T H E T H I N G
1982
* 'Enigma do Outro Mundo', no Brasil *
* The Thing 1982; Universal Pictures *
" Aquilo estava sempre surgindo no script (...) Rob ( ref. a Rob Bottin ) e eu começamos a conversar e percebi que a Coisa podia tornar-se qualquer
coisa. Ela imitara tantas diferentes formas de vida e podia fazer muitas
coisas diferentes com o corpo humano; bastava apenas imaginar a forma que pretendia assumir. Então essa foi a parte mais emocionante (...) "
John Carpenter ( Junho de 1996 )
Mesmo tendo sido, originalmente, tratado como uma refilmagem da livre-adaptação, de 1951, da RKO - The Thing From Another World - da dupla Hawks/Nyby, a versão de John Carpenter, de 1982, da Universal - The Thing - deveria ter sido entendida como uma versão mais fiel de Who Goes There? ( 1938 ) para os cinemas; uma vez que o roteiro de 51 tivesse pouco ( ou nada ) haver com o original de Campbell Jr.
Bill Lancaster, escritor e roteirista de The Thing, preocupou-se demasiadamente em seguir os passos de Campbell, ainda que ajustando e adaptando o texto às exigências e necessidades do formato diferenciado ( a 'Tela Grande'). Bom exemplo - do eficiente trabalho de Lancaster nesse processo - está, exatamente, na análise do Dog Thing, feita por Blair, o biólogo:
" Isto digeriu Charnauk ( nome de um dos cães ), e ao digeri-lo, estudou cada célula de seu tecido, para poder transformar suas próprias células e imitá-las com exatidão. "
Campbell, John W., Who Goes There? Robinson Publishing, 1986, p. 66
" Isto aqui se trata de um organismo que imita outras formas de vida, e imita perfeitamente! Quando atacou nossos cachorros 'ela' tentou digeri-los, absorvê-los...! E essa 'Coisa' tomou a forma deles para imitá-los! "
The Thing. USA. 1982
Usualmente, sequências inteiras são descartadas ( conquanto outras - novas! - são projetadas ) à medida que o roteiro evolui. Como qualquer outro profissional de seu calibre, Lancaster tinha de dimensionar e re-dimensionar Who Goes There?, de forma a torná-lo original, fluídico, a seus diálogos mais naturais, a seus efeitos mais críveis e viáveis, à sua duração mais apropriada e - o mais importante - a torná-lo mais barato!
Nesse ritmo, uma interessante sequência - The Thing on the Ice ( 'A Coisa no gelo', em português ) vista abaixo em storyboard - acabou por ser suprimida:
Conquanto The Thing 1982 maturava-se, e, antes da entrada no projeto de Rob Bottin e sua equipe de criação ( na qual figuravam os ilustradores Michael Ploog e Mentor Huebner ) a criação seguia a cargo de Dale Kuipers, que projetara a criatura sob o aspeto de um inseto gigantesco...
... mui semelhante ao Facehugger de Alien 1979:
Kuipers, porém, fôra fiel ao texto de Campbell ao conceder à Coisa a indelével capacidade de sondar mentes humanas ( telepatia ) e, até mesmo, de induzir-lhes alucinações.
A E R A D E B O T T I N
* Rob Bottin ( à esq. ) e o diretor John Carpenter ( dir. ), em 1981. *
" Ele ( referindo-se a Kuipers ) veio com algo que era bastante parecido com o face-hugger de Alien (...) mas aquilo era, basicamente, um grande inseto... Para mim, devido ao título, eu esperava algo mais como 'a Coisa'. "
Rob Bottin ( Nov/Dez de 1982 )
Ainda durante a pré-produção de The Thing 1982, Dale Kuipers foi obrigado a abandonar o projeto por razões de saúde, levando Carpenter a incumbir Rob Bottin ( com quem já trabalhara anteriormente em 'O Nevoeiro', de 1980 ) a dar continuidade aos trabalhos. Ainda que Bottin houvesse se impressionado com a consistência dos protótipos de Kuipers, ele convenceu Carpenter a remodelar o conceito da Coisa, rompendo assim com quaisquer analogias com Alien 1979.
Bottin dispendeu mais de um ano no projeto. Suas criações ( e, às de sua equipe ), de esboços a projetos detalhados...
... esculpo...
... manufatura...
... até o produto final...
... elevaram os gastos estimados de The Thing 1982 de $ 750.000 para $ 1.5 milhão de dólares!
The Thing 1982 levou três meses para ser filmado, sendo que, a maioria de suas sequências foram produzidas em seis sets de filmagem - artificialmente refrigerados...
The Thing 1982 levou três meses para ser filmado, sendo que, a maioria de suas sequências foram produzidas em seis sets de filmagem - artificialmente refrigerados...
... em Los Angeles; com atores e as equipes, técnica e de gravação, trabalhando sob real atmosfera frívola.
Muito embora The Thing 1982 fosse o 8º longa-metragem de sua carreira, era a primeira vez que John Carpenter dirigia sob a produção dum grande estúdio ( a Universal ) e com uma verba tão expansiva.
Paralelamente, Lancaster refinara o roteiro até seu formato definitivo e, reconhecendo a produção da RKO - tanto em validade quanto em importância histórica - o produto final seccionara Who Goes There? em dois momentos históricos distintos; o primeiro, iniciado com o Dog Thing em fuga pela planície antártida; e, um anterior a ele - uma 'pré-história' - composta de 'partículas de ação', ocorridas noutro tempo ( alguns dias antes de The Thing 1982 ) e noutro espaço ( uma remota estação - inominada - de pesquisas da Noruega ).
Nessa 'prequel' portanto - desvendada simultaneamente pelo público e pelos membros do Outpost 31, à medida em que The Thing 1982 se desenrolasse - estaria a 1ª fração de Who Goes There?; quando da descoberta da Coisa em seu 'esquife de gelo'...
... também conhecida como The Ice Block Alien ( 'Alienígena no Bloco de Gelo', em port. ) e de sua espaçonave...
Sua desastrosa dinamitação...
... que a reduziria a escombros...
" E aqueles noruegueses explodiram tudo! "
O despertar do Ice Block Alien, e a onda de destruição e demência que seguiu-se...
" Meu Deus Mac., que diabos aconteceu aqui? "
... e, ao mesmo, agregando elementos novos ao clássico de Campbell, como, por exemplo, o Splitface:
Em suma, uma interessante secção, tanto de Who Goes There? quanto de The Thing 1982, criada e preservada - congelada e imperturbada - nesse hiato no script de Lancaster...
... imperturbada... até o ano de 2011...
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