T H E I R O N M A N
( 'O Homem de Ferro' )
U M L O N G O C A M I N H O
Ainda que os nomes Iron Man, Marvel, Stan Lee e Larry Lieber não constem-lhe em parte alguma ( entre créditos e pós-créditos ) podemos pontuar em Exo Man ( no Brasil 'Exo Man: O Homem de Aço' ), de 1977 ( na verdade o 'piloto' de uma série televisiva que nunca concretizou-se ), a primeira iniciativa de adaptar The Iron Man/O Homem de Ferro para as telas...
O filme, dirigido por Richard Irving ( ator e diretor em Masada e The Name of The Game ), narrava a história de um professor de Física e inventor brilhante que, ao testemunhar contra um bandido, torna-se alvo de uma quadrilha. Numa tentativa de matá-lo, os criminosos espancam-no até aleijá-lo, condenando-o a uma cadeira de rodas. Valendo-se de seu gênio criativo, ele desenvolve uma armadura que, além de devolver-lhe a capacidade de andar, ainda concede-lhe super-força e invulnerabilidade.
A armadura era 'prensada' sobre seu corpo, num mecanismo semelhante a uma forma instalado em seu furgão, do qual o 'Indestrutível Exo Man' surgia...
... ademais, a armadura era feita de um 'composto à prova de balas'.
Hão indefectíveis semelhanças entre ambos os conceitos: um ferimento incurável; uma super-armadura...
... a luta contra o crime; mesmo a cor vermelha entre ambas as armaduras.
Contudo, uma miríade de impossibilidades e inviabilidades técnicas ( lembremo-nos: era 1977! ) distam entre si os dois conceitos.
Oficialmente, o projeto de levar Iron Man/Homem de Ferro para a tela começou em abril de 1990 ( nada menos que treze anos depois de Exo Man ), quando a Universal comprou seus direitos da Marvel. O diretor, cotado para 'tocar as coisas' há época, era Stuart Gordon ( diretor de 'Reanimator', de 1985, e roteirista de 'Querida, encolhi as crianças', de 1989 ), e o filme era concebido como um projeto de baixo-orçamento - um filme B.
Em 1996 no entanto, a Fox comprou seus direitos da Universal e, no ano seguinte, o ator Nicolas Cage manifestou interesse em encarnar Tony Stark - Iron Man. Foi um período bastante ativo para o ator... parafraseando um de meus colaboradores, o Ilmo. Sr. Anderson 'McClane': " Ele queria fazer um super-herói de qualquer jeito! " Cage também tentaria The Superman...
... no protótipo do que tornar-se-ia Superman Returns ( de 2006 ).
O sonho de 'Nic' só realizar-se-ia, contudo, em 2007, com o Ghost Rider/Motoqueiro Fantasma:
É bom ver uma criança feliz, não é?
Continuando: em setembro de 1998, o ator Tom Cruise manifestou interesse em produzir bem como estrelar um filme sobre The Iron Man/O Homem de Ferro. Em outubro do ano seguinte, o laureado diretor e roteirista Quentin Tarantino ( de Django, de 2012 ) foi convidado a escrever um roteiro de filme para o 'Vingador Dourado'.
T H E I R O N M A N
( 'O Homem de Ferro' )
E N F I M...
Por fim, em novembro de 2008 a Marvel anunciou The Iron Man/O Homem de Ferro como seu 1º longa independente ( para tanto, desenvolveu o projeto do zero! ) com a Paramount Pictures como distribuidora. O diretor Jon Favreau ( de Zathura, de 2005 ) e também intérprete da personagem 'Happy' Hogan ( Nota 5: no Brasil, a personagem chegou a ser nomeada de 'Felizberto' ), o fiel motorista de Stark, assinou com a Marvel em abril de 2006 e, desde o início, inovou escolhendo a California como Set principal, rejeitando assim a Costa Leste dos EUA por considerá-la ( especialmente Nova York ) por demais 'batida'! Favreau elegeu Robert Downey Jr. para o papel central por ter tido seus pontos, tanto altos ( Downey é, certamente, um ator altamente reconhecido em Hollywood; tendo recebido, em 1992 com apenas 27 anos, a indicação ao Oscar de 'Melhor Ator' por Chaplin, e tendo ganho o Golden Globe como 'Melhor Ator de Comédia ou Musical' em 2010, por Sherlock Holmes ) quanto baixos ( tendo sido preso e fracassado em dois relacionamentos por conta de seu envolvimento com drogas ), reconhecidos publicamente; o que sintetizaria a essência de Tony Stark: do auge como The Iron Man/O Homem de Ferro à queda em 'O Demônio da Garrafa'.
Durante as filmagens, os atores - especialmente Downey e Terence Howard/James Rhodes ( Nota 6: Howard foi o salário mais alto da produção! ) - tinham a liberdade para criar e/ou improvisar seus próprios diálogos...
A idéia da coletiva no chão ( e comendo um hambúrguer ) do recém-liberto Tony Stark...
... foi do próprio Downey...!
As armaduras foram confeccionadas pelo mestre Stan Winston ( 1946-2008 ) - conforme visto no 5º Ato do HL2 ( vide Link: 'Aliens ( Parte II ) The Alien Queen' ) também projetista da Alien Queen ( de Aliens, 1986 ) - especialmente de borracha e metais leves; e sua utilização foi 'mesclada' à de modelos em CG, desenvolvidos pela Industrial Light e Magic ( ILM ).
T H E I R O N M A N
( 'O Homem de Ferro' )
A C R I A Ç Ã O
" Eu olho para o Mandarim mais como em Star Wars você tem o Imperador, mas é Darth Vader 'o cara' quem se quer ver em luta. Então você prepara o caminho para o momento em que os raios estão saindo dos dedos ( referindo-se ao embate entre as personagens Luke Skywalker e o Imperador Palpatine em 'Star Wars: O Retorno de Jedi' ) e tudo pode acontecer. Mas você só poderá vê-lo em O Retorno de Jedi, e não em Uma Nova Esperança. "
do diretor e ator Jon Favreau
O diretor Jon Favreau tinha, originalmente, a intenção de criar uma trilogia de filmes do Iron Man/Homem de Ferro ( oque acabou concretizando-se ) com Obadiah Stane tornando-se o Iron Monger/Monge de Ferro ao longo das sequências...
O primeiro vilão elencado seria, de fato, o Mandarim; contudo, após uma reunião entre ele e vários escritores de quadrinhos - incluindo o premiado autor escocês de graphic novels, Mark Millar - e, com o lançamento de Bridges para o papel de Stane, Favreau mudaria de idéia. A opinião de Millar sobre o Mandarim seria decisiva para a mudança de rumos do projeto: ele argumentou que a alegoria dos anéis não parecia adequada para a 'avant premiere' do 'Vingador Dourado', e que poderia ser melhor lapidada no decorrer das sequências. Ao argumento, somou-se a idéia ( o desejo, mais especificamente...! ) de Favreau de colocar o herói em choque com um inimigo gigantesco. Ademais, Favreau julgou mais oportuno colocar o Mandarim ( devido a seu ônus na mítica do Iron Man/Homem de Ferro ) no mesmo nível de Palpatine ( O Imperador, em Star Wars ) e Sauron ( em The Lord of The Rings ) ou seja, o derradeiro e mais poderoso dos inimigos já enfrentados!
As filmagens começaram em 12 de março de 2007, com as primeiras semanas tomadas no cativeiro de Stark no Afeganistão. Enquanto a captura propriamente dita de Tony foi filmada em Lone Pine ( Califórnia ), as cenas exteriores - como a longa caminhada de Stark pelas dunas de areia...
As filmagens começaram em 12 de março de 2007, com as primeiras semanas tomadas no cativeiro de Stark no Afeganistão. Enquanto a captura propriamente dita de Tony foi filmada em Lone Pine ( Califórnia ), as cenas exteriores - como a longa caminhada de Stark pelas dunas de areia...
... pouco após sua fuga com a armadura Mark I - foram filmadas nas dunas de Olancha ( idem ), nonde a equipe suportou dois dias com ventos de 60 a 100 Quilômetros por hora ( 40 a 60 Milhas por hora ).
Inaugurando uma fase nonde tornar-se-ia constante 'aparecer' nos filmes que viriam a compor o mega-sucesso The Avengers/Os Vingadores, Tony Stark ( Downey ) viria a, literalmente, esbarrar em Stan Lee ( muito bem acompanhado, diga-se )...
... em uma recepção. A personagem faria então a seu criador a bem humorada observação: 'Olha o coração, hein? Você não é de ferro!'
O roteirista Brian Michael Bendis ( de Demolidor, Alias e The Pulse ) escreveu três páginas de diálogos para a cena em que Tony Stark confronta - pela 1ª vez - Nick Fury ( Samuel L. Jackson ), o Diretor da Shield, para a direção do filme selecionar os melhores e mais apropriados para a sequência final. A participação de Jackson foi filmada com uma equipe reduzida, afim de mantê-la em sigilo...
... mas, dois dias depois de sua filmagem, já surgiram 'spoilers' na Internet. Kevin Feiji, da Marvel Studios, ordenou então a remoção da cena de quaisquer espécie de visualização/impressão, afim de preservar a surpresa final e manter os fãs na expectativa.
Pág. III
Nenhum comentário:
Postar um comentário