Novo // New /// Nuevo: 13º Ato ( Post ) 'THE MARVELS' Parte Final, Pág. XIV                                                    

'O  S    V I N G A D O R E S    A    E R A    D E    U L T R O N' 

R E C E P Ç Ã O...

* The Avengers: Age of Ultron ( 'Vingadores: A Era de Ultron', no Brasil ) 2015; Walt Disney Motion Pictures.*


 " Chegará o dia em que o filme Vingadores entrará em colapso sob o peso de sua própria grandiosidade. Quero dizer, quantas vezes eles poderão salvar o mundo? Mas esse dia ainda não chegou. "
Richard Roeper, ao Chicago Sun-Times


 'Vingadores: A Era de Ultron' fez sua estréia mundial em 13 de abril de 2015, no teatro Dolby em Hollywood...

 A partir de 05 de julho de 2015, Age of Ultron já arrecadara $ 454.2 milhões dólares na América do Norte e $ 929.3 milhões dólares em outros territórios, em um total mundial de $ 1.383 milhões dólares!! É o quinto filme de maior bilheteria de todos os tempos! Age of Ultron estabeleceu um novo recorde mundial para final de semana de estréia em IMAX, com $ 25.2 milhões de dólares ( Nota 100: recorde anteriormente detido por 'O Cavaleiro das Trevas Ressurge', de 2012 ) além de também quebrar o recorde para o filme que mais rapidamente ganhou $ 40.000.000 em cinemas IMAX, fazendo-o em 12 dias!!

 Em 15 de maio de 2015, 'Vingadores: A Era de Ultron' tornou-se o 21º filme na história do cinema, o 3º filme da Marvel Studios, e o 8º filme distribuído pela a Disney, a superar a marca de $ 1.000.000 de dólares em bilheterias!! 

 O Brasil figura na 3ª Posição dentre as maiores bilheterias de Age of Ultron fora da América do Norte, com $ 29.000.000 de dólares americanos ( Nota 101: dados referentes à data de encerramento desta seção, em 06/07/2015 )!

 O Rotten Tomatoes indicou-lhe uma aprovação de 74%, com uma classificação média de 6.7-10, baseada em 265 comentários ( contra 92% de seu predecessor, com classificação média de 8-10, baseada em 301 comentários )! No Metacritic, o filme obteve uma pontuação de 66 de 100, baseada em 49 críticas favoráveis ( ante 69 de 100 de seu predecessor, baseada em 43 avaliações )!
 Age of Ultron recebeu críticas favoráveis de Todd McCarthy, do Hollywood Reporter; de Peter Travers, da Rolling Stone; e de Richard Roeper ( que inclusive abre esta seção ), do Chicago Sun-Times, que atribuiu ao filme três estrelas e meia de quatro.


... &  L E G A D O
O  P R E S E N T E:

O  G A V I Ã O  A R Q U E I R O

* The Hawkeye ( 'O Gavião Arqueiro', no Brasil ) pelo espanhol Carlos Pacheco.*


 " ( ... ) é um cara solitário ( referindo-se ao 'Gavião Arqueiro' ), ele só luta em equipe por obrigação. ( ... ) Aqui ( em 'Era de Ultron' ) você vai entender porquê ele pensa do jeito que pensa. "
do ator, produtor e músico Jeremy Renner


 A meu ver, Age of Ultron foi ( certamente ) um dos filmes do ano, e creio que o 'encerramento' de sua bilheteria só deva confirmá-lo...

 Entretanto, como a maioria daqueles que eu conheço, senti que faltou algo no filme - um elemento indefinível! - que me impede de aprová-lo integralmente. Ao mesmo, não posso deixar de reconhecer - como um dos grandes méritos do mesmo - que Joss Whedon acertou em cheio ao 'humanizar' ainda mais as personagens do que no Vingadores anterior: temos um Tony Stark mais paternalista, preocupado com o mundo e o destino da civilização; temos uma Viúva Negra mais humana, corroída pela culpa, dúvida e remorso...
 E, chegando ao fim dessa matéria ( que saliento: foi uma das mais difíceis da história do 'HL2' ), cabe-me fazer algumas observações sobre os destaques de Age of Ultron, e devo começá-las por Jeremy Renner-Hawkeye - o último integrante dos Vingadores originais sobre o qual restava-me falar.

 Se em Thor ( 2011 ), Renner fez apenas uma 'ponta'...





 ... e em Vingadores ( 2012 ) ele passou a maior parte do longa sob domínio de Loki ( Hiddleston ), em A Era de Ultron sua participação é ampliada: descobre-se que o agente Barton é um pai de família, que tem uma esposa e filhos... O Gavião Arqueiro abandona o arquétipo de assassino profissional - frio, calculista e solitário - para um pai e marido devotado, um personagem grande o suficiente para dar a Feiticeira Escarlate ( Olsen ) as ( talvez ) mais fortes palavras do filme: 'Se sair por aquela porta, você é uma Vingadora.'
 Tendo feito sua estréia em Tales of Suspense nº 57...




 ... de setembro de 1964, sob Stan Lee e Don Heck ( 1929-1995 ), Clinton 'Clint' Francis Barton é um membro inconstante dos Vingadores, além de ser também ativo nos Defensores ( originalmente formado pelo Dr. Estranho, O Incrível Hulk e Namor ) e líder ( o primeiro e mais legendário ) dos Vingadores da Costa Oeste ( que incluía a Feiticeira Escarlate e seu irmão, Mercúrio, além do Homem de Ferro, o Visão, o Homem-Formiga original e o Máquina de Combate ).
 No Brasil, em suas primeira aparições pela RGE ( Rio Grande Editora ), ele foi batizado de 'Falcão' ( Nota 102: o original 'Hawkeye' é a fusão das palavras 'Hawk', gavião, e 'Eye', olho. Contudo, não é incomum o uso coloquial de 'Hawk' tanto para gavião quanto para falcão - cujo equivalente é 'Falcon' - e talvez aí tenha surgido a confusão ). Mais tarde ele seria renomeado para Gavião afim de não confundir-se com Sam Wilson, o Falcão, fiel parceiro do Capitão América.
 Originalmente, Barton foi inimigo do Homem de Ferro e envolvido - por um curto período - com a Viúva Negra. Regenerado, ele uniu-se aos Vingadores no mesmo período da Feiticeira Escarlate e Mercúrio, sob a liderança do Capitão América. Como 'recruta', ele trouxe muitos problemas ao Capitão por conta de seu temperamento rebelde e seu relacionamento com a Feiticeira Escarlate ( que não era aceito por Mercúrio ). Ele abandonou o grupo quando ela casou-se com o Visão ( Nota 103: Barton posteriormente casaria-se com a heroína Harpia ).
 Ao tornar-se líder dos Vingadores da Costa Oeste, Barton vivia questionando-se: 'O que o Capitão faria neste caso?', especialmente no que tratava-se da rebeldia dos outros membros da equipe - como ele próprio fôra uma 'pedra no sapato' de Steve Rogers um dia.
 Durante a saga Vingadores: A Queda ( 2004-2005 ), Barton sacrifica-se heroicamente explodindo-se juntamente com a espaçonave invasora dos Krees:




 Entretanto, Barton seria 'ressuscitado' pela Feiticeira Escarlate em uma 'realidade alternativa' durante os eventos da saga Dinastia M.
 Na cadeia de eventos de Guerra Civil e, posteriormente, da Morte do Capitão, Barton assume ( a pedido de Stark ) o uniforme e o escudo de Steve Rogers; rejeitando-os em seguida, após confrontar-se com a Gaviã Arqueira e o Patriota:




 Cabe pontuar-se que quem assumiu o escudo e o uniforme do Capitão posteriormente foi James 'Buck' Barnes/O Soldado Invernal, o que é uma das grandes apostas de 'Cap 3', com a volta de Sebastian Stan ao papel:




 Cabe pontuar-se ainda que Barton ( sob a identidade secreta de 'Ronin' ) uniu-se a Buck/Novo Capitão América e aos Novos Vingadores em uma batalha contra os 'Vingadores Sombrios' ( liderados por Norman Osborn/O Patriota de Ferro ), combatendo sua própria 'versão sombria', sob o julgo do Mercenário.
 Durante a saga Hulk contra o Mundo, Barton colaborou com os Vingadores na tentativa de deter o verdão, mas foi vencido enquanto ajudava o Dr. Estranho:





 De volta a Age of Ultron, há uma interessante inferência aos quadrinhos na sequência nonde os membros dos Vingadores tentam, inutilmente, levantar da mesa o martelo de Thor...
 Ao chegar a vez de Natasha Romanoff-Viúva Negra, a heroína declina do desafio dizendo:



" Oh não: eu não preciso ter essa resposta. "


 Isso porque, de fato, Natasha ergueu o Mjolnir!
 Foi na saga em quadrinhos Age of Ultron ( de 2013 ) nonde Natasha ( combatendo em um Universo Alternativo, nonde Ultron dizimou a espécie humana, restando apenas uns poucos heróis ), afim de combater uma horda de Gigantes de Gelo ( tradicionais inimigos de Thor ), ergue o Mjölnir temporariamente:




 Reforce-se que a atriz Scarlett Johansson estava grávida de sua filha, Rose Dorothy, há época das filmagens de A Era de Ultron, contando com três dublês para as cenas que envolviam riscos...




 ... além de um conjunto de truques de câmera, ângulos seletivos e roupas apropriadas para esconder sua 'barriguinha'.
 Outro destaque do filme é a estréia de Paul Bettany como Visão:


 Bettany - que fazia a voz da inteligência artificial J.A.R.V.I.S., tanto na cinessérie Vingadores quanto na do Homem de Ferro - disse: 'Eu recebi um telefonema de Joss ( Joss Whedon, diretor de Vingadores e Vingadores: A Era de Ultron ) numa sexta-feira à noite dizendo: Você quer ser o Visão? Eu não posso explicar a tamanha sorte que tive. (...) eu entendi que uma vez que você fosse um personagem numa série da Marvel seria sempre ele. Eu seria J.A.R.V.I.S., pegaria minha grana e iria embora.'
 De fato, o Visão tem ligações tanto com J.A.R.V.I.S. quanto com Ultron nos quadrinhos...
 Tendo surgido pela primeira vez em The Avengers nº 57...





  ... em outubro de 1968, sob Roy Thomas ( argumento ) e John Buscema ( Arte ), o Visão era o corpo do Tocha Humana original ( Nota 104: um andróide projetado pelo Dr. Phineas T. Horton que inclusive é mencionado em uma passagem instantânea em 'O Primeiro Vingador', de 2011...





 ... na Feira de Exposições de Howard Stark ) que foi roubado e remanufaturado por Ultron-5 para servir de inimigo para os Vingadores ( Nota 105: é mister observar-se que esta é uma das várias revisões/reinicializações que a personagem teve ao longo de sua história nos quadrinhos ).
 Em Age of Ultron, o Visão tornou-se a 'personificação' da inteligência artificial J.A.R.V.I.S. que, por sua vez, é uma referência à personagem Edwin Jarvis, o mordomo da família Stark...




 ... e, posteriormente, da Mansão dos Vingadores.
 O Visão já encontrou-se também com 'golias esmeralda': foi quando o Dr. Samson elaborou a hipótese que Banner e o Hulk eram seres distintos e, por meio da tecnologia, conseguiu separá-los fisicamente.
 Contudo, o ardil falhou: o verdão fugiu e Samson descobriu que ele e Banner morreriam um sem o outro. Coube então ao Visão a tarefa ( quase fatal para ele ) de unificá-los novamente:



  

 Ademais, nos quadrinhos o Visão e a Feiticeira Escarlate casam-se; o que poderia explicar o 'carinho especial' ( segundo as palavras de Bettany ) que sua personagem sente pela super-heroína no filme.
 Na verdade, segundo Whedon ela planejava incluir o Visão no projeto Vingadores mesmo antes de assinar para dirigir e roteirizar o 1º filme (!): 'Eu disse: bem, eu não sei se estou certo sobre isso ou se você irá me querer mesmo, mas na sequência o vilão terá de ser o Ultron e ele terá de criar o Visão, e o visão terá de ser Paul Bettany. Levei três anos até que pudesse dizer a Paul que eu havia tido essa conversa.'
 Bettany acrescentou: 'A coisa que mais chamou minha atenção neste tipo de criatura recém-nascida é a de ser, ao mesmo tempo, onipotente e totalmente ingênua (...) e suas escolhas serem realmente interessantes e complexas.' 



O  (  P O S S Í V E L  )  F U T U R O:

 A  F E I T I C E I R A  E S C A R L A T E

* The Scarlet Witch ( 'A Feiticeira Escarlate', em português ), pelo americano Greg Horn.* 



 " A Marvel não descansa: tem uma escala oficial de lançamentos que alcança 2019, e uma escala extra-oficial até 2028. O sui generis, porém, é a maneira tentacular como esse império se articula: por meio de uma multidão crescente de personagens e histórias que conversam entre si e se conectam, ampliando mais e mais o escopo do 'Marvelverse', ou Universo Marvel. "
Isabela Boscov, editora da revista Veja



 Aqui vai um pouco de especulação:

 A maior dificuldade de produtores e cineastas no que concerne a séries - sejam de TV ou cinema - é lidar com seu mais poderoso adversário, algo tão poderoso que nem mesmo Thor ( na mitologia nórdica ) foi capaz de sobrepujar: o Tempo.
 Por mais icônico e atemporal que seja o produto final - de Star Wars ( 1977-2015 ) a Matrix ( 1999-2003 ) - o tempo é implacável para com todos: contratos expiram e renová-los torna-se mais difícil e dispendioso; eventuais atores substitutos não 'cativam' o público tão bem quanto seus predecessores ( que o diga a cinessérie Homem-Aranha, com o sismo entre Tobey Maguire e Andrew Garfield ) e; ainda que sustenha-se 'o cara certo no lugar certo' ( como é o caso do próprio Ruffalo com o Hulk ou Hugh Jackman com Wolverine ) se o personagem não envelhece... o ator sim...!





 Que dizer de Arnold Schwarzenegger, cujo primeiro blockbuster - The Terminator ( 'O Exterminador do Futuro', no Brasil ) - foi em 1984, com o ator no auge de sua forma física ( com 37 anos )...




 ... e cuja última sequência atualmente em cartaz, Terminator Genisys ( 'O Exterminador do Futuro: Gênesis', no Brasil ) ocorre com ele aos 67 anos...




 ... e com as indeléveis 'marcas' do Tempo...?!?

 Ciborgues não envelhecem.

 E, com o Projeto Vingadores em curso ( redimensionando-se e ampliando-se à cada 'capítulo', angariando mais e mais heróis, público e dividendos por certo ) como garantir ao público a longevidade de seu próprio elenco...!?! 
 Como bem ilustrou o próprio Mark Ruffalo em uma entrevista recente: 'Se eu ainda estiver vivo e não se importarem com um Hulk grisalho ou de cabelos brancos, eu posso ficar nesse Universo Marvel por mais uns 10 ou 15 anos.'
 Contudo, mesmo considerando o sucesso da 'Iniciativa Mercenários' de Silvester Stallone, creio que um dos primeiros 'ensaios' da solução ao problema Tempo em uma cinessérie tenha surgido em 2009, com a 'requel' à telessérie/cinessérie clássica Star Trek ( 'Jornada nas Estrelas', no Brasil ), assinada pelo ( gênio ) J.J. Abrams:




 O dilema era o mesmo ( com umas poucas diferenças, por certo ) há época: como recriar um clássico que fosse capaz de agradar às gerações passadas e presentes? A resposta veio pelas mãos da dupla Roberto Orci e Alex Kurtzman ( ambos de Transformers, de 2007; e Watchmen, de 2009 ): um bom roteiro!
 No filme, uma falha no Continuum Espaço-Tempo ( um argumento da Física ) reescreveu a série clássica em um argumento mais contemporâneo, capaz de produzir - além de um excelente filme - uma 'nova cena clássica': o velho Dr. Spock ( o saudoso Leonard Nimoy ) encontrando seu equivalente contemporâneo ( brilhantemente interpretado por Zachary Quinto ):





 E, se observarmos esse argumento com atenção ( algo corriqueiro no multiverso dos quadrinhos, particularmente nas histórias dos X-Men ) é a subtrama que sustenta o novo filme do Exterminador: viajar no tempo de forma a recontar uma história... recriá-la...!!
 E, imaginando que Vingadores: Guerra Infinita Parte 2 marque o fim da atual configuração do super-elenco da cinessérie... como poder recriar os Vingadores sem Downey, Evans, Johansson, Hemsworth, Renner e, eventualmente, Ruffalo? Talvez ( apenas talvez ) a resposta repouse sobre uma personagem do Universo Marvel, cujas habilidades podem - inclusive - recriar o Universo inteiro: a Feiticeira Escarlate, Elizabeth Olsen...




 Tendo feito sua estréia em X-Men nº 4...




 ... de março de 1964, sob Stan Lee e Jack Kirby, Wanda e seu irmão Pietro ( Mercúrio ) são filhos de Magda e Erik Lehnsherr, o Magneto.
 No argumento original, Erik e Magda tiveram uma primeira filha, chamada Anya. O casal morava em um pequeno povoado e a 'fama' de Erik ( seus poderes mutantes ) assustava os moradores da região, que criam-no um feiticeiro. Em um dado momento, houve um incêndio na propriedade do casal, que vitimou Anya. Erik, que fôra impedido por populares de salvar sua filha, em um ato de fúria, emitiu um possante P.E.M. ( 'Pulso Eletro-Magnètico' ) que matou todos do povoado, exceto Magda. 
 Aterrorizada com os poderes do mutante, Magda ( que estava grávida de gêmeos ) fugiu em direção à minúscula Trânsia, uma nação incrustrada nos Balcãs, até a cidadela científica de Wundagore, morada do Alto-Evolucionário e de suas 'criações'. Magda deu a luz então a Wanda e Pietro, partindo em seguida, desejando que seus filhos achassem que ela havia morrido. O Alto-Evolucionário, por sua vez, entregou os gêmeos aos cuidados do casal de ciganos Maximoff, quem concedeu-lhes seu sobrenome.
 A caravana de ciganos à qual os Maximoffs pertenciam era liderada por um homem chamado Django, e os gêmeos viveram entre eles sem despertar atenção até sua adolescência, quando seus poderes mutantes começaram a aflorar. Em um dado momento, Django começou a roubar vilarejos afim de sustentar-se e aos seus, o que despertou a fúria dos aldeões, que atacaram a caravana com grande violência! Pietro, no entanto, pôde salvar sua irmã valendo-se de sua super-velocidade. Novamente sozinhos no mundo, os gêmeos vagaram até serem incorporados pela Irmandade de Mutantes...

 Lá, eles adotaram os pseudônimos Quicksilver ( ou 'Mercúrio', no Brasil ) e Scarlet Witch ( 'Feiticeira Escarlate', em português ):




 Depois de uma breve passagem pela Irmandade de Mutantes, os gêmeos foram integrados ( paralelamente ao Gavião Arqueiro ) aos Vingadores, onde Wanda logo tornou-se a Vingadora mais poderosa de todas as suas formações!
 Ao mesmo, foi nessa época também que ela tornou-se mais depressiva: Wanda sentia-se uma pária na equipe, além de desenvolver um 'complexo de inferioridade' por ter seu amor rejeitado por Steve Rogers:




 Wanda posteriormente casaria-se com o Visão e com ele 'teria' dois filhos. Nesse período contudo, seus poderes tornariam-se mais e mais fortes de uma forma insuspeita: a Feiticeira Escarlate desenvolvera a habilidade de iludir, deformar e, até mesmo, adulterar a realidade! Foi quando ela descobriu que seus filhos com o Visão, de fato, nunca existiram... Esse argumento ( potencializado por uma cadeia de eventos cheia de altos e baixos ) tornou-se o pivô de uma explosão de demência, que levou-a a matar Scott lang ( o segundo Homem-Formiga ) e o Gavião Arqueiro, além de destruir a mansão dos Vingadores, juntamente com metade da cidade...





 ... era o início da saga Vingadores: A Queda.
 Durante a cadeia de eventos de Dinastia M ( 2006 ), Wanda - persuadida por seu irmão e seu pai - foi capaz de recriar a realidade sob uma nova perspectiva ( uma espécie de delírio coletivo ) nonde todos os heróis tiveram suas vidas e trajetórias reconstruídas: Wolverine, por exemplo, é casado nessa realidade com Mística, enquanto Peter Parker é casado com Gwen Stacy, sua segunda namorada e primeiro grande amor, que foi assassinada pelo Duende Verde.
 Wolverine, no entanto, é capaz de lembrar-se de sua 'vida anterior' e, com a ajuda de Emma Frost, a Rainha Branca ( que nesta realidade é a esposa de Ciclope ), consegue libertar os outros... Contudo, o choque entre essas 'vidas' nos personagens do Universo Marvel é insondável! Wanda 'surta' de vez e deseja a extinção de todos os mutantes que, conforme mencionado anteriormente, reduzem-se a apenas 198 indivíduos...

 A Feiticeira Escarlate é tão poderosa que foi até mesmo capaz de confrontar ( e sobrepujar ) a própria entidade cósmica Fênix (!):




 Como sabemos, a origem de Wanda e Pietro foi revista em Age of Ultron: eles foram desvinculados de suas origens mutantes ( cujos direitos pertencem à Fox ) e realinhados à mitologia do MCU, como ativistas anti-Vingadores que voluntariaram-se aos experimentos nazistas da HYDRA. A atriz Elizabeth Olsen assim definiu sua personagem: 'A razão pela qual ela é tão especial é porquê ela tem uma quantidade de conhecimento tão grande consigo que ela é incapaz de controlar (...) Ela não é mentalmente insana, só é excessivamente estimulada. Ela pode conectar-se a este mundo e a mundos paralelos, ao mesmo tempo e em tempos paralelos.' Olsen afirmou ainda amar a maneira como a Feiticeira Escarlate é capaz de absorver as sensações, sentimentos e frustrações dos outros personagens.
 Como sabemos também, Olsen assinou contrato para, ao menos, mais um filme no MCU; assim, não é difícil crer-se que, no rastro dos terríveis eventos de Civil War e Infinite War ( partes 1 e 2 ), e do fim dos contratos da atual geração dos Vingadores...




 ... talvez ( apenas talvez ) o futuro do Capitão América, do Homem de Ferro, do Hulk e companhia, esteja nas mãos da bela Miss Olsen:




Pág. XIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário