Novo // New /// Nuevo: 13º Ato ( Post ) 'THE MARVELS' Parte Final, Pág. XI                                                                                                             

CONTÊM SPOILERS - CONTÊM SPOILERS - CONTÊM SPOILERS - CONTÊM SPOILERS - CONTÊM SPOILERS CONTÊM SPOILERS


T H E  I R O N  M A N
( 'O Homem de Ferro' )

D U B L Ê S  &  D O W N E Y



 Se recapitularmos o mais brevemente possível a história do que conhecemos como Marvel Cinematic Universe, do remoto ano de 2008 e de uma aposta incerta ( que já transitara por inúmeras concepções, roteiros e nomes como Tom Cruise e Nicolas Cage ), passando pela ascensão de Kevin Feige na Marvel Studios, até o atual Age of Ultron, veremos que o sucesso da empreitada associou-se, quase que indefectivelmente, a um binômio mui bem construído de 'criador-criatura' - e é claro que falo de Robert Downey Jr./Tony Stark:




 A caracterização impecável do ator - tão cheia de cinismo quanto de brilhantismo - alçou aquele que seria a 'aposta mais arriscada de Iron Man' ( 2008 ) ao elemento mais inevitável do MCU: Downey garantiu as bilheterias de Homem de Ferro e Homem de Ferro 2 ( $ 585.2 e $ 623.9 milhões de dólares, respectivamente ) e parte do sucesso de Vingadores ( em uma atuação aclamada pela crítica! ) além da participação de Miss. Paltrow ( que tornou-se, há época, a atriz mais bem paga de Hollywood! ) ainda que contra a vontade de Joss Whedon; além de levar o 3º filme-solo do 'vingador dourado' ao feito ( único dentre seus pares, até o momento ) a superar a marca de $ 1.000.000 de dólares (!); e isso tudo sem esquecer de ter 'derrotado' o próprio Feige na queda de braço que levou-lhe a ser recontratado ao papel de Stark por mais três filmes!!

 Permanecendo em Vingadores, o prestígio de Downey levou-lhe até mesmo a ganhar da Marvel Studios o 'A' ( de Avengers ) de 30 pés ( 9.14 metros ) diretamente do Set de filmagens do blockbuster:






 Segundo uma entrevista concedida a rádio BBC em 2014, Downey ( que já possui uma armadura original completa do Homem de Ferro em sua 'coleção particular' ) vira o 'A' gigante no Set durante as filmagens e brincara dizendo que 'ficaria lindo em seu escritório em Veneza.' Aproximadamente duas semanas depois, um entregador bateu a sua porta dizendo-lhe: 'Onde deixo isso?' E lá estava o cobiçado símbolo dos Vingadores.
 Porém, antes de falar sobre sua última vitória sobre a Marvel Studios - que aumentou a participação de sua personagem no porvindouro 'Capitão América 3: Guerra Civil' ( em um mui vantajoso contrato, diga-se ), as novíssimas armaduras usadas em Age of Ultron são, obviamente, uma parada obrigatória... 


A  M A R K  X L III




 Ao mesmo, se recapitularmos a saga de Downey como Tony Stark/Homem de Ferro de 2008, sob o pesado traje das primeiras 'Marks', até 2010, com os avanços ( e facilidades ) da 'CG'...




 ... passando por Vingadores...




 ... até Homem de Ferro 3, com uma atuação 2/3 do tempo como 'civil'...




 ... não será difícil percebermos que o uso constante da armadura do Homem de Ferro foi, paulatinamente, tornando-se incidental, dando lugar a uma atuação cada vez mais visceral do ator: o Homem de Ferro foi 'humanizando-se', mais e mais, em um homem apaixonado por sua esposa...




 ... e atormentado por visões de um futuro apocalíptico, com a queda dos Vingadores...




 ... e a dominação da Terra por um inimigo ( para eles ) desconhecido.
 Enquanto o ator surpreende o público e a crítica com atuações cada vez mais notáveis, sua performance sob a armadura fica, a cada dia, mais 'implícita', restrita a close-ups de seu rosto...




 ... enquanto a armadura é vista, praticamente, dissociada dele:




 E, se a Mark XLII já sinalizava essa tendência - na forma como funcionava de maneira autóctone, sem necessariamente a presença de Stark ( argumento recorrente nos quadrinhos ) - sua sucessora, a Mark XLIII, apenas reforça esse 'sismo'; tanto na realidade quanto na ficção. Ao vermos a armadura 'abrir-se' para 'liberar' Tony e, sob seu comando, restaurar-se sob o 'Modo Sentinela', somos capazes de perceber claramente que, se retirarmos a 'magia do cinema' ( e, ao contrário da origem, em 2008 ), saberemos que Downey mesmo... nunca esteve 'dentro' dela.
 Ainda que, conforme suas palavras em uma entrevista de 2013, a armadura tenha ficada mais leve e ele tenha tido 'cada vez menos do que reclamar', a Mark XLIII foi - em Age of Ultron - 'operada' por um dublê... e não mais por Downey:






   Inicialmente ( e particularmente após os eventos de Homem de Ferro 3 ) pensou-se que não haveria uma Mark XLIII. Mas, depois de muitas especulações sobre o assunto, a Marvel confirmou sua existência. De fato, a Mark XLIII é uma evolução da Mark XLII ( além de ser a 'base' da Hulkbuster ): seu esquema de cores dá mais ênfase ao vermelho que ao dourado ( como em sua antecessora ), com várias partes outrora douradas agora vermelhas ( e em um tom mais escuro ), além de o dourado ser mais vívido, e não com aquele aspecto de 'ouro branco'. As mudanças no esquema de cores sinalizavam que a Mark XLIII teria uma blindagem mais densa que sua predecessora.
 Porém, a Mark XLIII possui três funções que a distinguem de todas as demais: a primeira é o ( já mencionado e até decorrente das mudanças na relação Downey/armadura ) 'Modo Sentinela', que habilita a armadura a ficar operacional e em 'modo alerta' mesmo sem Tony à bordo ( Nota 90: um recurso semelhante foi desenvolvido por Tony Stark durante a década de 90, durante a segunda saga 'Guerra das Armaduras' ); o segundo é sua 'visão infravermelha e digitalizante', que permite Stark enxergar através de paredes numa simulação 3-D Digital; e a terceira é, precisamente, sua conexão com o 'Projeto Verônica'... 
 Quando o Incrível Hulk enlouqueceu, espalhando pânico e destruição pelo centro comercial de Wakanda...




 ... Stark mobilizou os recursos de 'Verônica' por meio da Mark XLIII que, ao mesmo, serve como infra-estrutura ( conforme veremos a seguir ) para a operação da Mark XLIV ( TCC Hulkbuster ). Por conta disso, e correto crer-se que o Reator Arc da XLIII seja também mais potente do que o de suas antecessoras ( Nota 91: o site Iron Man Wiki sugere que o reator seja um 'Vibranium Arc Reactor II', incrementado com uma carga de Vibranium ).
 Tal qual a Mark XLII, a Mark XLIII também é capaz de voar aos pedaços e também de unir-se a Tony quando necessário.
 Por fim, a armadura sustêm mísseis capazes de penetrar em estruturas reforçadas, como a fortaleza da HYDRA, em Socóvia, e o modelo 'pré-vibranium' do próprio Ultron.


A  M A R K  X L IV
'C O D E  V E R Ô N I C A'
  


 " Tony, eu ajudei a projetar a Verônica."
Dr. Bruce Banner ( Mark Ruffalo )


 Conforme mencionado anteriormente, os direitos em torno do Universo do Incrível Hulk estão atualmente com a Universal Pictures, e essa é uma das principais razões para o verdão não ser sempre evocado por seu nome, e sim por adjetivos como 'monstro' e 'fera' ( vide Vingadores, 2012 ), ou por apelidos como 'outro cara' ( idem ) e 'grandalhão' ( 'Big One' no original, usado pela Viúva Negra e pela Feiticeira Escarlate em Era de Ultron ).
 Pela mesma razão, a Mark XLIV não é formalmente chamada de Hulkbuster no filme, ainda que o nome apareça ( invertido; isto é: visível apenas pela perspectiva de Tony Stark ) no canto superior direito do painel de Stark:





 Contudo, é importante observar-se que 'Verônica' ( uma inferência a Verônica Lodge, personagem da Archie Comics da década de 40 e nome de um ex-interesse amoroso de Bruce Banner ) - um projeto conjunto de Tony Stark e do Dr. Bruce Banner ( segundo as palavras do segundo e que abrem esta seção ) para o caso do 'golias esmeralda' ficar fora de controle - não é apenas uma armadura; mas sim um complexo de armas que inclui a Mark XLVI!
 Nesse sentido, podemos compreender Verônica em:

1 - T H E  I R O N  M A N  O R B I T A L  D R O P  P O D 





 Lançada a partir de uma estação automatizada em órbita da Terra sob o comando da Mark XLIII, a cápsula não apenas sustêm a Hulkbuster - subdividida em partes ou módulos que, como suas antecessoras diretas, a Mark XLII e Mark XLIII, voam individualmente - como também é repositora de peças eventualmente destruídas ( o que é previsto ) em um choque com o Incrível Hulk. Quando, durante a batalha pelas ruas de Wakanda, o Hulk destrói um dos braços da Mark XLIV, outro é, imediatamente, 'expedido' para substituição.
 A cápsula é auto-dirigível, rastreando e atendendo ao chamado de Tony onde quer que ele esteja.
 Ademais, o 'IMODP' também contêm a 'Hulk-Cage' ( ou 'Jaula do Hulk', em português ), renomeada para 'The Shell' ( ou 'A Concha', idem ) cuja operação em muito lembra a maneira como o andróide 'Gort', de 'O Dia em que a Terra Parou' ( 2008 ), foi capturado: a cela é subdivida em três módulos que, lançados de certa altura, fixam-se firmemente no chão, unindo-se em uma estrutura extremamente rija, capaz de suportar os poderosos golpes do Hulk por um tempo.
 Sua função é conter, temporariamente, o Hulk até Stark poder fundir a Mark XLIII à Hulkbuster.


2 - T H E  M A R K  X L I V  A R M O R



 Pensada como recurso definitivo para conter a fúria do verdão, a Mark XLIV é alimentada por mais de onze Reatores Arc (!) afim não apenas de movimentá-la com a cinética necessária e/ou abastecê-la e a seus recursos, mas também para gerar-lhe a força necessária para igualar-se e ( até mesmo ) sobrepujar a montanha de fúria e músculos de meia-tonelada...
 A Mark XLIV é construída com uma super-liga que a torna mais resistente que qualquer uma de suas antecessoras, afim de suportar os poderosos golpes do 'golias esmeralda' e, como mencionado, em caso de danos extremos, segmentos ou mesmo partes inteiras podem ser substituídas instantaneamente! Ainda que construída de uma liga tão sólida e maciça, a Mark XLIV pode voar e, de quebra, levar o Hulk consigo:




 Ademais, a Mark XLIV possui alguns subterfúgios ( afora a força bruta ) para subjugar o verdão; tais como: 

2.1 -  T H E  R E P U L S O R  B E A M S



 A armadura é capaz de disparar possantes feixes de repulsão afim de conter o Hulk por tempo determinado, para consertos ou traçado de estratégias. 

2.2 -  T H E  G R A P P I N G  H O O K


 De maneira semelhante, o 'GH" tem a função de imobilizar o Hulk por um período curto de tempo. O equipamento - uma espécie de gancho ou tenaz - não é visto no filme ( até por conta do Hulk atacar Stark antes disso ) mas pode ser identificado pela luz azul ( acima ) na destra da armadura.


A  M A R K  X L V




 Phil Saunders, designer e artista conceitual de Vingadores ( e criador da Mark VII ) e de A Era de Ultron, desejava um conceito mais criativo para a 'derradeira' armadura de Tony Stark...

 Saunders vislumbrou um conceito inspirado numa Ferrari e, nesse sentido, pensou em um padrão com linhas mais hexagonais para o peito e o Reator Arc, razão pela qual a Mark XLV representa um sismo com sua linha pregressa de produção:




 Ao mesmo, esse desenho parece já 'sinalizar' para o padrão que ( possivelmente ) será o adotado na futura Civil War's Mark, do filme em desenvolvimento:




 É ainda prematuro especular se essa será realmente a tendência para Capitão América 3: Guerra Civil, mas o formato do Unibeam ( um trapézio invertido ) lembra em muito a armadura modelo 29 dos quadrinhos...





 ... à qual Norman Osborn adaptou para criar o Patriota de Ferro original.
 O esquema de cores da Mark XLV privilegia bem mais o vermelho que o dourado. A Mark XLV também possui peças, partes e componentes fabricados a partir do Vibranium, afim de dar combate - de maneira mais equilibrada - à última 'manifestação' de Ultron. Ela também está equipada com lasers nas manoplas ( como os modelos VI e VII ) tendo contudo o Reator Arc mais poderoso até aqui já desenvolvido, que além de conferir-lhe mais poder, também dá mais energia ao restante do conjunto de seu arsenal.
 Porém, a grande novidade da Mark XLV é sua integração com a I.A. 'Sexta-Feira' ( F.R.I.D.A.Y., no original ) - que substituiu J.A.R.V.I.S., que amalgamou-se ao Visão - cuja resposta dá-se por meio da voz de uma feminina, interpretada pela atriz irlandesa Kerry Condon...




 ... a personagem Octavia, da telessérie da HBO e da BBC, Roma.

 De volta a Tony Stark... ou, melhor dizendo, de volta a Downey, tão logo a Marvel Studios chegou ao tema para a nova trama do terceiro longa do Capitão América, a saga Guerra Civil ( 2006-2007 ), foi decidido reduzir-se a participação do Homem de Ferro no filme, em detrimento do original. Downey interveio ( novamente ), reintroduzindo sua personagem ao devido papel e, de quebra, fechando um contrato muito vantajoso para si: a revista Variety especula um valor em torno de $ 40.000.000 de dólares, além de toda a infra-estrutura que o ator julgar necessária, e de um adicional caso a bilheteria de 'Cap 3' supere a de 'Capitão América 2: O Soldado Invernal' ( Nota 92: a alegação seria que a Marvel reconheceria-o como mérito total de Downey ) que foi de $ 714.8 milhões de dólares.
 E, cabe observar-se que, se o conceito de Whedon para A Era de Ultron era o de 'menor' ( até a data de fechamento desta matéria - 15.07.15 - o longa já faturara um total de $ 1.389.000.000, a 6ª Maior Bilheteria da História do Cinema! ) os irmãos Russo, diretores de 'Cap 3' e de 'Vingadores: Guerra Infinita, Partes 1 e 2', sonham com algo bem maior...

Pág. XI

Nenhum comentário:

Postar um comentário