3º Ato ( Post )






Um filme* da Twentieth Century Fox Film Corporation...
* Ref ao filme 'Alien' ( 1979 ), dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver, do qual a Twentieth sustêm direitos *




... Action Figure** desenhada, esculpida e fabricada pela Neca Toys...
** Todos os direitos reservados **




... texto, pesquisa e desenvolvimento: 'The Hannibal lecter's*** Society'...
*** Hannibal 'the Cannibal' Lecter é uma personagem fictícia criado pelo dramaturgo Thomas Harris, cuja mais famosa interpretação coube ao ator Sir. Anthony Hopkins. A foto acima é da action figure nele inspirada, de fabrico da Neca Toys ***




APRESENTAM...




A     L     I     E     N


  " Vocês ainda não sabem com quê estão lidando: um organismo perfeito! A sua perfeição estrutural só se compara com sua hostilidade. (...) Eu admiro a sua pureza: um sobrevivente... desprovido de consciência, remorso, ou noções de moral. " 
Ash, 'The Robot' ( Ian Holm )


 Ao falar-se de 'monster movies' ( em português, 'filmes de monstros' ) certas produções não são apenas indispensáveis, mas também inevitáveis...! Como conceber esse rentável segmento do cinema sem mensurar King Kong ( de 1933 ) e sua invulgar magia da animação em plasticina, sob a técnica conhecida como 'stop motion'; ou Jaws ( 'Tubarão' no Brasil, de 1975 ) cujo feito - hercúleo para a época - foi o de projetar e manufaturar um ( na verdade: três! ) tubarão mecânico, totalmente funcional, de 8 metros...! Ou The Empire of the Ants ( 'Formigas Gigantes', de 1977 ) com suas 'trucagens' de câmera, envolvendo formigas ampliadas e bonecos gigantes... 
 Chega-se, nesse sentido, a Alien 1979 ( 'Alien - O 8º Passageiro' ), a legendária produção de Ridley Scott ( também Diretor de Hobin Hood, de 2010 ) cujas concepção, cenários e gigantismo ( e o monstro, por certo ) torna-se de inevitável menção!
 Muito embora dispense apresentações, seria insidioso de minha parte não enaltecer-lhe os principais feitos ( que são incontáveis!! ): ganhador do Oscar na categoria de 'Melhores Efeitos Visuais' e nomeado para a estatueta por 'Melhor Direção de Arte'; ganhador do Saturn Awards nas categorias 'Melhor Filme de Ficção', 'Melhor Direção', 'Melhor Atriz Coadjuvante' ( para Veronica Cartwright, no papel da navegadora Lambert ), e nomeado ao prêmio nas categorias 'Melhor Atriz' ( para Sigourney Weaver, no papel da tenente Ripley ), 'Melhor Maquiagem', 'Melhores Efeitos Especiais' e 'Melhor Roteiro'; ganhador do prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão ( a BAFTA ) de 'Melhor Música de Filme', e nomeado aos prêmios nas categorias de 'Melhor Figurino', 'Melhor Edição', 'Melhor Ator Coadjuvante' ( para John Hurt, no papel do oficial de vôo Kane ), e 'Melhor Estreante' ( para Weaver ); ganhador do Prêmio Hugo de 'Melhor Apresentação Dramática'; e do Grammy de 'Melhor Álbum de Trilha Sonora'.
 Em 2002, Alien 1979 foi considerado 'cultural, histórico, ou esteticamente significativo' pelo Conselho Nacional de Preservação de Filmes dos EUA, sendo assim selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso; ao lado de outros clássicos do mesmo ano, como All That Jazz e Apocalypse Now.
 Em 2008, o American Film Institute elegeu Alien 1979 como 'O 7º Melhor Filme no Gênero de Ficção Científica' em sua seleta lista 'Top10 AFI' ( classificação especial que elege os 10 melhores filmes em 10 gêneros do Cinema Americano ). No mesmo ano, a revista especializada Empire Magazine classificou o filme em 33º posto dentre 'Os 500 Melhores Filmes de Todos os Tempos'!
 O sucesso de Alien 1979 levou a 20th Century Fox a financiar três sequências diretas - todas tendo, em uníssono, Sigourney Weaver no papel da tenente Ripley - e duas 'crossovers' com a franquia Predator ( 'Predador', de 1987 ); são elas, respectivamente: Aliens ( 'Aliens, O Resgate', de 1986 ) dirigido por James Cameron ( de Titanic e Avatar, de 1997 e 2009 respectivamente ), que expandiu o conceito do original para uma série de mídias alternativas - como games e HQs - além de introduzir, na mítica da criatura, a singular Alien Queen ( ou 'Rainha Alien' )...



 ... também constante na coleção do Hannibal lecter´s ( vide Facebook e/ou Orkut ) e assunto ( como todos  os demais itens que hei de mencionar a seguir ) de abordagem futura; Alien 3 ( id., de 1992 ) dirigido pelo, há época, estreante David Fincher ( de 'Seven, os 7 crimes capitais' e 'Clube da Luta', de 1995 e 1999 respectivamente ), que redimensionou o monstro em um de seus aspectos mais intrigantes - o Dog Alien ( ou 'Alien Cão' ); Alien: Ressurrection ( 'Alien - A Ressurreição', de 1997 ), do francês Jean-Pierre Jeunet ( de 'Delicatessen', de 1991 ), que apresentou ao público o impressionante resultado da intersecção entre Aliens e humanos sob a forma do Newborn Alien ( ou 'Alien Recém-Nascido' )...



 ... o qual a coleção do Hl´s orgulha-se ( e muito! ) de possuir a raríssima peça, de fabrico da Kenner, de 1997, sobre a qual também falarei a seu tempo; Alien vs. Predator ( 'Alien vs Predador', de 2004 ), dirigido por Paul W. S. Anderson ( de 'Os 3 Mosqueteiros', de 2011 ); e, por fim, de Alien vs. Predator: Requiem ( 'Alien vs Predador II', de 2007 ), dirigido por Colin e Greg Strause ( de 'Skyline: A Invasão', de 2010 ), que introduziu uma figura já bastante mencionada no universo alternativo dos Games, o Predalien, também, item da coleção...
 Em julho de 2009, a 20th Century Fox anunciou que Jon Spaihts tinha sido contratado para escrever uma prequel para Alien 1979 - idéia que já rondava as mentes de Ridley Scott e de Sigourney Weaver desde 2003. O texto foi, posteriormente, revisto por Scott ( escalado desde o ínicio para a direção do longa ) e por Damon Lindelof. Depois de cotarem-se vários títulos, a película foi batizada de Prometheus; tendo entrado em produção em maio de 2011 e atualmente em cartaz. A Neca Toys detêm-lhe os direitos de merchandising, e anuncia ( vide link do site oficial Neca Toys http://necaonline.com/33284/blog/news-and-announcements/the-2012-alien-and-aliens-line-everything-that-we-can-share/ ) lançar-lhe action figures até o mês de setembro deste ano. Tanto a avaliação do filme Prometheus quanto das figuras dele extraídas ( da Neca ) constarão na 2ª parte deste mesmo 'Ato', prevista para início de julho. 
 Em torno e após a exibição de Alien 1979, houve um conjunto de produtos e mídias decorrentes; os quais incluíram uma novelização ( por Alan Dean Foster ) em versões adulto e infanto-juvenil; uma HQ ( publicada pela Heavy Metal ) intitulada 'Alien: A História Ilustrada'; e uma action figure ( excelente, sem dúvida, para a época! ) da Kenner, à qual veremos no respectivo capítulo. 
 Conforme mensurei no princípio - um legado impecável! Contudo, é mister analisarmos a gênese desse ícone cultural que é Alien 1979 e, para tal, devemos voltar, no tempo e no espaço, afim de encontrar um jovem e talentoso escritor e roteirista...

 ... de nome Dan O' Bannon...


Dark Star ( 1974 )
* 'Estrela Escura', em português *

Dan O' Bannon ( à esq. ), John Carpenter ( à dir. ) e o elenco de 'Dark Star', em 1974.


 " Eu sabia que queria fazer um filme de terror em uma nave espacial com um pequeno número de astronautas. "  
Dan O' Bannon ( 1946-2009 ) 


 Enquanto estudava cinema na University of Southern California, Dan O' Bannon e o artista conceitual Ron Cobb ( que, em Alien 1979, tornar-se-ia responsável pela concepção, criação e produção dos planos, internos e externos, do rebocador Nostromo ) associaram-se ao, então, jovem e promissor diretor John Carpenter ( que, conforme visto anteriormente, imortalizaria-se por The Thing 1982 ) para a produção de um 'filme B' intitulado Dark Star.
 O filme, uma mescla incomum de comédia e ficção científica, narrava as desventuraras da ( pitoresca diga-se ) tripulação da espaçonave Dark Star, encarregada da destruição de planetas que atrapalhassem a colonização humana do espaço.
 Entre os mau-funcionamentos das máquinas, o tédio, e as trapalhadas dos tripulantes, o filme incluía um alienígena 'esquisitíssimo', mascote de um dos tripulantes ...



