11º Ato ( Post ): GODZILLA, Pág. VI                                                                                                                                                                                                       
.
G O D Z I L L A
( 2014 )
.
O  MONSTRO...
.


 " Nós gastamos meses e meses até definir como seria a aparência de Godzilla. Acho que chegamos a criar 200 desenhos diferentes. O objetivo era manter as características básicas da criatura clássica, mas modernizar um pouco o conceito. "
Gareth Edwards

 O processo de criação da 'versão contemporânea de Godzilla' ( denominada 'LegendaryGoji' ) foi, segundo Edwards, bastante complexo e - ao contrário da 'versão da Tri-Star', que optou por um 'conceito próprio' - envolveu a própria Toho; que supervisionou-o de uma ponta à outra...

 Em uma entrevista na SDCC-2013, Edwards afirmou que ele e a equipe de criação de Godzilla-2014 revisaram todas as 'encarnações' anteriores da criatura, afim de obterem a inspiração necessária. Edwards disse: 'A maneira que eu tentei enxergá-lo foi imaginar Godzilla como uma criatura real, que alguém da Toho viu e voltou correndo para o estúdio de filmagem, e fez seu melhor para lembrar-se dele e desenhá-lo.' De fato, o livro Godzilla: The Art of Destruction ( Vaz, Mark Cotta. Insight Editions, 2014 ) elenca, no mínimo, dez 'versões' distintas à criatura; a maioria evocando-lhe as inspirações originais ( ou seja: um Tyranosaurus, um Stegosaurus e um Iguanodon ):







  Contudo, a versão considerada 'piloto' à aparência final do 'LegendaryGoji' foi esta ( assinada por Andrew Baker, Designer-Sênior da trilogia 'O Hobbit' ):




 Edwards ressaltou ainda que: 'Foi importante para mim que ele se sentisse como um Godzilla da Toho', ao que concluiu: 'Eu adoraria que o nosso ( Godzilla ) fosse considerado como parte do grupo da Toho.'
 Em uma entrevista da janeiro de 2014 para revista Total Film, Jim Rygiel, supervisor dos efeitos-visuais do filme, confirmou que o 'Legendary-Goji' é a mais alta 'encarnação' de Godzilla até o presente; com 106 metros ( 350 pés ) de altura: 





 Rygiel acrescentou ainda que os efeitos-especiais sustiveram o 'espírito original da série' ( com o aval da Toho ), ainda que o monstro fosse mais dinâmico do que 'um cara em um grande traje de borracha'.
 Edwards afirmou que elementos do rosto de cães, águias e ursos...





 ... foram incorporados ao projeto de rosto do 'LegendaryGoji'; conquanto a estrutura e aspecto de sua pele sugere advir de crocodilos e alligators:





 Rygiel afirmou que a dinâmica, mecânica e estilo de luta do 'LegendaryGoji' ( Nota 24: Andy Serkis, o célebre experto em captura de movimentos...


* Andy Serkis ( centro ) com sua esposa, Lorraine Ashbourne ( esq. ), no tapete vermelho do Oldeon Leicester Square ( em maio de 2014 ).*


 ... responsável por atuações icônicas em 'O Senhor dos Anéis', King Kong, 'Planeta dos Macacos' e 'O Hobbit', prestou consultoria ao setor de efeitos-especiais de Godzilla-2014 ) baseou-se no estudo de animais; mais particularmente ursos...





 ... ( Nota 25: esse estudo foi empregado, ao que pude observar, na compreensão da dinâmica e cinética de grandes 'massas' de gordura, tecidos e músculos ) e dragões de komodo:





 Tendo chego a um conceito-final, deu-se então a concepção de um modelo físico em escala...


* O 'LegendaryGoji', em exposição na SDCC ( 2013 ).*


 ... que serviu de base para concepção ( à qual somam-se todos os estudos da pré-produção ) do modelo virtual:







 Afim de melhor compreender a somatória de todos esses estudos, recursos e efeitos-especiais, podemos 'dissecar' a filmagem e criação de uma das mais impressionantes sequências de Godzilla-2014: a 'Sequência de Chinatown'...


* The Chinatown Sequence ( 'A Sequência no Bairro Chinês', em português ) - Godzilla 2014; Legendary Pictures e Warner Bros Pictures.*


 ... nonde o 'LegendaryGoji' confronta a fêmea 'M.U.T.O.' ( sigla para 'Massive Unidentified Terrestrial Organism'; ou 'Organismo Maciço Terrestre Não-Identificado', em português ) e nonde somam-se efeitos-especiais e 'CG' ( mais o 'urro de Gojira' renovado ) desde o Set ( mui provavelmente em Vancouver )...




 ... no qual são inseridas 'camadas de CG' ( prédios, escombros e destroços )...




 ... para, por fim, acrescer-se o 'LegendaryGoji' em ação:













G O D Z I L L A
( 2014 )
.
'M.U.T.O.'
'Massive Unidentified Terrestrial Organism' ( ou 'Organismo Maciço Terrestre Não-Identificado', em português ).* 



 Em uma entrevista ao site The Verge, Edwards afirmou que a concepção das criaturas MUTO levou mais de um ano...

 Edwards afirmou que ele e sua equipe de criação olharam para criaturas clássicas como Alien ( 1979 )...




 ... Jurassic Park ( 1993 ) e Starship Troopers ( 1997 )...




 ... entre outros, afim de buscarem inspiração para a criação de algo novo, único e atual. Essa análise destinava-se a 'captar' delas as características essenciais que fizeram de seus projetos tão icônicos...!
 Uma das características que melhor identifiquei a origem nos MUTOs foi seu 'aspecto metálico' -  quase sem textura na pele, carne ou tecidos-vivos ( vítreo )... 




 ... e, ao mesmo, com formas bem retilíneas e angulares - o que é encontradiço nos 'Insetos-Soldados' de 'Tropas Estelares':




 Entretanto, minhas pesquisas também apontaram certas inferências nas criaturas MUTO a dois ancestrais inimigos de Godzilla: o 'pteranodonte' gigante Rodan...




 ... e à 'irmã-Má' da borboleta gigante Mothra, Battra:




Pág. VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário