A  L  I  E  N  S
a crião 



 Aliens foi filmado sob orçamento de $ 18 milhões de dólares, tendo levado 10 meses para a produção. As filmagens ocorreram nos estúdios Pinewood e também numa usina de força desativada, em Acton ( Londres )...




 ... ambos na Inglaterra. Na segunda locação, foram filmadas as passagens do filme ocorridas no 'ninho' alienígena...





 ... a produção considerou o local adequado ( mais: perfeito! ) para as filmagens, devido a seus inúmeros corredores, passadiços, e ao piso 'grelhado'. Uma curiosidade sobre essa usina, é que todos os Sets e adereços usados em Aliens não foram recolhidos após as filmagens... Mais tarde, em 1989, a equipe de produção de Batman ( id, dirigido por Tim Burton ) elegeu as mesmas instalações para as filmagens da sequência da Axis Química - nonde o Coringa ( Nicholson ) cai em um tanque de produtos químicos - e, ao instalar-se na propriedade, encontrou - praticamente imaculado - o 'ninho' alienígena.
 A atriz Sigourney Weaver sustinha dúvidas sobre o projeto mas, após conhecer Cameron ( de quem tornou-se admiradora ), atendeu à convocação de retomar o papel de 1979. A Fox contudo, travou com ela uma ávida disputa salarial e chegou a solicitar a Cameron que reescrevesse o roteiro de Aliens sem a personagem dela. Cameron recusou-se, defendendo que a Fox já havia consolidado a participação de Weaver na produção quando ele começara a escrever o roteiro. Mediante a pressão de Cameron, a Fox assinou com Weaver pela soma de $ 1 milhão ( salário, nada menos que, 30 vezes superior ao recebido pela atriz em 79 ).
 Weaver afirmou basear o comportamento de Ripley no das guerreiras da literatura chinesa clássica, e em Henrique V ( escrito, provavelmente, em 1599 ) de William Shakespeare. 
 Ainda que sem o saber, a resultante - da interpretação de Weaver, sua coragem, liderança e heroísmo - consolidou o perfil contemporâneo de todos os papéis femininos heroicos do Cinema; além de romper com um paradigma clássico no gênero, nonde as 'mocinhas', sempre que tinham quaisquer iniciativas heróicas, acabavam apenas por complicarem - a si e a tudo - ainda mais!

 Estando na Inglaterra, Cameron optou por constituir o elenco de Aliens, secundário e terciário, de atores locais, sob o único quesito de susterem ( ou poderem imitar ) o sotaque 'yankee'. Contudo, após 3000 testes, Cameron desistiu da idéia, elencado atores americanos - incluindo três nomes evocados de 'O Exterminador...':





MICHAEL BIEHN
como o cabo Dwayne Hicks


 Biehn interpretou Kyle Reese em The Terminator - o antagonista humano do implacável ciborgue T-800 ( Schwarzenegger ), vindo do caótico futuro para proteger Sarah Connor ( Linda Hamilton ). Stephen Mulhall, filósofo e membro da New College ( Oxford ), analisou a personagem de Biehn como um exemplo - artístico e ficcional - de um canal bem sucedido de comunicação entre o tradicional universo masculino ( 'abarrotado' de heróis e clichês ) e o revolucionário universo feminino de Aliens, nonde a atitude masculina é ouvir e acomodar a voz feminina às ações e atitudes a seguir-se.





BILL PAXTON 
como o soldado William Hudson 


 A aparição de Paxton em The Terminator é breve, ele é um dos três punks - atacados e sobrepujados - por 'Arnie', logo no início do filme. A atuação, cheia de ironias, sarcasmo e covardia, de Paxton, rendeu-lhe um Saturn Awards como 'Melhor Ator Coadjuvante'.




LANCE HENRIKSEN 
como o andróide Bishop


 Um veterano no gênero ( desde 'Contatos Imediatos do 3º Grau', nonde fez uma pequena participação ) e visto por último dando carona a Amanda Seyfried no final de 'Garota Infernal' ( 2009 ), Henriksen chegou até a ser cotado para fazer o papel do próprio T-800, mas acabou ficando com o papel do inconveniente e falastrão detetive Vukovich. O desempenho ( impecável, diga-se ) de Henriksen, levou sua personagem e atuação a tornarem-se objeto de abordagem literária e filosófica; inclusive por acadêmicos e intelectuais de University of Texas Press.
 Uma curiosidade: Henriksen teve uma intoxicação alimentar pela mistura de leite e iogurte que teve que regurgitar...





 ... durante a cena em que Bishop é empalado pela cauda da Alien Queen...





CARRIE HENN 
como Rebeca Jordan ( Newt ) 


 O papel de Newt - única sobrevivente da colônia em LV-426, Hadleys Hope - foi, segundo o diretor do elenco, o mais difícil de preencher: crianças foram testadas para o papel - a maioria oriunda de comerciais de TV - mas sustinham o vício de sorrir após dizerem suas falas, o que era incongruente com a atmosfera de Aliens. Henn - cujo pai estava em exercício numa base militar americana no Reino Unido - foi escolhida dentre 500 crianças para o papel. Cabe salientar que ela não tinha nenhuma experiência artística anterior a Aliens e, mesmo tendo ganho o Saturn Awards como 'Atriz Mirim', nunca mais voltaria a atuar ( nem em um filme sequer! ) posteriormente a ele.

 Os atores que interpretaram os fuzileiros coloniais em Aliens, além de passarem por autêntico treinamento militar - salvo Biehn, que entrou 'às pressas' no lugar de James Remar ( que integra o elenco de 'Django', de Quentin Tarantino, no papel de Ace Speck/Butch Pooch ), que abandonou o projeto após divergências com Cameron - o que, segundo o diretor, ajudaria-lhes a formar laços de amizade afim de dar credibilidade a seus personagens, ainda foram convidados a ler Starship Troopers, de Robert A. Heinlein ( que ganhou, em 1997, uma polêmica adaptação para o cinema, dirigida por Paul Verhoeven ).
 As filmagens de Aliens transcorreram sob tensões constantes entre Cameron, Hurd e a equipe britânica de produção... Cameron é tido como um diretor exigente e, uma vez produzindo sob prazo estabelecido pela Fox ( sem poder atrasar! ) teve vários sismos com a equipe que, culturalmente, interrompia a produção diariamente para a tradicional 'hora do chá'.
 A equipe era, também, admiradora do trabalho de Scott, e considerava Cameron demasiado jovem e pouco experiente para honrar ao Alien original - lembremo-nos que o grande sucesso de Cameron, The Terminator, ainda era ( naquele período ) inédito na Inglaterra.
 Um dos mais célebres episódios entre Cameron e a equipe britânica principiou-se quando um câmera filmou o 'ninho' com demasiada iluminação, contrariando a determinação do diretor que queria-o iluminado apenas pelos feixes luminosos dos fuzileiros ( que, não só foi o que prevaleceu, mas também cujo o resultado comprovou, de forma inquestionável, que a visão de Cameron estava certa! ). Eles discutiram e Cameron demitiu-o sumariamente! A equipe então paralisou as filmagens e coube a Hurd discutir, negociar e apaziguar tudo, afim das filmagens serem retomadas.


HADLEYS HOPE  
a colônia da W.Y. em LV-426 
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 Os irmãos Robert e Dennis Skotak foram os escolhidos para a supervisão dos efeitos especiais de Aliens...

 Tendo em suas carreiras ( além do próprio Cameron ) vários trabalhos em filmes de Roger Corman, coube-lhes a produção das várias sequências na superfície do hostil LV-426 ( incluindo a já mencionada sequência nonde a espaçonave alienígena é descoberta ) e, por extensão, do próprio complexo:







 A construção da colônia desenvolveu-se em 2 etapas em um Set miniaturizado de aproximados 6 metros de altura por 3 de largura, o qual Cameron explorou exaustivamente sob uma miríade de recursos e efeitos - como projeções...




 ... espelhos, divisores de luz e etc - afim que parecessem bem maiores!
 As filmagens em Hadleys Hope tiveram um desafio extra: uma brisa fugidia constante, que soprava sobre as miniaturas e adereços fazendo-os balançar, mas que mostrou-se útil para reproduzir e tornar crível a atmosfera indócil do distante mundo alienígena.


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O  O




 Os conceitos de arte iniciais em Aliens foram projetados por Syd Mead, o mesmo de 'Blade Runner: O Caçador de Androides' ( 1982 ), 'Tron: Uma Odisseia Eletrônica' ( idem ) e '2010: O Ano Em Que Faremos Contato'  ( 1984 )... 

 Originalmente, Mead projetara a espaçonave marine Sulaco ( na versão brasileira ela é denominada apenas por 'estação', eximindo-se seu nome oficial ) com aspecto esférico-arredondado...






 ... porém, o conceito foi vetado devido à proporção não ajustar-se aos frames ( 'tomadas' ou 'quadros' ) do filme, que acabariam por excluir ou seccionar porções inteiras de sua estrutura e fuselagem. Cameron apresentou então a Mead um projeto-conceito seu...




 ... entendido como 'uma arma-foguete que transporta coisas', que foi o que prevaleceu no final.
 Mesmo sendo esse conceito assim entendido pela maioria - certos analistas até comparam-no ao aspecto das pulse guns ( 'armas de pulso', em português ) dos fuzileiros coloniais - sua dinâmica e navegação, silente e sinuosa ( 'tipo tubarão' ), remetem-no a certos couraçados ( especialmente da 2ª Grande Guerra ) e submarinos...








 ... até um toque sutil do Yamato ( TCC 'Argo' ) - cruzador espacial da série animada japonesa Star Blazers ( 1974, 1978 e 1980 ):





 Ron Cobb, artista conceitual que projetou o Nostromo para Alien, foi também projetista do interior do Sulaco; idealizando-lhe espaços amplos, assépticos e iluminados - militarizados e tecnológicos (!)...




 ... em contraste ( visível ) com a atmosfera conspurcada, sombria ( orgânica! ) do Nostromo: 






O S  H Y P E R S L E E P S 



 Uma miríade de itens distintos - incluindo armários, motores de helicóptero e etc - foi elencada e agrupada para a composição do cenário do despertar dos fuzileiros ( e de Ripley )...

 Peter Lamont, designer de produção, recebeu ( como de praxe ) instruções específicas para reduzir custos na produção de várias sequências - o que incluia a das 'Câmaras de Sono' ( ou, Hypersleeps no original ) - e, como solução, incorporou peças de máquinas diversas ( estratégia já usada em Alien ) para compor os cenários.
 Hurd tensionava cortar completamente a cena, mas tanto Cameron quanto Lamont defenderam sua manutenção pela noção de continuidade que ela transmitiria, uma vez que sequência semelhante não apenas, praticamente, 'abre' Alien, como também lhe é tão icônica quanto indefectível.
 No sentido de reduzir custos, apenas 4 câmaras Hypersleep foram produzidas ( com os atores revezando-se nelas à cada take ) e espelhos foram usados para triplicar-lhes o número.
 Em vez de usar-se um sistema hidráulico para abri-las, as câmaras foram operadas com cabos e 'fantocheiros'...






A S  A R M A S: 

1.0  -  A S  P U L S E  G U N S 
* 'Armas de Pulso', em português. *

* O soldado Ricco Frost ( Ross Ricco ) e a arma de pulso modelo M41-A, 10 Mms com lança-granadas de 30 Mms em cima e embaixo. *


 As armas usadas pelos fuzileiros coloniais foram montadas baseando-se em armas contemporâneas, reais e funcionais...

 Armeiros britânicos foram convidados a produzi-las, sob instruções de fazê-las compactas, multi-funcionais ( aproveitando-lhes o maior espaço subutilizado possível ), futuristas e operacionais. Os técnicos tiveram mais dificuldade na confecção dos lança-chamas, por serem a arma mais indubitavelmente perigosa - realmente! - a ser produzida.
 As 'Armas de Pulso' por exemplo, tiveram sua base numa 3MG Thompson à qual foram incorporados itens e peças duma Franchi SPAS-12 e uma Remington calibre 12 Mms...





2.0  -  A S  ' A R M A S  I N T E L I G E N T E S ' 

* As 'Armas Inteligentes' de Vasquez ( Goldstein ) e Drake ( Mark Rolston ). *


 As armas alongadas de Vasquez e Drake, foram baseadas na metralhadora alemã MG-42; e seus 'braços' ( ou suportes ), anexos aos coletes de ambos os soldados, foram criados com 'chicotes' de fios extraídos de velhas motocicletas...








O  D R O P S H I P  
* TCC Shuttle. *




 Um time de artistas conceituais foi convidado a incorporar conceitos - familiares à Guerra do Vietnã - ao veículo de transporte e desembarque dos fuzileiros em LV-426, e o resultado final tornou-se uma síntese - muito equilibrada - entre o caça F-4 Phanton II e o helicóptero de assalto AH-I Cobra...




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 No sentido de viabilizar a miríade de sequências de ação envolvendo o Dropship, dois protótipos foram produzidos: um em escala reduzida...




 ... para as sequências dinâmicas, e um em escala gigante...


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 ... pata takes mais cênicos.


O  A P C
* Sigla para Armored Personnel Carrier ( ou 'Veículo Blindado', em português ). *




 O blindado de assalto dos fuzileiros coloniais foi construído a partir de um ATT Hunslet Aircraft 77, um veículo rebocador de aviões comprado da British Airways...



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 O rebocador, que inicialmente pesava 70 toneladas curtas ( 64.000 Kgs ) das quais foram removidas 35 ( 32.000 Kgs ) do lastro em chumbo, foi totalmente reformado - especialmente para a criação do 'Centro de Comando e Inteligência', donde o Ten. Gorman ( William Hope ) gerenciava as tropas - com um reforço de estrutura...


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 ... além do o acréscimo de elementos de combate ( como o lança-granadas na proa )...


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 ... e futuristas!
 Da mesma forma que o Dropship, para as sequências mais dinâmicas uma réplica - em escala menor - foi produzida, afim de confrontá-la com os cenários do complexo colonial:





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