13º Ato ( Post ) 'THE MARVELS' Parte Final, Pág. II                                                                                                                                                

( 'O Incrível Hulk' )

TEMPOS MODERNOS



 " O Hulk é mais forte do que a maioria dos mortais e imortais que já caminharam sobre a Terra. "
do diretor de cinema e escritor de quadrinhos Greg Pak.



 No início do Século XXI, o Dr. Banner e os três Hulks ( Green, Gray e Professor ) descobrem serem capazes de interagir uns com os outros...




 Apesar do trunfo ( somado ao fato de poderem revezar-se 'ocupando' o corpo de Banner ), o Dr. adoece, sendo descoberto ser ele portador da doença de Lou Gehrig ( Nota 30: TCC Esclerose Lateral Amiotrófica ou Doença de Charcot, trata-se de uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores - as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos - e com a sensibilidade preservada. Dentre as personalidades célebres afetadas pela 'ELA' está o físico e cosmógolo Stephen Hawking, cuja vida foi em parte retratada no recente 'A Teoria do Tudo', nonde foi interpretado pelo ator Eddie Redmayne. Quanto ao Dr. Banner, cabe observar-se que ele foi curado - pelo Líder! - por meio de uma terapia genética que valeu-se das células de seu finado pai, Brian Banner ).
 Enquanto Banner definha no mundo físico, em seu universo interior, sua personalidade e as dos três Hulks, confrontam-se com uma quinta persona ( afora o 'Guilt-Hulk', e, ao mesmo, sua 'evolução' ): o 'Devil-Hulk'...




 ... ( ou 'Hulk-Diabólico', em port. ), que representa toda a crueldade, selvageria e sadismo, 'represados' no fundo do Inconsciente de Banner. Aproveitando-se da debilidade física do Dr., o 'D-H' almeja escapar de seu controle mental e 'corporificar-se' em nosso mundo, em busca de destruição e devastação! 
 Após o choque com Banner e os Hulks ( e, paralelamente, à sua cura ) o 'D-H' é vencido e novamente 'trancado' nas profundezas do Inconsciente do Dr. 
 Em 2005, os 'Illuminati' ( Nota 31: sociedade presidida por Tony Stark/Homem de Ferro, Raio Negro, o 'Professor-X', o Dr. Estranho, o Sr. Fantástico e Namor ) decide que o Hulk é demasiadamente perigoso ( e incontrolável ) para permanecer na Terra e, ardilosamente, envia-lhe para um mundo bárbaro distante ( Nota 32: com o veto do Príncipe Submarino, saiba-se ): o planeta Sakaar...

 Assim, paralelamente à saga 'Guerra Civil' ( 2006-2007 ) e antes da saga 'A Morte do Capitão América' ( 2007-2008 ), o Universo Marvel mergulhava nos eventos de 'Planeta Hulk' ( de abril de 2006 a junho de 2007 ):





 Assinada por Greg Pak e desenhada por Carlo Pagulayan e Aaron Lopresti, Planet Hulk narra a tomada de Sakaar pelo Hulk ( eventualmente ajudado pelos heróis do Warbound ) e seu casamento com a Rainha alienígena Caiera. Do casamento, nascem seus dois filhos: Skaar...




 ... e Hiro-Kala...




 Contudo, Miek, um membro do Warbound, secretamente sabota o núcleo da espaçonave que trouxera o 'golias esmeralda' até Sakaar, fazendo-a explodir seu novo lar e matar sua amada esposa Caiera: 




 Crendo ser outro ardil dos 'Illuminati', o verdão e o Warbound vêem a Terra afim de 'descer a porrada' (!) em todo mundo...!! Era o início de 'Guerra Mundial Hulk' ( de julho de 2007 a janeiro de 2008 ): 




 Imputando uma derrota esmagadora aos Illuminati e uma devastação sem precedentes, o Hulk é por fim vencido quando toda sua energia gama mutante é drenada de seu corpo... Parte dessa energia seria utilizada, posteriormente, na criação do Red-Hulk.
 De volta a nosso mundo, em 1998, Peter David decide-se por 'matar' Betty Ross, o que - a curto prazo - levou-lhe a romper com a Marvel. Os argumentos do verdão passariam então para o desenhista e roteirista John Byrne ( que já trabalhara com o Hulk ), Paul Jenkins ( de Hellblazer e The Sentry ) e Bruce Jones ( de Conan, the barbarian e Twisted Tales ):




 Além de 'ressuscitar' Betty Ross, Jones também introduziu certos elementos em parte usados em The Incredible Hulk-2008, como os Srs. 'Verde' ( Banner ) e 'Azul' ( que, no filme, é o nickname do Dr. Sterns enquanto nos quadrinhos é, precisamente, o de Betty Ross ), e a busca pelo sangue do Dr. Banner-Hulk ( que, no filme, é empreendida pelo General Ross e Sterns e na HQ por uma organização secreta ).
 Em 2005 contudo, é revelado que a entidade 'Pesadelo' manipulara as memórias do Hulk; deixando implícito que a 'Era Jones' não passou de uma série de ilusões. Saiba-se: oficialmente, Betty Ross está viva! Hoje ela é a 'Red She-Hulk': 




 No devir dos eventos de 'A Morte do Capitão América', é sabido de um plano do Líder e MODOK para controlar o mundo e 'manipular' as energias roubadas de Banner para 'hulkificar' outros seres. O plano é impedido por Banner que, em um ato de sacrifício, reabsorve a imensa força do Hulk para si, voltando a tornar-se o 'golias esmeralda'... sua fúria contudo, dessa vez é detida por seu filho Skarr.
 Em 2010, durante os eventos da Saga 'O Cêrco', o Dr. Banner experimenta temporariamente as memórias de Tony Stark, nonde ele vislumbra um momento em sua trajetória ( ocorrido antes de tornarem-se o Hulk e o Homem de Ferro, respectivamente ) nonde ele 'adultera' a 'G-Bomb', visando torna-la mais eficiente...




 ... o que faz dele o principal responsável pelo incidente que transformou Bruce Banner no Hulk, originalmente. Após o inevitável choque entre os heróis, Banner descobre que - graças às modificações de Stark - o engenho tornara-se menos possante, o que impediu que Banner fosse totalmente desintegrado por sua explosão.

 Nos dias atuais... Bruce Banner/Hulk permanece em sua condição de herói e membro ocasional da super-equipe dos Vingadores...

 Desde sua estréia, em maio de 1962, o Incrível Hulk tornou-se progressivamente mais poderoso, musculoso e tonificado. Contudo, sua mudança não foi tão conceitual e artisticamente variada como a do Iron Man/Homem de Ferro. Ainda assim, cabe-me apontar o trabalho de alguns artistas virtuosos que fizeram história à frente do verdão, como Jack 'The King' Kirby ( seu criador )...




 ... o Grande Sal Buscema...




 ... e o canadense David Finch...




 Há também a ( nas palavras do próprio ) versão 'bloco quadrado' de Jim Lee, para Heroes Reborn...




 ... e a de John Romita Jr...




 ... e Mark Silvestri...




 ... sem deixar de mencionar, certamente, as incríveis versões de Dale Keown...




 ... e do 'brazuca' Mike Deodato Jr...




 ... que, como veremos em tempo, foram as principais referências para a criação do modelo de The Incredible Hulk-2008; aqui visto na concepção do designer-chefe da produção, Aaron Sims:




Pág. II

Nenhum comentário:

Postar um comentário