T H E I R O N M A N
( 'O Homem de Ferro' )
2
2
A S N O V A S A R M A D U R A S:
1.0 - A M A R K - IV
I G U A L M A S D I F E R E N T E
*As Marks III ( à esquerda ) e IV; por Adi Granov.*
I G U A L M A S D I F E R E N T E
*As Marks III ( à esquerda ) e IV; por Adi Granov.*
O artista bósnio Adi Granov - responsável pela celebrada Extremis e supervisor do projeto das armaduras do filme anterior - retomou seu papel na criação das 'Marks' em Iron Man 2...
Quando o público confrontou-se, logo no prólogo do filme, com a Mark IV - na cena em que Stark salta de um avião...
... para aterrissar no palco da Expo Stark, a grande maioria pensou ainda estar vendo a Mark III ( da película anterior ) tal era a semelhança entre ambas.
No entanto, cabe-se salientar que, primeiramente, a Mark III ficou bem avariada quando do conflito com o Iron Monger/Obadiah Stane ( que é uma das principais razões das contínuas mudanças físicas, na forma e desenvolvimento entre os modelos ). Conquanto a idéia inicial do ilustrador Phil Saunders para a Mark IV ( conforme já mencionado ) era de um conjunto anexável de armas ao traje ( que seria um prelúdio ao War Machine/Máquina de Combate ), o conceito em Iron Man 2 foi o de absorver o protótipo anterior...
No entanto, cabe-se salientar que, primeiramente, a Mark III ficou bem avariada quando do conflito com o Iron Monger/Obadiah Stane ( que é uma das principais razões das contínuas mudanças físicas, na forma e desenvolvimento entre os modelos ). Conquanto a idéia inicial do ilustrador Phil Saunders para a Mark IV ( conforme já mencionado ) era de um conjunto anexável de armas ao traje ( que seria um prelúdio ao War Machine/Máquina de Combate ), o conceito em Iron Man 2 foi o de absorver o protótipo anterior...
... e torná-lo ainda mais leve ( com substancial decréscimo no volume dos ombros e antebraços ) e mais evasivo ( com uma silhueta mais ajustada à de Tony Stark/Downey Jr. )...
... além de mais articulado ( com mais 'sulcos' ) especialmente no tronco e abdômen.
Podemos, assim então, pensar na Mark IV como uma iniciativa de fazer o traje tornar-se mais combativo, flexível e fugidio que sua versão anterior.
2.0 - A M A R K - V
D E S M O N T Á V E L
*A Mark V; por R. Meinerding.*
O princípio que orientou a concepção da Mark V foi o de aproximar o filme Iron Man 2 de sua base fundante: a história em quadrinhos...
Nas HQs, Tony leva suas armaduras numa valise ( estilo '007' ) nonde ( magicamente! ) todas as peças componentes do traje cabem. Evoluindo essa idéia, a equipe de criação e efeitos do filme desenvolveu um princípio nonde a valise fosse, em si, a própria armadura (!) e, sob um 'Efeito Transformers' ( em alusão à franquia inaugurada em 2007 por Michael Bay ) de 9 fases...
... se desmontasse e se remontasse sobre o corpo do herói civil:
Não obstante, cabe salientar que a Mark V - ao contrário de suas predecessoras - não possuiu existência física (!); sendo inteiramente criada e animada em CG:
3.0 - A M A R K - VI
D E E X T R E M I S P A R A T H E A V E N G E R S
*A Mark VI; por R. Meinerding.*
*A Mark VI; por R. Meinerding.*
A supervisão de Granov trouxe - inequívoca - evolução das armaduras, argumento e conceitos na direção da saga Extremis...
A maior prova ( não apenas disso, mas também da influência da HQ assinada por ele e Ellis na mitologia do Iron Man/Homem de Ferro ) consiste, precisamente, do 3º filme da cinessérie ser, essencialmente, uma adaptação para o cinema da celebrada HQ ( falarei mais sobre a seu tempo ).
A Mark VI decorre da necessidade de Tony adaptar o novo elemento químico por ele redescoberto ( diga-se: de maneira impensável! )...
... à estrutura corpórea da armadura. Independentemente da Físico-Química envolvida no processo ( falarei sobre a Ciência versus o Iron Man/Homem de Ferro futuramente ), a Mark VI ganha, invariavelmente, o aspecto pensado por Granov para Extremis: com o Reator 'Arc' na forma de um triângulo invertido...
... que traz também remanescências de outras 'encarnações' ( se é que possa-se usar esse termo para as armaduras de Stark ) dos quadrinhos; como a já mencionada armadura prateada...
... usada por Stark no combate contra o Iron Monger/Monge de Ferro nos quadrinhos.
A mesma Mark VI é o elemento de transição entre a mitologia própria do Iron Man/Homem de Ferro e a dos Avengers/Vingadores...
Saiba-se que, na histórica película dirigida por Joss Wheadon ( até o presente, a 3ª Maior Bilheteria de Todos os Tempos; atrás apenas dos dois prodígios de 'Jim' Cameron: Avatar e Titanic ), a Mark VI combinou o uso de animação em CG...
... com o uso de modelos físicos...
... que acabaram por 'engessar' o pobre Downey.
4.0 - O M Á Q U I N A D E C O M B A T E
" Hammer, quero saber o que vai fazer por nós?
O que vou fazer por vocês? A primeira coisa que vou fazer é atualizar o software, depois eu acho que vou providenciar uma pintura nova...
Hammer, eu estou falando de poder de fogo.
Tá falando com o 'cara' certo! "
Diálogo entre as personagens Ten. Cel. James Rhodes ( Cheadle ) e o industrial Justin Hammer ( Rockwell )
À semelhança da Mark V ( vista anteriormente ), a armadura War Machine/Máquina de Combate não tem uma correspondente física, sendo quase que totalmente criada por meio de CG e captura de movimentos...
A sequência do choque inicial entre Tony, alcoolizado e na Mark IV, e Rhodes, a bordo da Mark II ( durante a festa de aniversário de Stark ) por exemplo...
A sequência do choque inicial entre Tony, alcoolizado e na Mark IV, e Rhodes, a bordo da Mark II ( durante a festa de aniversário de Stark ) por exemplo...
... foi feito com trajes de captura de movimentos em um Set, sendo estendida posteriormente.
Algo vagamente mencionado pela Black Widow/Viúva Negra na sequência do Randy Donnuts - que seria impossível a alguém 'pegar' qualquer das armaduras de Stark sem sua autorização e/ou concessão, por conta de "redundâncias para evitar o uso não autorizado" - é um eco das HQs, mais especificamente do período em que Rhodes precisou substituir Stark sob o elmo do Iron Man/Homem de Ferro ( no curso de 'O Demônio da Garrafa' ): Tony programara a armadura para seguir seus padrões de lógica, raciocínio e cinética; programação esta que, inevitavelmente, chocou-se com os padrões de Rhodes quase enlouquecendo-o...!
A armadura do War Machine/Máquina de Combate contudo, segue o princípio estabelecido por Phil Saunders ainda em 2008: uma somatória de poderosas armas anexas ao corpo robótico ( dessa vez da Mark II ), dentre as quais destacam-se: um canhão M-134, 762 Mini com 6 Cilindros Individuais...
... e a particular contribuição das Indústrias Hammer ( e de seu CEO, Justin ): um "míssil infravermelho com explosivo ciclo trimetileno-trimetramina, RDX secundário"...
... batizado por seu criador de "ex-mulher" ( quem já foi casado entendeu a piada ) que, a despeito do enorme marketing de seu criador, quando foi necessário...
... deixou muito a desejar...
5.0 - O W H I P L A S H
5.1 - A V E R S Ã O S C A R L O T T I
Esta versão para o protótipo de Vanko é equivalente ao protótipo usado pelo 1º Whiplash, Mark Scarlotti, em sua concepção geral: um modelo leve, robusto e funcional...
... com grande possibilidade de movimentação: ofensiva, defensiva e evasiva.
Aproveitando-se da mesma lógica dos 2 pares de braços robóticos, usados pelo Dr. Octavius em Spider Man 2 ( 2004 ), que uniam-se quase que simbioticamente à espinha do mesmo, o engenho de Vanko fixa-se à sua coluna, tornando os chicotes quase como apêndices de seus braços e antebraços.
5.2 - A V E R S Ã O A N T O N V A N K O
Em contrapartida, a 2ª versão do Whiplash de Ivan Vanko busca uma compreensão mais recente: a de Anton Vanko ( da saga Iron Man vs. Whiplash, de 2009 ) nonde, ao contrário, encontramos uma armadura pesada, grotesca...
... e mecanizada, com as possantes chibatas elétricas nas extremidades das mãos.
" Homem de Ferro II é uma sequência polida e de alta performance, não tão boa quanto a original, mas, uma vez mais, um construído e peculiar desempenho de Robert Downey Jr. "
T H E I R O N M A N
( 'O Homem de Ferro' )
2
2
R E C E P Ç Ã O & L E G A D O
* The Iron Man 2 2010; Marvel Studios e Paramount Pictures.*
" Homem de Ferro II é uma sequência polida e de alta performance, não tão boa quanto a original, mas, uma vez mais, um construído e peculiar desempenho de Robert Downey Jr. "
do crítico de cinema Roger Ebert ( 1942-2013 )
Iron Man 2 estreou em Los Angeles em 26 de abril de 2010; sendo lançado em 54 países ( entre as datas de 28 a 30 do mesmo mês ) antes de seu lançamento em todos os EUA, em 7 de maio. O filme arrecadou $ 100.200.000 dólares em seus 5 primeiros dias! Teve também a maior estréia ( em faturamento ) de 2010!!
Iron Man 2 rendeu - em média, por cinema - $ 29.252 dólares! O filme fechou sua arrecadação em $ 312.433.331 nos EUA e Canadá ( contra $ 318.412.101 dólares de seu predecessor ), e um total mundial de $ 623.933.331 ( superando seu predecessor em, não menos que, $ 38.759.109! ), tornando-se assim a 3ª Maior Bilheteria de 2010 ( atrás apenas de Toy Story 3 e Alice no País das Maravilhas ) nos EUA e Canadá!! No mundo, Iron Man 2 ocupou a 7ª posição no ranking das maiores bilheterias do ano!
O filme possui uma taxa média de aprovação ( no Rotten Tomatoes ) de 74% ( contra 94% de Iron Man; se bem que, com base em um número maior de opiniões: 264 vs. 238 ). A opinião maioritária ( cujo site agregador sintetiza em seus números ) situa-o, contudo, um pouco abaixo de seu predecessor. A maior tradução disso fez-se nas palavras ( que iniciam esta seção ) do crítico de cinema Roger Ebert ( falecido no mês passado ), que deu ao filme 3 de 4 estrelas.
Contudo, seguindo seu princípio fundamental - o de ser uma trilogia - e, com o estrondoso sucesso de The Avengers/Os Vingadores, ainda ( certamente ) havia espaço para mais...
Pág. VII
Nenhum comentário:
Postar um comentário