11º Ato ( Post ): GODZILLA, Pág. Final                                                                                                                                                                                                   
.
G O D Z I L L A
( 2014 )
.
RECEPÇÃO & LEGADO
.
* Godzilla ( SDCC Teaser Trailer ) 2014; Legendary Pictures e Warner Bros Pictures.*


 " Gareth Edwards impressionou pela habilidade de fazer um filme de monstros quase sem recursos em Monsters (2010). Então não é surpresa que tenha mantido o suspense e armado cenas visualmente memoráveis em sua estréia hollywoodiana ( ... ) Mas, ainda assim, falta estofo aos personagens humanos, o que seria OK não fossem eles tantos e vividos por atores tão talentosos. ( ... ) Da próxima vez, mais Godzilla, por favor. "

Mariane Morisawa, editora-executiva da revista Preview


 Em 10 de dezembro de 2013, foi lançado o primeiro trailer oficial de Godzilla-2014...


* Godzilla ( idem ) 2014; Legendary Pictures e Warner Bros Pictures.*


 ... online e durante os intervalos de 'O Hobbit: A Desolação de Smaug' ( na mesma data, a Toho lançou uma versão um pouco diferente do mesmo trailer, com legendas em japonês ) no cinema. Em dois dias, o trailer ultrapassou 9.000.000 de visualizações no youtube! O trailer seguinte - lançado em 25 de fevereiro de 2014 ( mais próximo de sua concepção final, com takes instantâneos das criaturas; da destruição em San Francisco e Las Vegas; e da trama envolvendo as explosões atômicas no oceano Pacífico, em 54 ) - superou a primeira marca; registrando 13.000.000 de visualizações em 3 dias!!
 Em 7 de maio de 2014 ( uma semana antes da estréia do filme ) foi lançada a graphic novel Godzilla: Awakening...




 ... ( no Brasil: 'Godzilla - O Despertar'; no prelo, pela Editora Hanabi, até o fechamento desta matéria ), assinado por Max e Greg Borenstein, com capa de Arthur Adams ( da minissérie Longshot, de 1985, da Marvel Comics; além de vários trabalhos com os X-Men, Excalibur, e X-Factor entre outros ) e a arte de Eric Battle ( com vários trabalhos pela DC Comics; incluindo Batman, Lanterna-Verde e a Mulher-Maravilha ). Sub-intitulada 'Na aurora da era atômica, a humanidade desperta formas de vida além da imaginação, desencadeando monumentais forças da natureza', a graphic novel narra os eventos ocorridos décadas antes de Godzilla-2014:





 Godzilla-2014 fez sua estréia mundial ( Nota 26: exceto na China e no Japão ) em 16 de maio de 2014 registrando $ 93.2 milhões de dólares de faturamento bruto em seu 1º final de semana, um novo recorde de faturamento de estréia - em um final de semana - de um filme de monstro/catástrofe! Em sua estréia na China ( que deu-se em 13 de junho, em plena Copa do Mundo, no Brasil ) o filme arrecadou $ 10.9 milhões de dólares, uma das maiores aberturas do ano naquele mercado!! Com a estréia no Japão ( no mês seguinte, nonde foi distribuído pela Toho ) o filme totalizou $ 525.000.000 de dólares (!) colocando-o bem a frente de alguns dos grandes 'favoritos' do ano, e entre as 10 maiores bilheterias de 2014!

 Godzilla-2014 obteve 73% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes ( um índice considerável mesmo ante muitos expoentes na cinessérie japonesa ), com uma pontuação média de 6.6 de 10; sendo que, no Metacritic ( que trabalha com uma média ponderada ) ele obteve 62% de aprovação com base em 48 comentários! Já a revista Cinema Score registrou-lhe uma nota média de 'B+' para 'A+', em uma escala que vai de 'A' a 'F'. 
 A despeito de uma maioria de elogios - pela criação dos efeitos e pelo design das criaturas ( que talvez possa elencá-lo ao Oscar e/ou ao Saturn Awards na categoria; em 2015 ) - a crítica especializada dividiu-se sobre o filme: Tom Russo, do Boston Globe, elogiou a concepção e os efeitos do filme, acrescentando: 'A explosão inicial do hálito-atômico do monstro é impressionante.' Norman Wilner, do Now, elogiou o roteiro do filme ( que reservou Godzilla; apresentando-o em 'pequenas doses' ) associando-o a clássicos de Steven Spielberg como 'Tubarão', 'Parque dos Dinossauros' e 'Contatos Imediatos do 3º Grau' ( 1975, 1977 e 1993 respectivamente ). Robie Collin, do Daily Telegraph, deu ao filme 4 estrelas ( de 5 ), também auferindo a Spielberg.
 Em contrapartida, Stephanie Zacharek, do Village Voice, observou: 'muito pequena é a participação do Grandão ( referindo-se a Godzilla ) em seu próprio filme.' Mariane Morisawa, editora-executiva da brasileira Preview ( cuja crítica abre esta seção ) atribuiu ao filme 3 estrelas e meia ( de 4 ), avaliando-o também sob o mesmo contexto e acrescentando a falta de substância às personagens humanas, tendo - em contraponto - atores tão geniais a interpretá-las.
 Há época da estréia de Godzilla-2014 ( pelo qual - como tantos outros fãs - aguardei com grande ansiedade ) eu trabalhava ( ainda ) na 2ª Parte da matéria sobre o Capitão América ( que, como outras matérias sobre super-heróis, exigiu-me um grande empenho e esforço ) o que impossibilitou-me ( além do fato de ainda não possuir sua action figure ) de emitir-lhe nada além de uma primeira impressão ( diga-se: não muito favorável! )... Curiosamente, formulei minha crítica sobre o filme antes de ler qualquer outro material e, quando o fiz, pude ver que 'aquilo que eu vira' estava em sintonia com a opinião dos maiores e melhores críticos do país. Assim, fazendo minhas as palavras deles, digo que apesar da grandiosidade dos trailers ( Nota 27: os trailers de Godzilla foram laureados com 4 prêmios durante a 15ª Edição do Golden Trailer Awards; em 2014 ), dos efeitos, e de toda 'pompa e circunstância', 'faltou Godzilla em Godzilla'... 
 Como fã, esperava ver menos 'dramas humanos' ( e 'caretas' de Liz Olsen e Ken Watanabe ) e mais do 'Rei dos Monstros'...

 Contudo ( e evocando Tom Russo, do Boston Globe ) quero salientar que, para mim, a sequência que salvou o filme foi a que Godzilla cospe no MUTO o seu - tão icônico quanto legendário (!) - hálito atômico:




 Ao mesmo, ( talvez ) possamos entender Godzilla-2014 como a antecâmara para um projeto maior ( especialmente agora: tendo a Legendary os direitos sobre Mothra, Rodan e King Guidorah ): 'Godzilla 2' ( já com data prevista de lançamento: 8 de junho de 2018; trazendo de volta Max Borenstein ao roteiro e Gareth Edwards na direção ) cuja potencialidade seja a de agradar a 100% dos fãs do 'Rei dos Monstros'...!

 Contudo, se perguntarmos aos 'Donos da Fera' - os japoneses - sobre o que acharam de Godzilla-2014... quero crer que seu assentimento esteja na estátua ( de 6 metros ), que 'emerge' do solo do Tokyo Midtown ( em Tóquio )...




 ... inaugurada em julho deste ano: um mui bem-vindo 'yankee', dentre uma imensidão de 'pares' locais: 




G O D Z I L L A
( 2014 )
.
O  JAKKS  PACIFIC  GIANT  SIZE  GODZILLA

G I G A N T E
.
* O Ilmo. Sr. Haruo Nakajima ( intérprete de Godzilla de 1954 a 1975 ) com o Giant Size Godzilla, da JAKKS Pacific ( em março de 2014 ).*


 No mercado desde 1995, a ( # Link # ) JAKKS Pacific Inc. é uma empresa vanguardista na concepção, desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos para crianças e adultos do mundo todo...

 A JAKKS foi elevada à cobiçada categoria de 'Top-5' no mercado americano (!) por conta da alta qualidade no desenvolvimento de seus produtos, além da consecução de algumas das mais destacadas licenças contemporâneas ( como Warner Bros, Nickelodeon e Hello Kitty ) não podendo assim ficar fora de Godzilla-2014 R
 Nesse sentido, a JAKKS desenvolveu a maior action figure de Godzilla-2014 do mercado mundial...




 ... com 60 centímetros de altura ( 43 polegadas ) além de cerca de 12 pontos de articulação ( que incluem cauda e mandíbula )!!
 O item é produzido em material nobre e com incrível detalhismo ( nas suas estruturas e subestruturas ) no que concerne à 'fera-virtual' da película de Gareth Edwards...




 ... além de uma pintura exclusiva - que permite ao colecionador divisar 'sub-camadas' de cores orgânicas, sob a camada de superficial de pintura - empregando-lhe um aspecto de 'tecido-vivo'!! 

 De fato, um item que trouxe-me muito deleite e orgulho; e, estando-se no Brasil, sugiro aos amigos colecionadores ser adquirido ( de forma mui assertiva, segura e profissional ) pela paulistana ( # Link # ) Toyshow ( dos competentíssimos Thiago e Vanessa ), ao custo aproximado de R$ 769.00 ( Nota 28: item sujeito a variação de preço )... um investimento considerável sem dúvida, mas para um item indispensável às prateleiras dos maiores e melhores colecionadores do Brasil.

Doc. Hanni ( 10.2014 )




Fim do 11º Ato ( Post )
__________________________________________________________________________________________


PARA SABER MAIS
* 'Clique' sobre a palavra para ser direcionado para a respectiva web page.*


__________________________________________________________________________________________


Agradecimentos:

A ilustríssima Sra. Alma Briseno, da JAKKS Pacific, pela presteza e amabilidade; e ao ilustríssimo Sr. Thiago, da Toyshow, quem viabilizou-me a aquisição do 'Giant Size Godzilla', sem o qual essa matéria não teria sido possível.



Doc Hanni Fakebook

* contato: dochanni@gmail.com *


Nenhum comentário:

Postar um comentário