9º Ato ( Post )'THE  MARVELS' 3ª Parte, Pág IV                                                                                                                                                                                                   
T H E
C A P T A I N  A M E R I C A
( 'O  Capitão América' )

U M    L O N G O    C A M I N H O... 
.


 A primeira iniciativa em adaptar-se o Capitão América para fora dos quadrinhos deu-se em 1944 ( há exatos 70 anos...!! ) no seriado homônimo de 15 episódios ( com duração média de 15 minutos cada ) produzido pela Republic Pictures ( 1935-1959 )...

 'Captain America' foi o último seriado sobre super-heróis produzido pela Republic, além de ser um dos mais caros ( Nota 30: Captain America foi orçado em $ 182.623 dólares, mas alcançou o custo de $ 222.906! ). Foi também a derradeira atuação do americano Dick Purcell...




 ... ( nitidamente acima do peso para o papel-principal, diga-se ) que morreu poucas semanas após a conclusão das filmagens ( Nota 31: aparentemente, o desgaste das filmagens de Captain America foi demasiado para seu coração e ele caiu morto no vestiário de um clube de campo em L.A. ), que ocorreram entre 12 de outubro e 24 de novembro daquele mesmo ano.
 Na série - com ( conforme veremos ) diferenças gritantes (!) em relação aos quadrinhos - o promotor Grant Gardner ( Purcell ) assume a identidade do 'Capitão América' afim de combater o vilão Scarab ( 'Escaravelho', em português ), na verdade o curador do museu local, o Dr. Cyrus Maldor ( papel de Lionel Atwill ); especialmente no que concerne ao roubo de dois dispositivos fictícios, o Eletronic Firebolt e o Dynamic Vibrator, que poderiam ser usados como 'super-armas' ( Nota 32: o Dynamic Vibrator, por exemplo, era um dispositivo destinado à mineração que poderia ser usado para causar terremotos ). 
 A Republic era conhecida por fazer mudanças arbitrárias em suas adaptações, o que ocorreu em Captain America mais do que na maioria...! A Timely Comics, proprietária do Capitão América, manifestou seu descontentamento com as muitas 'liberdades criativas' em seu original, ao que a Republic respondeu ( por escrito ) que a série estava pronta e que não havia como - naquele ponto - regressar ao original sem custos, e que ela não estava obrigada a realizar quaisquer alterações em seu produto por meios e/ou dispositivos contratuais...! Dentre as principais diferenças entre ambos os 'Capitães' - o da Timely Comics e o da Republic Pictures - destacam-se:

 1 ) A identidade do Herói: de Steve Rogers, um soldado do exército dos EUA, na Timely, para Grant Gardner, um promotor de justiça, na Republic.
 2 ) O Super Serum: ao contrário da Timely, o 'Soro do Super-Soldado' não está presente de forma alguma na trama da Republic.
 3 ) O Escudo do Capitão: na verdade seu traço mais característico, não existe na personagem da Republic; sendo substituído por uma fivela de cinto triangular ( que 'rememora' o escudo clássico do Capitão ) e uma arma de fogo convencional ( razão de muita controvérsia - inclusive - entre as empresas ).
 4 ) O Nazismo: a despeito de ter sido rodada em 1944 ( quase no final da 2ª Guerra Mundial ) o 'Capitão América' da Republic não combateu os nazistas ( nem há qualquer referência aos mesmos em qualquer parte do seriado ), ao contrário de sua contraparte, da Timely.
 5 ) O Traje do Capitão: era ( na verdade ) azul-escuro, branco e cinza no 'Capitão' da Republic ( Nota 33: em Captain America Vol. 1, nº 219, há uma crossover entre Steve Rogers e o seriado da Republic, nonde o Capitão América assume o lugar de um dublê da produção - ferido em um atentado provocado por um espião nazista - nonde o Rogers observa - em seu 'análogo', no seriado - exatamente a ausência das cores originais de seu uniforme...




 ... ao que o diretor da produção observa, precisamente, serem dispensáveis por tratar-se de um filme em preto e branco ); as botas - estilo 'pirata' - foram substituídas por sapatos; o 'colante' foi substituído por pano comum; e as 'asas' no capacete suprimidas ( Nota 34: todos esses detalhes foram também observados por Rogers na mesma passagem do número 219 ).

 A despeito das mudanças, Captain America é considerado por muitos críticos e analistas como o ápice da 'luta tradicional em filmes de ação'!

 Em Captain America nº 27: The Death of the Dream ( parte 3 ), em um tour pelo The Captain America Museum ( 'Museu do Capitão América', em português ) um poster do seriado da Republic...




 ... pode ser visto em exposição:




T H E
C A P T A I N  A M E R I C A
( 'O  Capitão América' )

N A   D É C A D A    D E    7 0




" Eles zombaram de seu pai, Steve: chamando-o de 'Capitão América'... Então seja o Capitão América, Steve! "
Dr. Simon Mills ( Len Birman )


 Mais 'próxima' do original que a minissérie da Republic Pictures, essa produção para a televisão de 1979 ( Nota 35: houve uma sequência a essa aventura, Captain America II: Death Too Soon, lançada naquele mesmo ano ) foi dirigida por Rob Holcomb ( diretor de seriados clássicos como 'O Homem de Seis Milhões de Dólares', Galactica: Astronave de Combate', 'Esquadrão Classe A'; e os mais contemporâneos Numb3rs e alguns espisódios de The Good Wife ) e estrelada pelo americano Reb Brown...




 ... ( visto por último no - sofrível...! - filme de terror Night Claws, de 2013 ), no papel-principal.

 Na história, 'Steve Rogers' - um ex-fuzileiro, filho de um importante agente do governo ( cujo patriotismo rendeu-lhe o apelido de 'Capitão América' ) - sofre um terrível acidente que torna-o 'elegível' a um experimento com uma substância chamada 'FLAG' ( sigla para 'Full Latent Ability Gain'; ou 'Ganho Máximo de Capacidade Latente', em português. Em um certo ponto do filme, a fórmula é chamada de 'Super-Esteróide' ) que, além de salvar-lhe a vida, concede a ele força e habilidades extraordinárias!
 Inspirado pelo patriotismo do pai e convidado pelo Dr. Simon Mills ( Len Birman ), Rogers decide tornar-se um 'super-agente' do governo; para tal usando um uniforme colorido por ele mesmo criado.
 Além do uniforme, Rogers obtêm uma 'super-moto' ( que podia até tornar-se uma asa-delta ); uma van ( de onde ele podia entrar e sair com a moto ); e um 'super-escudo', feito de vidro à prova de balas...




 ... que podia ser arremessado contra seus inimigos ( Nota 36: conforme mencionado em The Iron Man/O Homem de Ferro 2: A Criação - de junho de 2013 - há uma referência a esse escudo nos dois primeiros filmes da cinessérie, sendo a mais explícita em 'O Homem de Ferro 2'...





 ... de 2010 ).
 Ademais, Brown usava um capacete de motorciclista com as 'asas' e o 'A' tradicional da personagem ( Nota 37: na sequência ao filme - Captain America II: Death Too Soon - Brown seria visto com um uniforme, máscara e capuz, mais próximos ao original dos quadrinhos ).
 Em ambos os filmes contudo, tanto aliados ( como Bucky ) ou inimigos ( como o Caveira Vermelha ) usuais ao Universo do Capitão América dos quadrinhos não estavam presentes...



T H E
C A P T A I N  A M E R I C A
( 'O  Capitão América' )

N A    D É C A D A    D E    9 0





" O filme não é apenas errado para crianças - 'abrindo' na Itália pré-guerra, com uma sequência em italiano com legendas e um massacre com metralhadora - é apenas todo errado. "
Frank Lovece; crítico da Entertainment Weekly


 Ainda que a última 'encarnação televisiva' do Capitão América - Captain America ( de 1990 ) produzido por Menahem Golan ( da célebre dupla Golan e Globus ) e dirigido por Albert Pyun sugerisse ser a mais promissora produção desde a 'adaptação' da Republic ( inclusive trazendo consigo o mais célebre arqui-inimigo do Capitão: o Caveira Vermelha ) o fato é que o telefilme, que teve no papel-principal o americano Matt Salinger...






 ... visto por último numa 'ponta' no seriado Law & Order: Special Victims Unity, foi um dos maiores fiascos da história da Marvel...!!

 Tanto que, segundo o agregador Rotten Tomatoes, o filme teve 80% de avaliações de 'podre'; com críticos renovando sua ( péssima, diga-se ) impressão por mais de uma década...!

 Ambientado na Itália fascista ( em lugar da Alemanha nazista ), no ano de 1936 ( aproximadamente dois anos antes que Hitler invadisse a Polônia e desse início à 2ª Guerra Mundial ), os fascistas tencionavam criar um 'super-soldado' através de um experimento inventado pela Dra. Maria Vaselli ( papel de Carla Cassola ). Para tal, selecionaram como 'cobaia' um jovem ( cuja família foi inteiramente assassinada por eles ) chamado Tadzio de Santis... Recusando-se a usá-lo como 'rato de laboratório' e aproveitando-se de uma oportunidade, Vaselli foge dos fascistas indo exilar-se nos EUA, a quem oferece seus 'préstimos'. A experiência entretanto é levada a cabo, transformando de Santis no terrível 'Caveira Vermelha' ( por conta da grave deformação colateral que o processo trouxe a seu rosto ).
 Nos EUA, a Dra. Vaselli elege - como voluntário para um novo teste de seu experimento - um jovem soldado chamado 'Steve Rogers', que é portador de poliomielite ( paralisia infantil ). A experiência é um sucesso, porém a Dra. Vaselli é assassinada por um espião do Eixo e o segredo do 'Super-Soldado' morre com ela... Rogers é então destacado como operativo na 2ª Guerra Mundial, sob o codinome de 'Capitão América'.
 Paralelamente, de Santis - agora um proeminente oficial do Eixo - planeja um ataque aos EUA, bombardeando a Casa Branca com um potente míssil:




 Rogers é então enviado para detê-lo e, depois do choque inicial, consegue - 'a bordo' do míssil - redirecioná-lo para que caísse nalgum lugar do Alasca:





 Enquanto cruza os céus da capital americana, o 'Capitão' é fotografado por um jovem chamado Thomas Kimball ( Ronny Cox ) que viria a tornar-se presidente dos EUA. 
 O míssil cai no Alaska...




 ... e o 'Capitão América' acaba se congelando...




 ... só sendo descoberto e resgatado 50 anos depois...!
 Entrementes, com o findar da 2ª Guerra Mundial, o Caveira Vermelha ( com o rosto parcialmente reconstituído por meio da cirurgia plástica ) torna-se - ao lado de sua filha, Valentina ( Francesca Neri ) - um poderoso mafioso e 'braço armado' dos interesses do complexo industrial-militar; sendo-lhe creditados os assassinatos de alguns dos estadistas mais célebres do Século XX, como Martin Luther King Jr. ( 1929-1968 ) e John F. Kennedy ( 1917-1963 ). Quando o presidente Kimball 'encabeça' uma tendência pró-ambientalista que opõe-se ao 'cartel' do Caveira Vermelha, ele é - automaticamente - marcado para morrer.
 Nesse interim entretanto, Rogers é 'ressuscitado', frustrando os planos de de Santis e resgatando o presidente Kimball.

 O filme encerra-se com a leitura de uma nota do presidente Kimball nonde ele agradece - nominalmente - ao 'Capitão América'...


C A P T A I N    A M E R I C A

R E C E P Ç Ã O    &    L E G A D O

* Captain America 1990; 20th Century Film Corporation e Columbia Tri-Star Home Video *


 A despeito da mensagem politicamente correta, aquela que seria a primeira produção 'em grande estilo' do Capitão América teve uma produção longa e tumultuada...

 As filmagens de Captain America começaram em 1989, mas só findaram em 1990...!! O filme fôra concebido para ser lançado no verão de 1990 - afim que coincidisse com o 50º aniversário do Capitão - mas permaneceu inédito por dois anos antes de estrear - direto em VHS e na TV a cabo dos EUA - no verão de 1992...! As muitas 'liberdades criativas' ao original ( como ambientar-se na Itália ao invés da Alemanha; a substituição de 'herr' Schmidt por de Santis como Caveira Vermelha; entre outras ), e a baixa qualidade dos efeitos, figurinos e produção ( nem Salinger escapou das críticas...! ) derrocaram Captain America - inevitavelmente - à categoria de 'Filme B'... algo que a Marvel enxergaria ( como tantos congêneres ) como um constrangimento...!!

 Assim, o Capitão América iria 'para a geladeira' ( um iceberg, melhor dizendo ), nonde ficaria por quase duas décadas...!


C A P T A I N  A M E R I C A :  T H E   F I R S T   A V E N G E R
 ( Capitão América: O Primeiro Vingador )

E N F I M...




 " A maior oportunidade com o Capitão América é como um homem fora do tempo, voltando hoje, olhando para nosso mundo através dos olhos de alguém que pensava que o mundo era perfeito como uma pequena cidade dos Estados Unidos. Sessenta anos passaram-se, e quem somos nós hoje? Somos melhores? "
Avi Arad; fundador, presidente e CEO da Marvel Studios



 Ainda que a Marvel cogitasse um novo ( e decente! ) filme para o Capitão América desde abril de 1997 ( Nota 38: a Marvel estava, na época, em negociações com os produtores Mark Gordon e Gary Levinsohn; e com Larry Wilson e Leslie Bohem - de 'A Família Adams' de 1991, e Daylight de 1996, respectivamente - à frente do roteiro ) foi efetivamente em 2005, com a injeção de $ 525 milhões de dólares do banco Merrill Lynch que deveria viabilizar-lhe um mínimo de 10 filmes ( incluindo 'O Primeiro Vingador' ) que o projeto começaria a andar...



 Com a Paramount Pictures na distribuição do título, o roteirista David Self ( de 'O Lobisomem' de 2010 ) foi contratado - em abril do ano seguinte - para escrever o roteiro ( Nota 39: Self afirmaria, posteriormente, ser um grande fã do Capitão desde a infância ). Naquele período, a Marvel já 'cortejava' o nome de Joe Johnston ( também de 'O Lobisomem' ) para a direção do longa.
 Entretanto, 'Capitão América' ficaria parado por um período significativo de tempo, por conta da greve dos roteiristas de 2007-2008...! Em janeiro de 2008, a Marvel conseguiria um acordo global temporário que permitiria-lhe tocar seus projetos que estavam parados... Quatro meses depois ( e após o sucesso do 'Homem de Ferro', com $ 585.174.222 milhões de dólares! ) a Marvel anunciou The First Avenger: Captain America ( título provisório ) para 06 de maio de 2011 ( posteriormente prorrogada para 22 de julho ). O diretor Joe Johnston assinou o contrato com a Marvel ( Nota 40: o diretor Louis Leterrier, de 'O Incrível Hulk', de 2008, interessou-se pelo projeto após ver alguns esboços da arte-conceitual de 'O Primeiro Vingador'; chegando a oferecer seus préstimos a Marvel, mas a empresa não se interessou ) em novembro de 2008, e ele contratou Christopher Markus e Stephen McFeely ( da cinessérie 'As Crônicas de Narnia'; de 'Thor: O Mundo Sombrio', de 2013; e do atual 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' ) para reescreverem o roteiro original...
 Quando perguntado sobre como os 'sentimentos anti-americanos' poderiam interferir ( ou mesmo depreciar ) a bilheteria do filme do Capitão América ( como visto e revisto anteriormente, uma síntese dos ideais do próprio 'sonho americano' ) Avi Arad, fundador, produtor e CEO da Marvel Studios, afirmou: 'O Capitão América defende a liberdade para todas as democracias, e a esperança para o mundo todo. Ele foi criado para impedir a tirania, e a idéia de impedir a tirania é tão importante hoje quanto sempre foi.'
 Ante a eleição do presidente Barack Obama ( para seu 1º Mandato Presidencial, em novembro de 2008 ) Kevin Feige, também CEO da Marvel Studios e Presidente de Produção da empresa, fez a seguinte correlação entre o filme e o resultado das eleições: 'A idéia de esperança e mudança que tem permeado o país - independentemente da política - e isso inclui Hollywood.'

 Uma vez mais, cabe-me salientar como a figura do Capitão América parece 'misturar-se' ao universo real dos EUA...


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