11º Ato ( Post ): GODZILLA, Pág. V                                                                                                                                                                                                         
GODZILLA
'King of the Monsters!'
.
'ERA MILLENIUM'
( 1999 - 2004 )

APOGEU & QUEDA

* O 'FinalGoji', de Godzilla: Final Wars ( 2004 ).*


 O último período de vida de Godzilla no Japão, a 'Era Millenium', inicia-se com 'Godzilla 2000' ( de 1999 ) e estende-se até o título 'Godzilla: Final Wars' ( de 2004 ), em um total de 6 filmes...

 Da mesma forma que no período anterior - o 'Heisei' - também na 'Era Millenium' Godzilla sofreu um aumento de seu tamanho e proporções; mas, diferentemente dele, o 'salto' foi mais abrupto (!) - do 'KiryuGoji' ( de Godzilla against Mechagodzilla, de 2002 ) de estimados 50-60 metros ( altura compatível ao 'ShodaiGoji', o Godzilla original ), para o 'FinalGoji' ( de Godzilla: Final Wars, de 2004 ) de 100 metros de altura - e restrito à passagem do 5º para o 6º e último filme da cinessérie. De fato, a proposta inicial era a de suster todos os 'Godzillas' do período restritos à altura do 'ShodaiGoji', mas restrições orçamentarias em Final Wars obrigaram a equipe de produção ao corte de custos com cenários, levando-os a projetá-los e confeccioná-los em escala reduzida; 'dobrando' assim o tamanho da derradeira versão do monstro. Ademais, Godzilla: Final Wars marcou o 50º aniversário da criatura com uma trama que - nas palavras de seu diretor, Ryuhei Kitamura - elencaram ' muitos e muitos dos melhores elementos do passado' recombinados 'de uma nova maneira'.
 Na trama, uma força unificada de defesa global, a EDF ( sigla para Earth Defense Force ), reúne armas, recursos e contingente para combater e sobrepujar quaisquer 'ameaça Kaiju' possível, exceto Godzilla: o único adversário considerado invencível pela organização...
 Em um último recurso, a EDF atrai a criatura para a Antártida numa engenhosa armadilha que sepulta-o sob o gelo ancestral, congelando-o para todo o sempre.
 Posteriormente, uma raça alienígena 'aparentemente' amigável - os 'Xiliens' - vem ao planeta afim de prevenir os humanos sobre uma ameaça iminente. Ocorre então uma 'invasão Kaiju' em várias partes do planeta, encabeçada por alguns dos mais seculares inimigos de Godzilla, tais como Rodan...




 ... que ataca Nova York; e Ebirah...




 ... que ataca Tóquio; o que convence os humanos a entregarem seus recursos aos alienígenas. Entretanto, a 'invasão Kaiju' revela-se um ardil dos próprios Xiliens, afim de obterem o controle das defesas terrenas, iniciando assim uma invasão em larga-escala.
 Afim de vencerem os invasores alienígenas, o último folde humano liberta Godzilla que, convencido por seu filho, Minilla, combate ao lado dos humanos, destruindo a 'ameaça Kaiju' e aos invasores Xiliens...

 Godzilla: Final Wars faturou um total de $ 12 milhões de dólares, contra uma receita de $ 19,5 milhões; ou seja: foi um fiasco...!!

 Assim, no ano de comemoração de se 50º Aniversário, os estúdios da Toho Co., Ltd...




 ... decidiram-se a não mais fazer filmes de Godzilla por um período não inferior a 10 anos! O lendário 'Set Aquático'...




 ... palco das 28 produções da criatura foi inteiramente desmontado e, tal qual à premissa em Final Wars, Godzilla iria 'para a geladeira'...

 ... por cerca de uma década...!


GODZILLA
'King of the Monsters!'
.
G O D Z I L L A
( 2014 )

O  DESPERTAR...



 " Nossos planos são de produzir o Godzilla que nós, como fãs, gostaríamos de ver. Pretendemos fazer justiça aos elementos essenciais que permitiram que esse personagem permanecesse popular e culturalmente relevante por todo esse tempo. "
Thomas Tull, presidente e Ceo da Legendary Pictures


 Em agosto de 2009 - aproximadamente 5 anos depois da 'queda de Gojira' e da desmontagem dos Sets de filmagem que locaram seus cinquenta anos de cinessérie, no Japão - surgiram rumores que a Legendary Pictures estava negociando com a Toho para produzir um novo 'Godzilla yankee' ( projetado para 2012 ) e, em março do ano seguinte, foi confirmado - oficialmente - que a Legendary comprara os direitos de Godzilla da Toho. Posteriormente, a Legendary anunciou que a película seria co-produzida e co-financiada pela Warner Bros ( que também iria distribuir o filme mundialmente a exceção do Japão, nonde seria distribuído pela Toho ), e que a trama deveria integrar o 'novo Godzilla' mais ao precursor da cinessérie ( isto é, Gojira; de 1954 ) do que à iniciativa anterior, da Tri-Star ( de 1998 ).
 Em outubro de 2010, o primeiro roteiro de Godzilla-2014 foi encomendado a David Callahan ( de 'Os Mercenários', de 2010 ). Callahan fez uma pesquisa sobre a história da personagem, além de documentários sobre a vida animal, catástrofes naturais e causadas pelo homem, afim de conceder à trama a maior solidez possível. No mesmo mês, surgiram boatos dando conta que Guillermo del Toro havia sido sondado para dirigir o filme; mas tudo não passou de 'boataria' ( Nota 20: del Toro dirigiria, de fato, 'Círculo de Fogo'; de 2013 ).
 Entretanto, seguindo uma tendência contemporânea em Hollywood - de entregar filmes de grandes orçamentos a diretores 'principiantes' ( como em 'Thor: O Mundo Sombrio', de 2013; e 'Capitão América 2: O Soldado Invernal', de 2014 ) o 'eleito' foi um jovem cineasta britânico, diretor de 'Monstros' ( 2010 ), uma produção de baixo-orçamento que fez considerável sucesso no circuito-alternativo...


* Monsters ( 'Monstros', em português ) 2010; Vertigo Films.*


 ... e que contava a história de monstros alienígenas gigantes que caíam no planeta Terra...

 Um certo Gareth Edwards...!


G O D Z I L L A
( 2014 )

O  DIRETOR...

* O Diretor Gareth Edwards ( à esquerda ) e o ator Aaron Taylor-Johnson.*


 " Daí um dia meu agente mandou um e-mail pedindo para eu ligar com urgência. Quando telefonei, ele disse: 'O que você acha de dirigir Godzilla?' Eu tomei um susto, e a próxima pergunta dele foi: 'Você gosta de Godzilla?' Eu disse que sim e que tinha o original em minha prateleira. "
Gareth Edwards


 Quando Gareth Edwards ( Nota 21: em maio de 2014 foi anunciado que Edwards iria dirigir o primeiro episódio da nova trilogia autônoma de Star Wars, com a história assinada pelo roteirista inglês Gary Whitta ) foi confirmado na direção de Godzilla-2014 ( em janeiro de 2011 ) também foi anunciado que o roteiro, assinado por Callahan, seria reescrito...

 Em novembro de 2011, o escritor de cinema e diretor Max Borenstein foi contratado para rever/reescrever o roteiro de Callahan; o escritor, roteirista de quadrinhos e cinema, e diretor, David S. Goyer ( da franquia Blade, além dos dois primeiros episódios da nova trilogia Batman ) antecedera Borenstein nesse objetivo ( juntando-se à pré-produção de Godzilla-2014 em junho do mesmo ano ), porém Goyer trabalhara no projeto por apenas algumas semanas e, por essa razão, não foi creditado no roteiro. Em setembro do ano seguinte, a Legendary anunciou - oficialmente - a data de 16 de maio de 2014 como data de estréia do filme e, no mês seguinte, o célebre produtor, roteirista de televisão e cinema Drew Pearce ( co-escritor do roteiro de Iron Man 3 ) foi incumbido do papel de polir o roteiro-final, adequando os personagens ao elenco que a Legendary tencionava lançar e, três meses depois ( em janeiro de 2013 ), o produtor, roteirista e cineasta Frank Darabont ( de 'Um Sonho de Liberdade', de 1994; e da atual telessérie The Walking Dead ) assumiu a tarefa de escrever o roteiro-final do filme. Em entrevistas há época, Darabont descreveu seus planos de projetar Godzilla como 'uma terrível força da Natureza', além de associá-lo a questões mais contemporâneas, ao invés da abordagem do 'perigo atômico' original. Além de contribuir para os aspectos e dramas humanos das personagens, foi Darabont quem convenceu Bryan Cranston ( ganhador de 4 prêmios Emmy, 5 Golden Globes e 4 Saturn Awards! ) e Juliette Binoche ( ganhadora de um Oscar e um BAFTA de 'Melhor Atriz Coadjuvante', além de Urso de Prata como 'Melhor Atriz' ) a co-estrelarem Godzilla-2014 ( Nota 22: em entrevista ao Entertainment Tonight, Cranston elogiou a visão do diretor Gareth Edwards para o Godzilla contemporâneo. Cranston comparou a abordagem de Edwards em Godzilla-2014 à de Steven Spielberg em 'Tubarão', de 1975, nonde a besta é mostrada aos poucos ao longo do filme até alcançar o clímax na 'Sequência das Iscas'...


* The You're Gonna Need a Bigger Boat Sequence ( 'A Sequência do Vamos Precisar de um Barco Maior', em português ) - Jaws 1975; Universal Pictures.*


 ... também conhecida como 'A Sequência do Vamos Precisar de um Barco Maior', em referência à célebre frase do saudoso Roy Scheider ( 1932-2008 ). Cabe salientar que essa analogia - entre o Edwards-Godzilla e o Spielberg-Jaws - foi muito evocada pela crítica especializada sobre Godzilla-2014... às vezes para bem e outras nem tanto ).
 Edwards introduziu na trama a idéia de a existência de Godzilla ser conhecida das autoridades mundiais ( não fazia sentido para ele que algo tão grande - com 106 metros, a maior 'encarnação' da criatura até nossos dias! - passasse desapercebida de todos ) e, ao mesmo, que os testes nucleares dos anos 50 no Pacífico não teriam sido testes, e sim uma tentativa de destruí-lo. Em julho de 2013, Edwards definiu Godzilla-2014 como um anti-herói, ao invés de um herói ou mesmo um vilão.
 Durante o processo de cessão de direitos de Godzilla para a Legendary, a Toho impôs certas condições ao filme: 1) a origem de Godzilla estaria associada a um incidente nuclear e 2) que estaria associada ao Japão. Nesse sentido, o roteiro foi definido com a 'descoberta' de Godzilla em 1954 ( ano de estréia de Gojira ) ante o 'desaparecimento' do submarino nuclear Nautilus...


* Imagem extraída de Godzilla: Awekening. Legendary Comics, 2014.*


 ... ( Nota 23: de fato, o USS Nautilus - TCC 'SSN-571' - o primeiro submarino nuclear do mundo, entrou em operações em 30 de setembro de 1954; porém, sem incidentes. O roteiro deve, mui provavelmente, ter feito uma analogia ao episódio do USS Thresher - TCC 'SSN-593'...





 ... um submarino nuclear americano que 'desapareceu' em 10 de abril de 1963, ao norte das Ilhas Bermudas, durante um exercício de mergulho-profundo, em um episódio controverso até nossos dias! ), 'saltando' então para 1999, com o incidente nuclear na usina da ilha fictícia de Janjira ( provavelmente outra analogia; dessa vez ao incidente nuclear em Fukushima, em 2011. Saiba-se que a paisagem devastada de Janjira, explorada pela dupla Cranston e Taylor-Johnson...





 ... foi rodada nos arredores de Vancouver, Canadá ).
 Um argumento no roteiro original de Godzilla-2014 - de uma carcaça gigante ( infectada pelos 'M.U.T.O.s' ) sendo descoberta sob o gelo siberiano - foi contudo 'barrada' pela Legendary, por conta do roteiro de 'Homem de Aço' ( 2013 )...


* Man of Steel ( 'Homem de Aço', em português ) 2013; Legendary Pictures, DC Entertainment e Warner Bros Pictures.* 


 ... possuir um argumento semelhante.
 O exército dos EUA também cooperou no roteiro do filme - com três assessores técnicos - revisando-o e corrigindo-o. O Major James D. Dever, um dos assessores militares, afirmou sua missão como a de 'garantir que ele ( o filme ) tivesse um bom porte militar.'



G O D Z I L L A
( 2014 )

A  CRIAÇÃO...



 " Além de ser um cineasta fenomenal ( referindo-se a Gareth Edwards ), a lista de atores, que incluía Bryan Cranston, Elizabeth Olsen e Juliete Binoche, já mostrava que não se tratava de um blockbuster comum... Com gente assim era impossível dar errado. "
Aaron Taylor-Johnson ( 2014 )


 Em 10 de janeiro de 2013, surgiram as primeiras notícias que a Legendary Pictures estava interessada em Aaron Taylor-Johnson ( que deverá interpretar Quicksilver/Mercúrio em 'Vingadores 2: A Era de Ultron' ) para o papel principal, e que Elizabeth Olsen ( que viverá a Scarlet Witch/Feiticeira Escarlate no mesmo filme ) estava em negociações para co-estrelar a produção...

 Em março de 2013, o estúdio confirmou a participação de Ken Watanabe ( de 'A Origem', de 2010 ) no escopo; no papel do Dr. Serizawa ( que, no original de 1954, pertenceu a Akihiko Hirata ).
 A fotografia principal começou em 18 de março de 2013 - sob o título ( afim de não chamar atenção ) de 'Nautilus' - em Vancouver ( Canadá ); com cenas filmadas no Centro de Convenções de Vancouver e no Hi-View Lookout, no Cypress Provincial Park ( West Vancouver ), que foi 'convertido' na área da baía de San Francisco. Uma grande cena de batalha foi rodada na Moncton Street ( em Richmond, British Columbia ), envolvendo 200 soldados e muitos veículos militares ( na verdade mock-ups de madeira ). As cenas no Centro de Convenções foram usadas para reproduzir os aeroportos de Homolulu e Tóquio, enquanto outros locais em Vancouver foram usados para simular cenas de San Francisco, Tóquio e Filipinas.
 A Marinha dos EUA cooperou na realização do filme cedendo três porta-aviões: o Carl Vinson, o Nimitz e o Ronald Reagan, para o realizo de takes. Parte da 'Sequência de Abertura' de Godzilla-2014 foi filmada no USS Missouri, em Pearl Harbor. Blindados e veículos do exército foram produzidos por meio de 'CG': a produção de Godzilla-2014 digitalizou equipamento militar autêntico de 7ª Divisão de Infantaria do Exército.
 Os efeitos-especiais de Godzilla-2014 - que envolveram predominantemente o 'Chroma Key'...






 ... isto é, a interação com 'fundo-verde' - envolveram uma série de empresas, destacando-se a Amalgamated Dynamics ( co-criadora do Dog Alien de Alien 3, de 1992; e responsável pelas criaturas e efeitos de The Thing 2011 ), a Double Negative ( de 'Homem de Aço', de 2013; e 'Capitão América: O Primeiro Vingador', de 2011 ), a MPC ( de 'Guardiões da Galáxia' e 'Malévola', ambos de 2014 ), e a Weta Digital ( de 'Homem de Aço' e 'Homem de Ferro 3', ambos de 2013; e atualmente envolvida em Batman vs. Superman: Dawn of Justice ) entre outros; e foram supervisionados por Jim Rygiel, da trilogia 'O Senhor dos Anéis'.
 Enfim, era chegado o momento de trazer Godzilla - dos trajes de borracha e Sets em miniatura - para a 'Gloriosa Era-Digital':




Pág. V

Nenhum comentário:

Postar um comentário