 ... ( na verdade, uma bola de praia pintada com spray ), azarado e arruaceiro...!
 Muito embora não tenha tido uma boa receptividade no início ( mais por culpa da produtora, que veiculou-o como uma ficção e não como uma comédia, desfocalizando-o de seu público alvo ), com a popularização do VHS ( no início da década de 80 ) o filme alcançou o status de 'cult movie' - o Rotten Tomatoes pontua-lhe 80% de aprovação, completada com uma breve observação: 'uma sátira amalucada de 2001 ( referindo-se a '2001 - Uma Odisséia no Espaço', de 1968, por Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke ), Dark Star pode não ser considerada a mais consistente comédia de ficção científica, porém seu retrato da excentricidade humana é uma adição bem vinda ao gênero.' O crítico de cinema Roger Ebert atribuiu a Dark Star uma cotação de 3 estrelas.
 A experiência contudo, teria particular significado para O' Bannon, estimulando-o a evoluir e centralizar a trama no sentido do horror ao invés da comédia, além do esforço no sentido de criar um monstro inteiramente novo - exclusivo! - ímpar tanto na forma quanto no desenvolvimento...!

 Algo que parecesse real!!


Memory

Ronald Shusett, co-criador de Alien 1979


 Em contrapartida, naquele tempo, Ronald Shusett estava trabalhando na versão inicial de um roteiro para o conto de Philip K. Dick ' We Can Remember it for You Wholesale' ( adp. port. 'Nós Vendemos Lembranças por Atacado' ), de 1966, que acabaria por tornar-se Total Recall ( ou 'O Vingador do Futuro', de 1990, dirigido por Paul Verhoeven ), quando conheceu o projeto Dark Star.
 Impressionado, com a trama e roteiro, ele contatou O' Bannon acertando com ele um 'pacto de colaboração mútua', que acabou por priorizar Dark Star - por crer-se ser mais fácil e barato para produção.
 A nova versão de Dark Star já encontrava-se em adiantada fase de criação, sob o título provisório de Memory ( 'Memória', em português ), englobando o que tornar-se-iam as sequências iniciais de Alien 1979: o despertar ( prematuro ) dos astronautas de seu sono criogênico; a descoberta do sinal desconhecido; o planeta alienígena; a aterrissagem desastrosa... contudo, O' Bannon não encontrara ( ainda! ) o novo conceito de monstro que estava procurando...

 ... porém, o Destino - e uma inesperada viagem a Paris - mudariam isso...!


O Necronomicon
* Ref. ao compêndio de imagens publicado, em 1977, pelo artista suiço H. R. Giger * 

* Dan O' Bannon ( à esq. ) e H. R. Giger, em 1978 *


 " Suas pinturas tiveram um profundo efeito em mim. Eu nunca tinha visto algo ao mesmo tempo tão horrível e tão belo quanto seu trabalho. "
Dan O' Bannon ( 1946-2009 )


 O'Bannon fôra convidado a participar da adaptação do romance de Frank Herbert, Dune ( 'Duna' em português, de 1965 ), para o cinema; o que levou-o a Paris por seis meses. Lá, O' Bannon conheceu vários artistas conceituais que puderam delinear novos contornos ao projeto Memory, dentre eles Chris Foss ( que, em Alien 1979, tornar-se-ia responsável pela concepção e criação dos trajes, civis e espaciais...



 ... usados pelos tripulantes do Nostromo e H. R. Giger, a mais imprescindível colaboração com o filme, na elaboração de todos os seus contornos alienígenas...





 ... e, no conceito central de monstro que O' Bannon tanto procurava...






 " (...) acabei escrevendo um roteiro sobre o monstro de Giger. "
Dan O' Bannon ( 1946-2009 )


enfim... 'Alien'

 De volta a Los Angeles, O' Bannon e Shusett revisitariam o roteiro de Memory; Shusett apresentaria a O' Bannon uma idéia sua ( subutilizada em outro roteiro ) acerca de gremlins ou diabretes que infiltravam-se em um bombardeiro B-17, durante a 2ª Guerra Mundial ( 1939-1945 ), afim de sabotar e infernizar a vida dos tripulantes ( há uma menção dessa idéia no filme 'Gremlins', de 1984, de Joe Dante ), sugerindo-lhe lapidá-la e desenvolvê-la no cenário da espaçonave após a segunda metade do texto. Dark Star evoluiria então para Star Beast ( ou 'Besta Estelar', em português ), título provisório até a adoção de Alien ( ou 'Alienígena', em português ); selecionado por O' Bannon ao perceber-se quantas vezes a palavra repetia-se no texto. Shusett aprovou o título, em concordância com O' Bannon, pelo duplo sentido que ele proporcionava, sendo, ao mesmo, tanto substantivo quanto adjetivo.
 Shusett sugeriu ainda a idéia de um dos membros da tripulação ser 'infectado' pela forma de vida alienígena; que desenvolveria-se e embrionaria secretamente nele até, literalmente, 'estourá-lo' e invadir a nave - seria uma maneira eficiente de transitar o monstro de fora para dentro da espaçonave ( e, para a vida de seus tripulantes ). Nesse tópico, o autor David McIntee demonstra a influência de um episódio da premiada série de ficção científica britânica 'Doctor Who' de nome 'A Arca no Espaço', de 1975, nonde uma rainha inseto alienígena implanta larvas em hospedeiros humanos, que cresciam e desenvolviam-se, afim de devorá-los... um ciclo vital certamente inspirado no da vespa da espécie 'ichneumons'.
 O' Bannon corroboraria uma série de influências distintas na 'brainstorm' de Alien 1979; como ele mesmo disse certa vez: " Não roubei Alien de ninguém. Roubei de todos! " Dentre as várias fontes, convêm mensurar:


The Thing from Another World ( 1951 )
* 'O Monstro do Ártico' no Brasil ( conforme visto anteriormente ) * 




 Inspirou-lhe a idéia de um grupo de pessoas comuns ( profissionais e operários ) sendo perseguidos por uma mortal criatura alienígena, num ambiente tão claustrofóbico quanto inescapável.


Junkyard ( 1953 )
* Inédito no Brasil *


 Um conto de Clifford D. Simak, nonde uma exploração científica descobre uma câmara misteriosa cheia de ovos.

* Il. original por H. R. Giger ( 1978 ) *

Forbidden Planet ( 1956 )
* 'Planeta Proibido' no Brasil *



 Inspirou-lhe a idéia do 'sinal acústico' que é interceptado pela tripulação de uma espaçonave errante, que avisa sobre um perigo terrível, e que os atrai para um mundo estranho, nonde são sistematicamente caçados e assassinados por um estranho predador ( que, diga-se, no filme de 56 era invisível ).


Terrore nello Spazio ( 1965 )
* 'Planeta dos Vampiros' no Brasil *




 Contêm uma cena em que os exploradores encontram o esqueleto de um gigantesco alienígena, que serviu de base para a construção da 'Sequência do Space Jockey', encontrado morto e fossilizado, pelo capitão Dallas e seu grupo.



 Com 2/3 de Alien 1979 pronto, chegara a hora de O' Bannon e Shusett 'irem a campo' em busca de um estúdio que efetivasse o projeto. Eles estavam às vésperas de um negócio com Roger Corman quando a Brandywine, com ligações com a Fox, apareceu... e, ainda bem não é? Já imaginaram Alien 1979 nas mãos do vice-rei dos 'filmes B'? Provavelmente, a criatura lembraria algo, de borracha, saído de algum filme japonês!
 A Brandywine era dirigida por Gordon Carroll e pela dupla de criadores Walter Hill e David Giler que tensionavam novo conjunto de adições e transformações no roteiro, colocando-os em choque com O' Bannon e Shusett.
 Dentre as alterações, uma em particular viria a somar ainda mais impacto ao, já aterrorizante, Alien 1979...


Ash, o robô


" Eles não eram bons em fazê-lo melhor, ou, de fato, em não torná-lo ainda pior! "
Ronald Shusett ( sobre Hill e Giler )

 " ( ... ) foi uma das melhores coisas do filme... A idéia e o cenário eram deles. "
idem, posteriormente, sobre a subtrama 'Ash'


 Hill e Giler passaram por oito versões de roteiro, decantando diálogos afim de torná-los mais naturais, lapidando aqui e ali, até alcançar a versão definitiva de Alien 1979; mas, sua principal contribuição, que gerou especial sismo com O' Bannon ( que considerava a adição " desnecessária " ) foi a subtrama de Ash, revelado, no final da história, um andróide.
 Com a versão final em mãos, os produtores procuraram a Fox que liberou-lhes um crédito conservador de U$ 4,2 milhões de dólares.
 Era hora de elencar o 'escopo' do filme - a começar pelo Diretor! O' Bannon foi cogitado inicialmente, mas a Fox preferiu Hill, que declinou por motivos de agenda e por sentir-se desconfortável com a parte de efeitos do filme... Nomes como Peter Yates ( 1929-2011 ), de 'Krull' ( 1983 ), e Robert Aldrich ( 1918-1983 ) foram cogitados e descartados, pois temia-se que enveredassem Alien 1979 para o gênero de 'B'...
 Outro nome despontou - por seu brilhante trabalho em The Duellists ( 'Os Duelistas' no Brasil, de 1977 )... e esse 'cara' faria as últimas revisões em Alien 1979, de forma a torná-lo um clássico irrevogável ...!

Pág. 1

Um comentário: