seguir compara o produto final ( da animação de ambos os modelos da criatura ) das filmagens, com sua concepção nos storyboards ( ou seja, a sequência conforme projetava-se que fosse ):
A sequência a seguir compara o produto final ( da animação de ambos os modelos da criatura ) das filmagens, com sua concepção nos storyboards ( ou seja, a sequência conforme projetava-se que fosse ):
The Blair Monster Sequence ( idem ): frame 1 de 6
The Blair Monster Sequence: storyboard 2 de 6
The Blair Monster Sequence: frame 2 de 6 ( animação em 'stop motion' )
The Blair Monster Sequence: storyboard 3 de 6
The Blair Monster Sequence: frame 3 de 6 ( idem )
The Blair Monster Sequence: storyboard 4 de 6
The Blair Monster Sequence: frame 4 de 6 ( animação em 'full scale' )
The Blair Monster Sequence: storyboard 5 de 6
The Blair Monster Sequence: frame 5 de 6 ( idem )
The Blair Monster Sequence: storyboard final
The Blair Monster Sequence: frame final ( animação em 'stop motion' )
Porém, ao analisar o produto final, Carpenter julgou que a animação em 'stop motion' não ficara crível; reconstituindo então a sequência da forma como oficializou-se:
Observando a ineficiência do 'stop motion' em seu filme, Carpenter também suspendeu uma sequência em que seria narrado um destino diferente para a personagem Nauls ( vivida pelo ator T. K. Carter ): na sequência oficial, Nauls tem um vislumbre instantâneo de Gary ( Donald Moffat ) sendo, bizarramente, arrastado por Blair ( ainda sob a forma humana ); vai investigá-lo; e desaparece na escuridão da sala do gerador... Na sequência alternativa, Nauls é atacado pelo Blair Monster e absorvido diante dos olhos ( aterrorizados ) de MacReady...
* The Blair Monster Sequence - The Thing 1982; Universal Pictures *
CONTÉM CENAS FORTES!
CONTÉM CENAS FORTES!
Observando a ineficiência do 'stop motion' em seu filme, Carpenter também suspendeu uma sequência em que seria narrado um destino diferente para a personagem Nauls ( vivida pelo ator T. K. Carter ): na sequência oficial, Nauls tem um vislumbre instantâneo de Gary ( Donald Moffat ) sendo, bizarramente, arrastado por Blair ( ainda sob a forma humana ); vai investigá-lo; e desaparece na escuridão da sala do gerador... Na sequência alternativa, Nauls é atacado pelo Blair Monster e absorvido diante dos olhos ( aterrorizados ) de MacReady...
* a sequência completa de storyboards 'Nauls Death' ( ou 'A Morte de Nauls' em português ) pode ser obtida em http://www.outpost31.com.movie/storyboardsnauls.html - do Outpost31 ( site oficial do filme The Thing 1982 ) *
Em setembro de 2000, a McFarlane Toys apresentou ao público a 3ª Série da coleção 'Movie Maniacs' ( inaugurada em 1998 e, na opinião deste, uma das melhores! ) e, em seu escopo, o Blair Monster, inspirado na película de 1982 e com design e concepção indefectíveis do mestre Todd McFarlane ( criador do 'Spawn' ) e sua equipe artística.
Ao isolar-se um frame da criatura em The Thing 1982...
... e compará-lo ao equivalente, produzido e fotografado pela McFarlane Toys, há de notar-se não apenas a captura de formas e detalhes do original, como também o acrescer de detalhes, supra e infraestruturas, típicas das personagens do universo McFarlane: musculaturas expostas, tentáculos desmembrados, cor e tratamento mais 'sobrecarregados' que o original 'full scale'...! Tudo objetivando tornar o Blair Monster ainda mais abjeto e aterrorizante que na própria concepção de Bottin e sua equipe de criação!
* foto original: http://www.spawn.com/toys/media.aspx?product_id=1507&type=photo&file=mm3_blairmonster_photo_03_dp.jpg *
Contudo, a essência de uma das obras máximas de Bottin susteve-se intacta: o horrendo rosto, agonizante e torturado do biólogo, desmembrado, de maneira tumorosa...
... numa massa inumana de cabelos e possantes mandíbulas...
Pág. 3 ( fim do 2º Ato )
_____________________________________________________________________________________________
Bibliografia Consultada:
Billson, Anne. The Thing. British Film Institute, 1997
Campbell Jr., John W. Who Goes There? Robinson Publishing, 1986
Campbell Jr., John W. Who Goes There? Robinson Publishing, 1986
Steiger, Brad. The Werewolf Book: The Encyclopedia of Shape-Shifting Beings. Visible Ink Press, 1999
Na Internet:
Outpost 31 ( site oficial do filme The Thing 1982 )
http://www.outpost31.com/index2.html
'Who Goes There?' ( ref. a obra de Sir. Jonh W. Campbell Jr. )
http://en.wikipedia.org/wiki/Who_Goes_There%3F
The Thing 1982 ( ref. ao filme )
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Thing_(1982_film)
The Thing 2011 ( idem )
http://en.wikipedia.org/wiki/The_thing_2011
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
THE HANNIBAL lecter´s
( ou pelo e-mail ncrazi@ig.com.br )
Doc Hanni Fakebook
* deixe-nos sua opinião ou comentário - give us your opinion or comment *
Nenhum comentário:
Postar um comentário