15º Ato ( Post ) KING KONG, Pág. VI                                                                                                                           
T h e
" C   E   N   T   U   R   Y     K   O   N   G "
( King Kong, 2005 )



 " Assumimos que Kong é o último membro sobrevivente de sua espécie ( ... ) Ele é uma criatura muito solitária, absolutamente solitária ( ... ) Todos os dias ele tem que lutar por sua sobrevivência contra muitos dinossauros formidáveis da ilha, e não é fácil para ele. Ele está carregando as cicatrizes de encontros muito antigos com dinossauros. Eu imagino que ele tenha entre 100 e 120 anos de idade no momento em que nossa história começa. Ele nunca sentiu uma única fração de empatia por outro ser vivo em sua longa vida, tem sido uma vida brutal que ele viveu. "
do roteirista, cineasta e produtor Peter Jackson ( 2005 )


 Poucos sabem disso, mas 'KK-33' é o filme favorito de Peter Jackson...

 Jackson tinha nove anos quando assistiu-o, e foi às lágrimas quando da queda de Kong do E.E.B. Três anos mais tarde, ele arquitetou refilmar a célebre película de Cooper de maneira 'doméstica', com sua Super-8, mas a complexidade técnica do projeto ( em tempos 'pré-computador' ) forçou-o a abandonar a idéia. E foi por essa razão ( talvez, acima de todas as outras ) que a Universal procurou-lhe com o intuito de propor a refilmagem de 'KK-33': o enorme carinho que Jackson tem pelo clássico de Cooper ( Nota 22: o apreço de Jackson pelo filme era tão grande que, em seu filme 'Fome Animal', de 1992, a origem da 'praga zumbi' que assola o mundo é, exatamente, Skull Island! ). No entanto, Jackson declinou do convite a princípio.
 Porém, ele passou a ser perseguido pela idéia que sua negativa não mudaria os planos da Universal acerca de um 'Century Kong'; e que, se ele não o fizesse, outra pessoa o faria - talvez com resultados catastróficos ao legado de Cooper. Assim, em abril de 1996, ele assina com a Universal para rodar King Kong ( Nota 23: salientando-se que Jackson possuía em seu curriculum, até ali, 'Fome Animal', de 1992; 'Almas Gêmeas', de 1994; e 'Os Espíritos', de 1996 ).
 Entretanto, em fevereiro do ano seguinte haveria um novo revés: a Universal arquivaria o projeto 'KK-2005' temendo o impacto de 'Godzilla-1998'; que seria dirigido por Roland 'Independence Day' Emmerich ( Nota 24: como sabemos, a despeito do êxito comercial, 'Godzilla-1998' foi um enorme fracasso de crítica ) cuja estreia deveria coincidir com a de 'KK-2005'. O filme iria então 'para a geladeira' por um período aproximado de seis anos e, no início de 2003 ( em plena Saga 'O Senhor dos Anéis' ) a Universal voltaria a procurar Jackson para que assumisse o projeto. 
 Nesse sentido, tão logo a Weta Workshop ( das cinesséries 'As Crônicas de Nárnia' e 'O Senhor dos Anéis' ) e a Weta Digital ( idem ) concluíram 'O Retorno do Rei' ( ganhador de 11 Oscars, 5 BAFTAs, 4 Golden Globes e 2 MTV Movie Awards ) elas já começaram a trabalhar em 'KK-2005'.

 A atriz canadense Fay Wray chegou a iniciar tratativas para uma participação especial em 'KK-2005': seria ela quem diria a máxima 'Foi a bela quem matou a fera'. Porém Wray faleceu pouco depois de seu primeiro encontro com Jackson, em agosto de 2004. 
 O Grão-Mestre em maquiagem e efeitos-especiais Rick Baker ( que, conforme vimos, interpretou o '76-Kong' ) fez uma ponta em 'KK-2005', como um dos pilotos de avião que abate Kong:





 A fotografia principal de 'KK-2005' começou em setembro de 2004, no Camperdown Studios...





 ... em Miramar ( Nova Zelândia ).
 O orçamento previsto, de $ 175 milhões de dólares, foi 'estourado' (!), elevando o custo de produção para $ 207 milhões de dólares!! Peter Jackson cobriu a diferença ( de $ 32.000.000 ) de seu próprio bolso.
 É claro que, em se tratando de uma super-produção de Peter Jackson, poder-se-ia contar com a participação da ( certamente ) maior descoberta do diretor da Saga LOTR - o ator e cineasta britânico Andy Serkis...




 ... que, além de interpretar Kong...





 ... também fez uma ponta no filme como o cozinheiro 'fanfarrão' do S.S. Venture, Lumpy:




 O 'Century-Kong' é, indubitavelmente, o mais equivalente a um gorila autêntico dentre seus pares - tanto na forma quanto no desenvolvimento. Tanto que Serkis somou, ao traje de captura de movimentos, um par de extensores de braços...





 ... afim de adequar sua forma e postura bípede à de um gorila. Ademais, Serkis também preparou-se para o papel observando o comportamento de gorilas em cativeiro ( no zoológico de Londres ) viajando posteriormente para Ruanda ( África ) afim de observá-los livres na natureza.
 Jackson, por sua vez, acrescentou elementos ao roteiro original afim de torná-lo mais crível aos dias modernos: em sua versão, Kong é o último representante de uma subespécie do Gigantophitecus ( sobre o qual falarei em seguida ) o 'Megaprimatus Kong'.
 Kong foi concebido para parecer mais velho, com a pele grisalha, o maxilar torto e cheio de cicatrizes de antigas batalhas no hostil ambiente de Skull Island. Com o advento da tecnologia moderna e as constantes evoluções em 'CG', o 'Century Kong' é o único de sua espécie que não teve variações de tamanho entre ele e o cenário a sua volta ( como tudo é criado virtualmente, o software já corrige as dimensões de Kong e de tudo a sua volta automaticamente ) fazendo com que ele tenha o mesmo tamanho em S.I. e em N.Y. Há propósito, o 'Century Kong' é o menor dos 'Kongs' da família, com apenas 6 metros de altura ( 19.68 pés ):




 Jackson ainda ousou além do próprio Cooper, refazendo uma sequência originalmente suprimida - pelo próprio criador de Kong - do original de 33; a Spider Pit Sequence ( ou 'Sequência do Poço das Aranhas', em português ) nonde, após serem derrubados por Kong em um abismo, os tripulantes do Venture são devorados por insetos e criaturas gigantescas. A sequência, da qual não restaram muito mais do que umas poucas frações e que foi 'remontada' pela própria equipe de produção de Jackson conforme segue, foi retirada por Cooper de 'KK-33' sob o argumento que ela 'parara a história':


*The Spider Pit Sequence ( 'A Sequência do Poço das Aranhas', em português. Recriada por Peter Jackson ) - King Kong 1933; RKO Radio ( Universal Pictures ).*


 Jackson recriou a sequência original, acrescentando-lhe uma dose extra ( 'cavalar', diga-se ) de realismo e terror, em sua releitura ao clássico:




*The Spider Pit Sequence ( 'A Sequência do Poço das Aranhas', em português ) - King Kong 2005; Universal Pictures.*
CONTÊM CENAS FORTES!

Pág. VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário