11º Ato ( Post ): GODZILLA, Pág. IV                                                                                                                                                                                  
GODZILLA
'King of the Monsters!'
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G    O    D    Z    I    L    L    A
( 1998 )
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O  PÁRIA...



 " É interessante como o Godzilla americano esforça-se para tentar escapar dos mísseis... os americanos parecem incapazes de aceitar uma criatura que não pode ser subjugada por sua força. "
Shusuke Kaneko, diretor da 'Era Heisei' de Gamera


 No início de 1995, o produtor de cinema, diretor e diretor de fotografia Jan de Bont ( de 'A Casa Amaldiçoada', de 1999; e 'Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida', de 2003 ) foi indicado para dirigir o 'Tri-Star Godzilla' ( ou, como ficaria conhecido, 'ShodaiJira'; ou simplesmente 'Zilla' ), e o filme entrou em pré-produção, com lançamento previsto para o verão de 1996...

 Contrariando o princípio firmado entre a Tri-Star e a Toho Co. Ltd ( de preservar as raízes de Godzilla; sua origem e mensagem anti-nuclear ), Bont 'repensou' Godzilla como um ardil da civilização atlante, criado para defender a Terra e a Humanidade de uma ameaça alienígena denominada 'The Gryphon'. A história culminaria em um confronto titânico entre ambas as criaturas em Ellis Island ( NY ). 
 A despeito da história 'extravagante', o grande mérito do projeto de de Bont foi - exatamente - o conceito do monstro...




 ... assinado pelo finado mestre Stan Winston ( 1946-2008 )...




 ... o fecundo criador do Dog Thing, de 'Enigma de Outro Mundo' ( de 1982 ), do Warrior Alien e da Alien Queen, de 'Aliens: O Resgate' ( de 1986 ) e, mais recentemente, das armaduras e efeitos de Iron Man/Homem de Ferro ( de 2008 ), que permaneceu fiel ao conceito original da criatura. Contudo, de Bont abandonou o projeto do 'Tri-Star Godzilla' ante a recusa do estúdio em aprovar sua solicitação de receita para o filme, de $ 100-120 milhões de dólares.
 Pouco antes do lançamento de Independence Day ( de 1996 ), o produtor, diretor e roteirista alemão Roland Emmerich ( dos recentes 'O Ataque', de 2013; 2012, de 2009; e 10.000 A.C., de 2008 ) e o produtor, diretor de televisão e roteirista Dean Devlin ( de 'O Patriota', de 2000 ) assinaram para dirigir e produzir ( respectivamente ) o 'Tri-Star Godzilla', sob a condição de 'reencaminhar' o projeto. 
 Emmerich e Devlin descartaram o roteiro anterior, reescrevendo-o inteiramente. O roteiro de ambos reafirmou a 'origem atômica' da fera, deslocando a ação, da trama original do Japão pós-guerra, para a Polinésia Francesa; bem como reorientando a gênese de Godzilla, do terror de Hiroshima e Nagasaki para os testes atômicos realizados pela França ( 1964-1996 ). Ao mesmo, Godzilla foi ( novamente ) repensado - desta vez por Patrick Tatopoulos ( das cinesséries 'Anjos da Noite' e Silent Hill e atualmente envolvido no projeto Batman vs. Superman: Dawn of Justice. Aparentemente, Tatopoulos serviu para nomear a personagem de Matthew Broderick em Godzilla 1998: o Dr. 'Nick' Tatopoulos ) - no ( talvez ) maior, mais notório e mais criticado sismo ao conceito nipônico...!
 Tatopoulos combinou a cabeça de The Beast of 20.000 Fathoms ( 1953 )...




 ... ao corpo do alienígena venusiano 'Ymir', de 20 Million Miles to Earth ( 'A 20.000 de Milhas da Terra', no Brasil; de 1957 )...




 ... ( ambas as criaturas assinadas por Ray Harryhausen ); recombinando então o produto final às características de iguanas e afins...




 ... resultando assim no 'Thi-Star Godzilla':




 ... diga-se, milhas distante do aspecto - viril e possante - do icônico monstro japonês ( Nota 15: Tatopoulos afirmou em uma entrevista, numa espécie de 'mea-culpa', não ter recebido instruções específicas do diretor Roland Emmerich sobre o aspecto final de Godzilla, exceto que 'ele deveria ser capaz de correr incrivelmente rápido' ). Haruo Nakajima, ator quem interpretou Godzilla ( de 1954 até sua aposentadoria, em 1972 ) observou: 'seu rosto se parecesse com uma iguana e seu corpo e membros com os de um sapo!'
 O esquema de cores do 'Tri-Star Godzilla' foi pensado afim dele 'refletir e, ao mesmo, misturar-se à atmosfera urbana' de NY.
 O 'Tri-Star Godzilla' também foi destituído do mais característico e emblemático traço de seu correlato japonês: o 'hálito ( ou 'sopro' ) atômico'...




 ... que foi substituído pelo produto ( casuístico ) de alguns fatores: 1) seu possante urro - que preservava o 'urro original de Gojira', criado pelo compositor Akira Ifukube - que (2) 'levantava' do chão veículos e carros que, eventualmente, (3) explodiam em chamas que eram então (4) 'canalizadas' pelo berro da fera:



 Ao contrário da versão nipônica - inabalável e imponente - o 'Tri-Star Godzilla' era fugidio, ardiloso e escapista; além de ser capaz de cavar imensos túneis subterrâneos. A criatura era também hermafrodita ( ao contrário de seu correlato japonês, entendido como um macho ), já nascendo 'prenha' e pronta para a desova...

 Aparentemente, o único ponto em comum entre ambas as criaturas era mesmo o nome...! Richard Pusateri, da revista G-Fan, renomeou-o de 'GINO', sigla de 'Godzilla In Name Only' ( 'Godzilla Somente No Nome', em português ).

 Ante tamanhas diferenças, a Toho viria a reconhecer o 'Tri-Star Godzilla' como uma criatura totalmente diferente de Godzilla, renomeando e re-patenteando-a de 'Zilla'. Cabe pontuar que, no título Godzilla: Final Wars...




 ... de 2004 ( sobre o qual falarei em tempo ), 'Zilla' ( leia-se: o 'Tri-Star Godzilla' ) reaparece em Sydney ( Austrália )...






 ... afim de desafiar o ( como ficou conhecida aquela versão do Godzilla japonês ) 'FinalGoji'...




 ... sendo por ele completamente derrotado e 'varrido' da História:








 Kenpachiro Satsuma, que substituiu Nakajima sob o traje de Godzilla, afirmou: 'Não é Godzilla; ele não tem seu espirito.'


G    O    D    Z    I    L    L    A
( 1998 )
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AS  FILMAGENS



 A produção de Godzilla-1998 começou em maio de 1997, em Nova York ( Nota 17: as externas em NY foram filmadas em 13 dias ), mudando-se para Los Angeles no mês seguinte; as cenas com paisagens tropicais foram filmadas nas Ilhas Havaianas...

 A criação-animação do 'ShodaiJira' é resultante da combinação de um modelo mecânico em escala; a 'CG' ( 'Computação Gráfica' ); e o uso de Chroma Key:





 Não obstante, cabe observar ( com base no modelo mecatrônico em escala e o modelo 3-D, e suas interações com atores e cenários ) que a altura estimada do 'ShodaiJira' é de 60 metros; isto é: 10 metros mais alto que o 'ShodaiGogi' ( o 'Godzilla Original', de 1954 ), porém mais baixo que as versões '84 Goji' ( de The Return of Godzilla, de 1984 ) e 'FinalGoji' ( de Godzilla: Final Wars, de 2004 ):




 A marinha dos EUA teve participação em Godzilla-1998, não apenas consultiva mas também sedendo contingentes ao filme: o piloto do caça que abate Godzilla na 'Sequência da Ponte'...





 ... é, de fato, um piloto marine: o Cel. Dwight Schmidt.


G    O    D    Z    I    L    L    A
( 1998 )
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RECEPÇÃO & LEGADO

* Godzilla ( idem ); Tri-Star Pictures, 1998.*


 " A única pergunta que resta é se um saco de pipocas vale $ 120.000.000 de dólares ( referindo-se à receita do filme )? Quão longe pode ir o 'emburrecimento' de um blockbuster antes do público parar de comprar seus ingressos?
Stephen Holden, ao The New York Times


 Godzilla-1998 estreou nos cinemas em 20 de maio de 1998, no final de semana do feriado do Memorial Day, arrecadando $ 55.726.951 dólares em 4 dias de exibição (!), em 3.310 salas de cinema...

 Internacionalmente, o filme arrecadou $ 242.7 milhões de dólares (!), num total mundial de $ 379.014.294 dólares ( Nota 18: um faturamento superior ao de Batman Begins, de 2005, que faturou $ 374.200.000 de dólares )!! Considerando-se o ano como um todo, Godzilla-1998 foi a 3ª Maior Bilheteria no mundo todo!
 Sua expressiva bilheteria contudo, não foi capaz de salvá-lo de ser massacrado pela crítica especializada em geral: o Rotten Tomatoes - que pontuou o Godzilla original, de 1954 ( um filme preto e branco e despojado da tecnologia de efeitos-especiais contemporânea ), com 94% de aprovação ( em 2004 ) - elencou-lhe apenas 25% de aprovação; com uma pontuação média de 4.7 de 10 ( Nota 19: o Metacritic, que trabalha com uma média ponderada, atribui-lhe 32% de aprovação; contra 62% do Godzilla atual, da Legendary ).
 James Berardinelli, escrevendo ao Reel Views, chamou Godzilla-1998 de 'um dos blockbusters mais idiotas de todos os tempos'; acrescentando: 'O script não é apenas estúpido, é lobotomizado.' Ao Entertainment Weekly, Owen Gleiberman ( que concedeu uma nota 'A' ao original, em 2004 ) observou: 'o filme diz muito sobre os cineastas bem-sucedidos de hoje em dia, que gastam tanto dinheiro como em Godzilla, e ainda assim não são capazes de fazer justiça a algo que foi fantástico (...)'.
 Godzilla-1998 foi vencedor do Saturn Awards de 'Melhores Efeitos Especiais', porém ganhou 2 'Framboesas de Ouro' ( o inverso do Oscar, premiando os piores ao invés dos melhores ): o de 'Pior Remake ou Sequência' e o de 'Pior Atriz-Coadjuvante' ( para Maria Pitillo, no papel da repórter Audrey Timmonds ) além de ser nomeado a 'Pior Filme', 'Pior Diretor' e 'Pior Roteiro'!!

 Sob uma receptividade tão ruim ( mais que isso: hostil! ) a Tri-Star 'enterrou' seu projeto de uma trilogia americana de filmes com Godzilla...!

 Em uma entrevista ao Entertainment Weekly, em 2012, o produtor e co-roteirista Dean Devlin disse: 'Eu sei que estraguei meu Godzilla. Eu ficaria muito feliz se pudesse desfazê-lo e fazer um grandioso. Eu sempre quis ter outra chance. Mas ouça, Godzilla é algo que eu cresci amando. Nós trabalhamos duro para fazê-lo. Mas meio que estragamos tudo.'
 Ao saberem do projeto do atual Godzilla ( da Legendary ), dirigido por Gareth Edwards, tanto ele quanto o diretor de Godzilla-1998, Roland Emmerich, desejaram-lhe boa sorte.

 Enquanto Godzilla morria ( e morria ) nos EUA... ele renascia no Japão...!


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