" Ele ( referindo-se a Alien 1979 ) é uma experiência estressante, uma espécie de psicose na qual o expectador é lançado sem oportunidade de defesa. "
Ridley Scott, à Revista Veja

 Coube aos artistas conceituais Neal Scanlan e Connor O' Sullivan o desenvolvimento de todas as criaturas alienígenas do filme, e eles ( e sua equipe de criação ) desenvolveram-nas com aspecto lógico e biológico simultaneamente. Segundo Scanlan, a fonte de inspiração dos protótipos ( propostos por Ridley Scott ) foram criaturas marinhas, flores e plantas...
 A seguir, hei de avaliar as principais delas - algumas têm ainda papel indeterminado na mitologia Alien, outras contudo, representam ecos do original de 79 - tanto em sua forma quanto em seu desenvolvimento...

A S  D I F E R E N T E S  F A C E S  D O  'A N T I C R I S T O'...
R E V I S I T A D A S

1.0 - A Hammerpede


 O aspecto da Hammerpede é decorrente da fusão da aparência geral de criaturas do mar ( especialmente peixes e cobras dos abismos marinhos ) - com subestruturas como veias, artérias e até mesmo orgãos, visíveis sob a pela vítrea - com a 'substância' ( a massa muscular! ) possante das serpentes terrestres e, para sua criação, foram usados efeitos digitais e bonecos...



 O propósito prático da criatura na atmosfera de Alien 1979 não é seguro, e há grande dissonância sobre,  entre os aficionados... Alguns argumentam que seria a Hammerpede uma resultante da fantástica capacidade da 'matéria escura' de perverter a natureza física... Outros, em contrapartida, entendem-na como um protótipo do Chestburster, só que 'fora do processo' da criação de Alien ( destinado, contudo, a reencontrá-lo ) sendo, ao mesmo, uma tendência visível de seu ciclo de vida ainda em mutação... de qualquer forma, o assunto ainda é controverso...!
 Se Prometheus não nos ajuda, o 'modus operandi' de Scott nos dá uma dica: da mesma forma que reservou um susto aos atores em 78 ( na 'Sequência do Estoura Peitos' ) ele tornou a assustar os protagonistas de Prometheus quando - na ponta da linha - puxou a criatura do corpo da personagem 'Milburn', fazendo-na saltar de seu cadáver para um veio d'água; dando um susto legítimo nos atores e arrancando um grito genuíno da 'médica' da equipe...!
 Creio que, de fato, a estranha criatura deva receptar/legar algo do Chestburster original...




2.0 - O Trilobite
* também conhecido como ( TCC ) 'proto Facehugger' e 'Bodyhugger' *


 Nos primeiros projetos do Trilobite ( ou 'Trilobita' em português, em referência ao artrópode característico do período Paleozóico com que conserva certa semelhança em seu aspecto final ) a criatura parecia-se com uma lula ou polvo, até seu conceito ser repensado pelo design de produção Neville Page. Foi-lhe, por fim, concedido o aspecto de um embrião humano ( ainda em seu estágio inicial de vida ) tendo sua 'prole' de tentáculos fusa, para gradualmente ir dividindo-se e subdividindo-se, à medida que maturava-se.
 A criatura em seu estado nato ( vista naquela conhecida como 'Sequência do Parto' ) tinha a pele feita de silicone...



 ... e era animada mecanicamente...
 Quando adulta, além do fóssil que concede-lhe o nome, a 'coisa' captou influências do 'polvo alienígena' ilustrado por Jean 'Moebius' Giraud...



 ... para a HQ The Long Tomorrow ( em port. 'O Longo Amanhã' ), escrita por, ninguém menos que Dan O' Bannon, em 1975.
 Contudo, sua forma final...



 ... advém de uma lula gigante ( mui provavelmente um espécime da 'Lula-colossal', capturada em 2007 por pescadores neozelandeses ) que Arthur Max vira preservada cristalizada.
 De igual forma à Hammerpede, pode-se notar certa ancestralidade do Trilobite...



 ... no Facehugger primitivo...




3.0 - O Deacon
* TCC 'proto Alien' *


 O nome 'Deacon' ( em port. 'Diácono' ) foi uma sugestão do próprio Scott para o 'proto Alien'...
 Ridley achou semelhança entre o formato da cabeça da criatura ( achatada e pontuda )...



 ... com uma mitra bispal - aquele 'chapéu' usado pela autoridade eclesiástica...! Nas palavras do Diretor: " O 'diácono' do Mal. "
 A inspiração para a sequência final de Prometheus...






 ... nonde Deacon/proto Alien irrompe do cadáver do 'Engenheiro', veio do nascimento de potros; razão pela qual a pele da criatura é iridescente e viscosa e hão vestígios de orgãos internos na poça ícor ( fig. 1 ) ao aspecto duma placenta.
 A mandíbula da criatura - saliente e angulada - traz também vestígios da abertura e mordedura da boca do Tubarão-duende.
 Certamente a criatura mais importante da nova mitologia de Prometheus, Deacon/proto Alien traz consigo - em seu aspecto geral, forma e desenvolvimento...



 ... grande semelhanças com a versão de Giger/Rambaldi, de 1979...



 Nesse sentido, podemos, indubitavelmente, atestar as tais 'cadeias de DNA' de Alien 1979 mencionadas por Scott em Prometheus; contudo, Alien, Chestburster e Facehugger nele aparecem individualizados (!), com pouca ( ou até nenhuma... ) conexão entre si.
 Porém, sua presença - maximizada com a nova mitologia de Prometheus - garantiram-lhe inexorável sucesso...

 ... talvez até sequência (s)...!

Pág. 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário