9º Ato ( Post )'THE  MARVELS' 3ª Parte, Pág V                                                                                                                                                      

  C A P T A I N  A M E R I C A :  T H E   F I R S T   A V E N G E R
 ( Capitão América: O Primeiro Vingador )

A    C R I A Ç Ã O
.
* O diretor Joe Johnston ( à esquerda ) com o ator Chis Evans *


 " É um elenco internacional e uma história internacional. É sobre o que torna a América grande e que faz o resto do mundo maior ainda. "
Joe Johnston


 O projeto original de 'O Primeiro Vingador' foi o de construir-se uma tecnologia para a Hydra que fosse compatível ao período histórico, ainda que adaptada ao elemento fictício do 'Tesseract'...

Conceitos reais dos nazistas - como o 'super-tanque', um blindado de assalto de proporções inimagináveis...




 ... ( apenas um dentre os muitos conceitos 'pouco ortodoxos' dos nazistas; conforme veremos em um capítulo mais adiante ) - acabaram por ser incorporados ao arsenal da Hydra no filme...


* O 'super-tanque' da Hydra ( arte-conceitual de Daniel Simon ) * 

 Outros ainda foram adaptados para o mesmo fim; como o 'Coupê do Caveira Vermelha', confeccionado a partir de dois veículos Mercedes-Benz da década de 30: o '540-K' e o 'G-4':



* O Mercedes-Benz 540-K * 


* O 'Coupê do Caveira Vermelha' ( arte-conceitual de Daniel Simon ) * 



       * O Mercedes-Benz G-4 * 


 Em março de 2010, a Variety informou que Chris Evans ( que anteriormente interpretara Johnny Storm nos dois filmes do 'Quarteto Fantástico' ) fôra escalado para o papel-principal ( Evans afirmaria que ficara bastante inseguro sobre aceitar ou não o papel ) com Hugo Weaving no papel do Caveira Vermelha ( Nota 41: a Marvel confirmaria Weaving em maio do mesmo ano ). Em abril, a ordem no título da produção seria alterada para a configuração prevalecente: Captain America: The First Avenger...!
 Naquele mesmo mês, o diretor de The Avengers/Os Vingadores ( 2012 ) e do próximo The Avengers: The Age of Ultron ( com previsão de lançamento para 2015 ), Joss Whedon, solicitou reescrever parte do roteiro de 'O Primeiro Vingador', como parte de sua negociação com a Marvel para Os Vingadores. Whedon revelou que tencionava algumas modificações e/ou inserções pontuais para a 'ponte' entre ambas as produções. 

 A produção de 'O Primeiro Vingador' começou em 28 de junho de 2010, com sequências filmadas principalmente em Londres ( Inglaterra )...





  ... e, no mesmo dia, a Marvel confirmou o produtor, cineasta e ator laureado ( com um Oscar e um Globo de Ouro, ambos na categoria de 'Melhor Ator Coadjuvante', por 'O Fugitivo', de 1993 ) Tommy Lee Jones, no papel do Cel. Chester Phillips. No dia seguinte, a Marvel confirmaria Dominic Cooper no papel de Howard Stark - o pai de Tony Stark/O Homem de Ferro - quando jovem ( Nota 42: em Iron Man 2, o Howard Stark 'maduro' é interpretado por John Slattery ).
 Como usual aos filmes da Marvel, Stan Lee fez sua 'pontual aparição'...




 ... como oficial do Exército dos EUA.
 Conforme mensurado anteriormente, Johnston incluiu a cena na Expo-Stark nonde, brevemente, o 'Tocha Humana Original' ( o andróide ), companheiro de aventuras do Capitão América nos tempos da Editora Timely, pode ser visto em exposição.


 C A P T A I N  A M E R I C A :  T H E   F I R S T   A V E N G E R
 ( Capitão América: O Primeiro Vingador )

'C O M O    E L E S    F I Z E R A M    I S S O ?'
.


 The First Avenger apresenta cerca de 1600 takes de efeitos visuais, que foram divididos entre 13 empresas diferentes no gênero ( principalmente a LOLA, localizada em Los Angeles, especializada na técnica denominada 'cirurgia plástica digital' ) afim de criar o aspecto - baixo e franzino - de Steve Rogers antes da utilização do procedimento do 'Super-Soldado'...

 Essencialmente - além de um aparato físico, como passadiços e elevados para os atores que contracenavam com Chris Evans parecerem bem mais altos que ele - a técnica de 'redução' envolvia até 4 takes de cada sequência em separado: o primeiro, um take simples, com todos em cena...




 ... depois ( separadamente! ), um take com Evans sozinho à frente de um painel verde ( ou 'Chroma key' ); depois, um terceiro take com todos presentes e um 'dublê de corpo' de Evans ( o ator Leander Deeny )...




 ... afim de que, uma vez combinadas ( e recombinadas pelo computador ), resultassem no incrível efeito do Evans 'baixinho e magrinho':




 Ademais, os atores interagiam entre si olhando ( não para rostos e olhos, como seria de se esperar... ) para marcações especiais ( pontos coloridos ) posicionados nos corpos e rostos uns dos outros. 
 Quanto ao célebre escudo do Capitão ( Nota 43: no atual 'Soldado Invernal', o diretor Joe Russo sinalizou um novo enfoque para o escudo do Capitão América, que deverá ser tão ofensivo quanto defensivo, em lugar da abordagem de Johnston, nonde foi visto, predominantemente, como recurso defensivo ) foi criado a partir de três tipos de materiais: o alumínio, para close-ups e takes estéticos ( como aquele em que Rogers/Evans o 'descobre'...




 ... dentre as 'opções' criadas por Howard Stark ); um de fibra de vidro; e um de poliuretano ( um tipo de 'borracha sintética' ), que serviu como base para a criação de um protótipo em 'CG'...




 ... visto algumas vezes no filme. O escudo de borracha era atirado - afim de captar-se seu movimento, trajetória e desenvolvimento no ar - 'capturado' e depois 'sintetizado' num modelo virtual consistente.


C A P T A I N  A M E R I C A :  T H E   F I R S T   A V E N G E R
 ( Capitão América: O Primeiro Vingador )

R E C E P Ç Ã O    &    L E G A D O

* Captain America: The First Avenger 2011; Marvel Studios e Paramount Pictures.*



 " Eu gostei do filme. Apreciei as configurações de época e costumes de 1940, que foram uma ruptura com as paisagens urbanas habituais e genéricas, admirei a maneira com a qual o diretor Joe Johnston impulsionou a narrativa. Eu tenho a sensação de uma história ampla, ao invés da impressão de uma série de 'bolas paradas sensacionalistas'. Se a Marvel for sábia, ela levará ele e o Homem de Ferro como seus modelos. "
Roger Ebert, crítico do Chicago Sun-Times ( 1942-2013 )


 Captain America: The First Avenger estreou em 22 de julho de 2011 nos EUA, no primeiro lugar das bilheterias...!!

 Em sua estréia, faturou $ 25,7 milhões de dólares americanos nas bilheterias dos EUA e Canadá! O filme arrecadou $ 176.654.505 dólares entre os dois países, e $ 193.915.269 dólares no resto do mundo, num total mundial de $ 370.569.774 dólares (!), o que situa-o ( posição até o momento ) em 6º lugar dentre os filmes do Marvel Cinematic Universe, atrás de, respectivamente, The Avengers ( de 2012 ) com $ 1.518.594.910; Iron Man 3 ( 2013 ) com $ 1.215.439.994 ( a maior bilheteria do ano! ); Thor: The Dark World ( 2013 ) com $ 641.490.536; Iron Man 2 ( 2010 ) com $ 623.933.331; Iron Man ( 2008 ), com $ 585.174.222; e Thor ( 2011 ), com $ 449.326.618!
 Entrementes, o site Box Office Mojo elenca Captain America: The First Avenger como a '3ª Maior Bilheteria' de um filme ambientado na 2ª Guerra Mundial 'de Todos os Tempos' (!), imediatamente após o 'Resgate do Soldado Ryan', de 1998, com $ 481.840.909...!!
 Paralelamente, o filme recebeu críticas eminentemente positivas do público e crítica especializada: o site agregador Rotten Tomatoes relatou-lhe um índice de aprovação de 79%, com uma classificação média de 6.9/10, baseada em 220 opiniões! Já o Metacritic atribui-lhe uma média ponderada - de 66% - baseada na opinião de 36 críticos.
 Roger Moore, crítico do Orlando Sentinel, referendou o filme acrescentando: 'Johnston entregou uma luz inteligente e uma aventura imaginária habilmente equilibrada com um caroço de verdade na garganta da nostalgia, com nazistas - sempre os melhores vilões - e com referências amorosas a Star Wars e a Caçadores da Arca Perdida.' O filme também recebeu uma crítica elogiosa do finado crítico do Chicago Sun-Times, Roger Ebert, que ( inclusive ) abre esta seção.

 Não obstante, 3 meses antes da estréia de Captain America: The First Avenger ( ou seja, em abril de 2011 ) sua dupla de roteiristas - Christopher Markus e Stephen McFeely - anunciaram que já haviam começado a escrever uma sequência ao filme...

 ... provavelmente ambientada 'nos dias de hoje'.

Pág. V


* Para acessar a próxima página click em 'Postagem mais antiga' ou em 'Atos ( Posts ) do HL2', no menu lateral*

Nenhum comentário:

Postar um comentário