Novo // New /// Nuevo: Captain America: The Winter Soldier ( 2014 ): Pag. VIII                                                                   

C A P I T Ã O  A M É R I C A  2 O  S O L D A D O  I N V E R N A L

R E C E P Ç Ã O...

.
* Captain America: The Winter Soldier; Marvel Studios e Walt Disney Studios. *


 " No primeiro Capitão América, de 2011, o sabor marcante era o de matinê: a história se passava nos anos 1940, quando o franzino Steve Rogers era transformado no super-soldado do título para combater os nazistas. Nada mais acertado, portanto, que reproduzir o tom das aventuras da época - uma especialidade do diretor Joe Johnston, que pôs assim sua assinatura no que era, até aqui, o melhor filme produzido com a grife dos quadrinhos Marvel. Agora, Johnston ganha um rival ao posto ( ... ) com a direção dos irmãos Anthony e Joe Russo, passa-se da aventura clássica à ação moderna, incessante e excepcionalmente cinética, sem que o personagem ou seus dilemas percam o charme característico. "
Isabela Boscov, editora da revista Veja



 A partir de 4 de maio de 2014, 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' arrecadou $ 237.155.480 dólares na América do Norte e $ 442.7 milhões de dólares em outros territórios, para um total mundial de $ 679.855.480 dólares (!); superando seu predecessor em $ 309.285.706 dólares (!!) e reposicionando o Universo Cinematográfico Marvel...! 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' supera assim 'Homem de Ferro 2' ( $ 623.933.331 dólares ) e 'Thor: O Mundo Sombrio' ( $ 644.783.140 dólares ), assumindo a 3ª posição no UCM, logo atrás de 'Homem de Ferro 3' ( $ 1.215.439.994 dólares ) e 'Os Vingadores' ( $ 1.518.594.910 dólares )!!
 O filme ocupou o 1º lugar nas bilheterias durante três finais de semana consecutivos...! Até 27 de abril ( Nota 70: sua estréia oficial foi em 4 de abril de 2014, na América do Norte ) o filme tornou-se o lançamento de abril de maior bilheteria na América do Norte (!), com um total de $ 224.900 mil dólares!! 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' estabeleceu novo recorde dos 3 dias de estréia em finais-de-semana ( ou seja: sexta-sábado-domingo ) entre os filmes da Disney ( com $ 38.810 mil dólares americanos ) no maior mercado consumidor, a China.
 Até o fechamento desta seção ( 22/05/2014 ) 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' alcançou a sifra de $ 704.051.967 dólares; superando assim 'Homem de Aço' ( 2013 ) da rival DC, em $ 36.006.449 dólares!

 O filme também obteve críticas positivas da maioria dos críticos especializados e agregadores...

 O site agregador Rotten Tomatoes relatou um índice de aprovação de 89%, sob uma classificação média de 7.5/10 ( baseada em 222 opiniões )! O público da revista CinemaScore deu a 'Cap 2' uma classificação 'A', numa escala que vai de 'A+' a 'F'.
 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' angariou críticas positivas de Todd McCarthy ( que elogiou o uso mínimo de 'CG' no filme, acrescentando: ' (...) revivendo o prazer da direção-firme da velha-escola da ação' ), do The Hollywood Reporter; de Richard Roeper ( que observou: 'Apesar de não ser páreo para Vingadores e para o 1º e 3º filmes do Homem de Ferro, este é mais um capítulo da sólida história da Marvel nas telonas.' ), do Chicago Sun-Times; de Owen Gleiberman ( que observou a atualidade do filme: 'Capitão América: O Soldado Invernal é o 1º filme de super-heróis desde o 'terrorismo-concreto' O Cavaleiro das Trevas que conecta-se diretamente ao que está acontecendo atualmente.' ), da Entertainment Weekly; além de Isabela Boscov ( cuja crítica abre esta seção ), da revista Veja. Micheli Nunes, do Diário de São Paulo, elogiou o filme mesmo ressalvando: 'O problema é que o Soldado Invernal, o intrigante personagem-título, acaba ficando em último plano na história. 


... &    L E G A D O :
  
A    C O N S A G R A Ç Ã O    D E    S C A R L E T T    J O H A N S S O N ...





 " Eu tenho pressa. Sou uma mulher de 28 anos, na Indústria do Cinema, certo? Muito em breve, os papéis que me oferecerão serão todos para interpretar mães. E então eles vão parar de chegar. "
Scarlett Johansson


 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' trouxe consigo ( também ) a consagração de vários atores e atrizes em papéis-chave dentro da mitologia do Universo Marvel, dentre os quais cabe mencionar - indubitavelmente - a consolidação de Scarlett Johansson ( ganhadora, na categoria 'Melhor Atriz' do prêmio BAFTA, em 2004, por Lost in Translation ) no papel de Natasha Romanoff ( TCC Natalia Romanova, Natasha Romanova e Natalie Rushman ) ou a 'Viúva Negra' ( Black Widow, no original ). A exemplo de Gwyneth Paltrow ( como Virgínia 'Pepper' Potts, da cinessérie Iron Man ) e de Natalie Portman ( como a Dra. Foster, de Thor ), só que em um papel muito mais expressivo, a americana deixou sua marca indelével no Mundo Marvel como a anti-heroína, surgida em Tales of Suspense nº 52...





 ... de abril de 1964 ( Nota 71: Johansson foi elencado ao papel após a desistência da britânica Emily Blunt - que, há época de Iron Man 2, gravava 'As Viagens de Gulliver, de 2010. Scarlett pintou os cabelos de vermelho afim de convencer o diretor de Iron Man 2, Jon Favreau, que era a pessoa certa para o papel ), sob Stan Lee e Don Rico ( argumento ) e Don Heck ( arte ).
 No original, Romanoff era uma super-espiã soviética ( Nota 72: experiências do governo soviético levaram-na a possuir um sistema imunológico melhorado, força e agilidade sobre-humanas, além de um envelhecimento mais lento ), inimiga do Homem de Ferro e amante do 'Gavião Arqueiro' ( Nota 73: como alusão ao original, em 'Cap 2', Natasha usa um colar com um pingente de flecha - idéia da própria Scarlett ). Posteriormente, Romanoff envolveu-se - por um longo período - com o Demolidor.
 Como vilã ( no original ) a Viúva Negra usava roupas bem convencionais...




 ... mas, a partir de 1970, em um confronto com o Homem-Aranha ( mais especificamente em The Amazing Spider-Man nº 86...




 ... de julho de 1970 ) ela adotou um colante negro e um cinturão dourado...




 ... tornando-a um sucesso imediato ( Nota 74: foi sua popularidade com o novo visual - de fato - que a levou a voltar como 'namorada' do Demolidor, no período de novembro de 1971 a agosto de 1975. Cabe mencionar que o próprio Homem-Aranha chegou a interessar-se por ela, mas o 'herói-aracnídeo' já era muito disputado naquela época ). Depois de deixar o 'Homem sem Medo', Romanoff associou-se ao super-grupo The Champions ( formado por Hércules, Motoqueiro-Fantasma, Homem de Gelo e Arcanjo; no período de outubro de 1975 a janeiro de 1978 ) e, posteriormente, ( após tornar-se espiã da SHIELD ), aos Vingadores.
 No Universo Ultimate, Natasha descobriu a existência de uma nova Viúva Negra, a jovem espiã russa Yelena Belova...




 ... que tencionava superá-la e roubar dela o codinome. Romanoff preparou então um ardil que acabou por enlouquecer a jovem rival. 
 No cinema - tanto quanto nos quadrinhos - além das habilidades físicas ( Scarlett Johansson revelou em uma entrevista que teve de passar por um intenso treinamento físico, além de aprender artes-marciais ), Romanoff utiliza alguns ardis em combate, como seu ( famoso ) 'ferrão' - uma rajada elétrica de alta-frequência eletrostática...




 ... de até 30.000 volts, capaz de desequilibrar ( ou desacordar ) até um super-humano ( Nota 75: nos quadrinhos, além da descarga elétrica, o 'ferrão' também é capaz de disparar cartuchos de gás e até tornar-se um transmissor de rádio. As várias funções do dispositivo são acionadas por sensores introduzidos na musculatura dos pulsos de Natasha ) e discos de explosivo-plástico...






 ... equivalentes a até 4 quilos de TNT; além de facas e pistolas.
 'Cap 2' também tem por mérito, além do trabalho de Scarlett Johansson, consagrar Hayley Atwell que, conforme vimos, ganhou um episódio-solo, 'Agent Carter', dentre os Marvel One-Shots ( Nota 76: Atwell/Agent Carter deve, inclusive, estrelar seu próprio seriado na televisão ) e que, por meio de uma ( incrível ) 'trucagem' digital ( e não de maquiagem...! ) surgiu-nos como uma idosa...




 ... e Cobie Smulders como Maria Hill... 




 ... uma personagem de destaque no Universo dos Quadrinhos Marvel ( Nota 76: tendo estreado em New Avengers nº 4...




 ...  de março de 2005, sob Brian M. Bendis e David Finch - argumento e arte, respectivamente ) que chegou a ser Diretora da SHIELD! Smulders também tem feito aparições pontuais em Marvel Agents of SHIELD. A 'Cap 2' também coube ( conforme dito anteriormente ) introduzir a estrela do seriado Revenge, Emily VanCamp, como a 'Agente 13'...


  

 ... que deve crescer muito dentro da mítica própria do Capitão.


... E    A    A S C E N S Ã O    D E    S A M    W I L S O N




 " Ele é o primeiro super-herói afro-americano. Isso me faz sentir que todo o trabalho que eu fiz valeu a pena. Tenho um filho, sobrinhos e sobrinhas, e adoro a idéia deles poderem se vestir de Falcão no Halloween. Eles agora tem alguém que podem idolatrar. Isso é uma enorme honra para mim. "
Anthony Mackie

 De fato, Sam Wilson/O Falcão é um personagem bastante emblemático, e não apenas por ser o primeiro super-herói afro-americano da Marvel ( Nota 78: o primeiro herói negro da editora foi o 'Pantera Negra', que era um africano nativo ), mas também por ser o primeiro super-herói negro a não ter o adjetivo negro ( a ) vinculado a seu nome de herói ( precedendo John Stewart, o 'Lanterna Verde', da DC Comics ), e por seu sobrinho, Jim Wilson ( amigo do Incrível Hulk ), um dos primeiros personagens de HQs declaradamente soro-positivos, que trouxe a discussão sobre o preconceito e a AIDS/SIDA para o universo dos quadrinhos.

 Em sua primeira aparição nos quadrinhos - em Captain America Vol. 1, nº 117...




 ... de setembro de 1969 - Samuel Wilson conta ao Capitão América que, em férias no Rio de Janeiro, encontrou seu mascote, o falcão 'Asa Vermelha' ( Nota 79: aventura publicada no Brasil pela extinta revista 'A Maior', nº 11. A passagem pelo Rio, somada às cores que Wilson adotou em seu primeiro uniforme - o verde e o amarelo/dourado - renderam especulações que o Falcão tivesse sido criado afim de ser um possível super-herói Marvel brasileiro...! Saiba-se que essa hipótese não é assim tão absurda: de fato houve, na década de 60, um grande impulso publicitário da Marvel afim de promover seus super-heróis no país. É possível que Stan Lee - como visionário que é - houvesse nalgum momento aderido a essa iniciativa, associando Wilson ao Brasil. Seja como for, à medida que o Falcão tornou-se personagem recorrente do Universo Marvel, essa idéia - se é que houve- foi abandonada: Wilson mudou seu uniforme para o vermelho e branco...




 ... tornando se 'Protetor do Harlem'. Sendo dotado de um forte senso de comunidade, Wilson manteve-se sempre no bairro, surgindo para seus moradores como um herói e como cidadão-modelo; devotando grande parte de seu tempo enquanto civil ao assistencialismo - algo em parte adaptado ao roteiro de 'Cap 2' ), com quem tem um 'vínculo telepático' ( Nota 80: que inclusive levou Wilson a ser considerado um 'possível mutante', tanto pelo 'Professor X' quanto por um robô Sentinela, da mítica dos X-Men. ! Afim de resolver-se esse - dentre outros problemas de cronologia - surgiu uma sub-trama na qual o Falcão fôra 'criado' pelo Caveira Vermelha; tendo sido - originalmente - o notório criminoso 'Snap' Wilson, que agia em Nova York e, posteriormente, em Los Angeles. Essa história foi desconsiderada na cronologia da Editora Abril, sendo conhecida - no Brasil - apenas em sua versão pela Editora Bloch ). Reconhecendo-lhe o potencial ( e livrando-lhe da influência do Caveira Vermelha ), o Capitão América adotou Wilson como seu aprendiz e parceiro de aventuras.
 Sob o codinome Falcão, Wilson recebeu um par de asas-mecânicas especialmente desenvolvido pelo Pantera Negra ( Nota 81: essa armadura foi destruída posteriormente; mas o Pantera desenvolveu-lhe uma nova, com 'asas' mais modernas e que podiam ser 'reconfiguradas' de várias formas diferentes ). Ele tornou-se membro da SHIELD e, por um curto período, dos Vingadores.
 Wilson chegou a ser dado como morto ( na cadeia de eventos decorrente dele ter sido psiquicamente manipulado pela Feiticeira Escarlate ) e reapareceu na saga 'Guerra Civil'.
 Dada sua longa trajetória ao lado do Capitão, por certo deveremos rever Sam Wilson - bem como 'Bucky' Barnes, o Soldado Invernal...




 ... em 'Capitão América 3', que já tem data de lançamento prevista: 6 de maio de 2016 ( Nota 82: 'Cap 3' trará de volta os irmãos Russo na direção e Trent Opaloch na direção de fotografia. A dupla de roteiristas de 'Cap 2', Markus e McFeely, vem trabalhando em um roteiro para 'Cap 3' desde o final de 2013 )...!! Diga-se que, seguindo uma tendência Marvel - de projetar jovens atores ao estrelato mundial, como foi o caso de Chris Hemsworth/Thor - Chris Evans ( já confirmado ao papel-título em 'Cap 3' ) vem surpreendendo o público e crítica especializada em filmes fora do mundo dos quadrinhos (!); com particular destaque para sua participação em 'O Homem de Gelo' ( 2013 ) - irreconhecível (!), com cabelos longos e barba...




 ... no papel do assassino profissional Robert 'Mr. Softee' Pronge ( Nota 83: 'O Homem de Gelo' é estrelado por Michael Shanon, o General Zod de 'Homem de Aço', no papel-título ).


Pág. VIII

*Para acessar a próxima página click em 'Postagem mais antiga' ou em 'Atos ( Posts ) do HL2', no menu lateral* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário