11º Ato ( Post ): GODZILLA, Pág. III                                                                                                                                                                                  
G O J I R A
.
GODZILLA
'King of the Monsters!'
.
RECEPÇÃO  & LEGADO

* Godzilla, King of the Monsters ( 'Godzilla, o Rei dos Monstros'; em português ); Toho Co., Ltd., 1956.*


 " Chamaram-no de lixo-grotesco, dizendo que parecia-se com algo para cuspir-se em cima. Senti pena de minha equipe porquê eles tinham trabalhado duro!"
Ishiro Honda ( 1911-1993 )



 Quando Gojira foi lançado no Japão, em 1954, ele vendeu aproximadamente 9.610.000 ingressos ( tickets ) sendo o 8º filme mais assistido daquele ano! Sua bilheteria total foi de 152 milhões de Ienes ( $ 2.25 milhões de dólares americanos )!





 Entretanto, a crítica japonesa reagiu negativamente ao filme: Honda foi acusado de promover seu filme explorando as tragédias de Hiroshima e Nagasaki, além do incidente com o Lucky Dragon... Contudo, Gojira foi - ao longo do tempo - angariando respeito e reconhecimento, não apenas em sua terra-natal mas no mundo inteiro! A revista Kinema Junpo listou Gojira como um dos '20 Melhores Filmes Japoneses de Todos os Tempos' (!), enquanto a Nihon Eiga Besuto listou-o ( em seu número 159, depois de angariar a opinião de 370 críticos japoneses de cinema ) no 27º lugar dentre os '150 Melhores Filmes Japoneses já Feitos'!!
 Em uma crítica recente, Roger Ebert ( 1942-2013 ), do Chicago Sun-Times, afirmou que 'devidamente decodificado', Gojira foi o 'Fahrenheit 9/11 ( referindo-se ao documentário, de 2004, escrito, dirigido e estrelado pelo cineasta americano Michael Moore ) de seu tempo.'
 Gojira, além de tornar-se um ícone cultural mundial, foi popular e rentável o suficiente para gerar 28 sequências ao original...!
 Em 1956, a Jewell Enterprises reeditou Gojira - eliminando-lhe algumas cenas e acrescendo a participação do ator canadense Raymond Burr ( 1917-1993 ), no papel de um jornalista que servia como 'ponte' entre os universos japonês e americano - lançando-o como 'Godzilla ( de mais fácil pronúncia para o público americano ): King of the Monsters!'...





 ... que tornou-se tão clássico quanto o original ( Nota 10: esta versão foi lançada no Japão em 1957 e, como o original, tornou-se muito popular )!
 Em 2004 - afim de coincidir com o 50º aniversário de Godzilla - a Rialto Pictures promoveu uma excursão de exibições do filme em sua versão original ( com legendas em inglês e sem a participação de Burr ) de costa a costa dos EUA. O filme foi exibido em 60 cinemas e arrecadou $ 412.520 dólares! No site agregador Rotten Tomatoes, o filme sustêm 94% de aprovação!!

 Conforme mencionado anteriormente, Godzilla inspirou sequências cujo conjunto é, usualmente, compreendido em 3 fases, associadas ao período em que foram rodados e, consequentemente, à sua respectiva 'Era Kaiju'. As duas primeiras 'Eras' foram batizadas de acordo com os nomes dos imperadores japoneses do período: a 'Era Shöwa' ( Nota 11: a era de Shöwa é o período da história japonesa correspondente ao reinado do Imperador de Shöwa, Hirohito; de 25 de dezembro de 1926 até 7 de janeiro de 1989 ), e a 'Era Heisei' ( Nota 12: é o atual período do Japão, iniciado a partir da morte do Imperador Hirohito e da ascensão de seu filho, Akihito, ao trono; de 8 de janeiro de 1989 até atualmente ). A 3ª fase - visto que não houve mudança na sucessão imperial - é simplesmente chamada de 'Era Millenium', e possui características bastante particulares. 


GODZILLA
'King of the Monsters!'
.
'ERA SHÖWA'
( 1954 - 1975 )

* O 'OriginalGoji' ( TCC 'ShodaiGoji' ), de Gojira ( 1954 ).*


 Cronologicamente, o período denominado 'Era Shöwa' inicia-se com 'Gojira' ( o original, de 1954 ) e estende-se até o título 'Terror of Mechagodzilla' ( de 1975 ), assim compreendendo 15 filmes; incluindo 'King Kong vs. Godzilla' ( de 1962 ), a maior bilheteria da cinessérie (!) com um total de $ 1.250.000 dólares!!
 Para a maioria dos críticos, o período foi mais adequado ao público infanto-juvenil ( talvez incentivado pelo sucesso da telessérie Ultraman, de 1966 a 1967 ): com a desmontagem do 'Monstro Terrível' ( e, ao mesmo, de sua mensagem subliminar: a ameaça da corrida armamentista ) numa versão mais 'suave'; uma criatura mais amistosa e, certamente, mais bem-humorada... Menos 'um vilão' e mais um 'anti-herói'!
 Também foi característico ao período, a adição de novos personagens ( tornados tão icônicos quanto o próprio Godzilla ); alguns como aliados, como é o caso de Mothra...





 ... e Rodan - que, posteriormente, acabaram seguindo 'carreiras-solo' em suas próprias séries - e o filho de Godzilla, Minilla... 




 ... e outros como arqui-inimigos, como Ghidorah...




 ... e o Mechagodzilla...




 ... ( Nota 13: em julho de 2014, na San Diego Comic-Con, o diretor de Godzilla-2014, Gareth Edwards, e os executivos da Legendary Pictures, confirmaram a aquisição das licenças de Mothra, Rodan e Ghidorah da Toho Co. Ltd. ).


'ERA HEISEI'
( 1984 - 1995 )

* O 'RadoGoji', de Godzilla vs. Mechagodzilla II ( 1993 ).* 


 A 'Era Heisei' inicia-se com 'The Return of Godzilla' ( de 1984 ) e estende-se até o título 'Godzilla vs. Destoroyah' ( de 1995 ), em um total de 7 filmes. Esse período é marcado pela iniciativa de resgatar o 'conceito original' de Godzilla, à sua iconoclastia, identidade e densidade... 
 A 'Era Heisei' procurou atribuir-lhe uma origem mais definida: Godzilla originara-se de um 'Godzillasaurus' - um espécime de dinossauro ainda não catalogado pela Ciência - que, após intervir em um conflito entre soldados americanos e japoneses no Pacífico, ao final da 2ª Guerra Mundial ( 1939-1945 ), foi abatido e deixado para morrer ( Nota 14: no argumento, de Godzilla vs. King Ghidorah, de 1991, o 'Godzillasaurus' surge em pleno combate, 'salvando' um pelotão japonês ao atrair o fogo americano ) no local exato ( saiba-se: em 'Lagos Island' ) onde deu-se um teste com uma Bomba-H, de 1954. A explosão - que destruiu a ilha e deveria tê-lo destruído - causou-lhe uma mutação, transformando-o na criatura que surgiria em The Return of Godzilla.
 Também no período o traje de Godzilla seria aperfeiçoado, tornando-se mais leve, mais funcional e mais detalhado. Em Godzilla vs. Biollante, de 1989, o 'aspecto clássico' da criatura - de focinho arredondado e traços mais grosseiros - ganharia uma aparência mais 'felina', além de tornar-se mais musculoso e possante... Não obstante, essa sua versão ( denominada 'BioGoji' )...



  

 ... inaugurou um movimento de melhorias contínuas na criatura que, além de ser acrescida de mais e mais detalhes, ia 'agigantando-se' à cada filme...!! A versão seguinte ( denominada 'BatoGoji' )...





... de Godzilla vs. Mothra, de 1992, 'mediria' 100 metros de altura ( 328 pés ), ou seja, o dobro da altura do Gojira original, de 1954, e 20 metros além da versão de The Return of Godzilla ( denominada '84 Goji' ), de 1984:





 Cabe acrescentar-se que Godzilla sofreu inúmeras alterações de tamanho ao longo da cinessérie, a grande maioria impulsionada por restrições no orçamento: quanto menores fossem as casas, prédios e edifícios à volta de Godzilla, menores seriam os Sets de filmagem e, por extensão, mais baratos! Em geral, os cenários dos filmes de Godzilla foram construídos nas escalas de 1/25 e 1/50. A altura do Gojira original foi estabelecida em 50 metros afim de que ele pudesse 'espreitar por cima dos maiores edifícios da época'; início da década de 50. Já os 100 metros do 'BatoGoji' foram fixados afim de evitar que ele 'fizesse sombra aos mais novos edifícios de Tóquio', como o já anteriormente citado Tokyo Metropolitan Government Building ( com 242 metros de altura ).

 Paralelamente, em 1992 ( ao findar da 'Era Heisei' ), a Tri-Star Pictures adquiriria a permissão da Toho para produzir um 'Godzilla-americano', sob a promessa de manter-se fiel às suas raízes! Os roteiristas Ted Elliott ( da cinessérie 'Piratas do Caribe' ) e Terry Rossio ( idem ) foram então convocados para escreverem um protótipo, o qual apresentaram ao final de 1994...

 Começava assim a trágica saga do trágico 'Tri-Star Godzilla'...

Pág. III

Nenhum comentário:

Postar um comentário