15º Ato ( Post ) KING KONG, Pág. V                                                                                                                           
T h e
" 7  6     K   O   N   G "
( King Kong, 1976 )




 Trata-se de meu favorito!

 O inegável êxito comercial de 'KK-76' ( Nota 17: o filme foi a 5ª Maior Bilheteria daquele ano, segundo a revista Variety ) deveu-se, em grande parte, ao envolvimento de grandes gênios e talentos da história do cinema mundial em sua concepção e criação.
 Além do próprio Dino De Laurentis ( cujo impecável cartel inclui 'Os Três Dias do Condor', de 1975; 'Conan, o bárbaro', de 1982; 'Duna', de 1984; e Hannibal, de 2001; apenas para citar alguns dentre os mais de 500 filmes que produziu )...




 ... 'KK-76' contou com o perfeccionismo de John Guillermin ( 'Nasce uma Mulher', de 1965; 'Crepúsculo das Águias', de 1966; e 'Inferno na Torre', de 1974 ) na direção do longa...


  

 ... com Jeff Bridges ( de 'Tron - Uma Odisséia Eletrônica', de 1982; 'Starman - O Homem das Estrelas', de 1984; 'O Pescador de Ilusões', de 1991; e 'Homem de Ferro', de 2008 )...





 ... no papel de Jack Prescott, e a ( na época ) estreante Jéssica Lange ( da telessérie American Horror History )...





 ... no papel de Dwan.
 Não obstante, a equipe de efeitos-especiais de 'KK-76' contou com o Grão-Mestre Carlo Rambaldi, co-criador ( juntamente com H.R. Giger ) de Alien ( 1979 )...




 ... que, igualmente, co-criou as engenhosas máscaras mecatrônicas de Kong, além de desenhar e criar o modelo 1:1 da fera...




 ... e com o Mestre Rick Baker, criador do icônico Hound from Hell, de 'Um Lobisomem Americano em Londres' ( de 1981 )...





 ... co-criador dos efeitos de maquiagem de Kong, além de seu 'intérprete':




 De fato, Rick Baker ficou profundamente desapontado com o traje final de King Kongpor não tê-lo considerado convincente:




  Baker atribuiu o êxito final do aspecto de Kong quase que exclusivamente à cinematografia de H. Kline ( de 'Jornada nas Estrelas: O Filme', de 1979; e 'Duplo Impacto', de 1991 ).
 De acordo com o Internet Movie Database ( IMD ), Rambaldi projetou sete máscaras diferentes, uma para cada emoção que King Kong tivesse que expressar segundo o roteiro...




 ... ( Nota 18: todos os dispositivos, próteses e cabos que as 'animavam' simplesmente não caberiam em uma única máscara! ). As máscaras eram feitas de plástico com 'grupos de músculos artificiais' ( sob as 'peles' de látex das máscaras de Baker ) controlados por operadores através de cabos. Os cabos ligavam os dispositivos mecatrônicos das máscaras aos dispositivos hidráulicos dos operadores; entrando e saindo do traje pelos seus pés:




 Baker usava lentes de contato e maquiagem sob as máscaras, afim de esconder sua pele. 

 Rambaldi desenhou e criou o Kong 1:1 para que tivesse 12 metros de altura ( 39.37 pés )...





 ... e pesando seis toneladas e meia, tornando-se assim a maior criatura mecânica já construída para o cinema (!); superando assim 'Bruce', o tubarão-mecânico de Jaws ( com 8 metros de comprimento )...




 ... e a Alien Queen, de 'Aliens, O Resgate' ( com 4 metros de altura ):




 Originalmente, 'KK-76' valeria-se, exclusivamente, do robô gigante para todas as cenas do filme. Entretanto, produzir um autômato tão funcional assim ( além de inexequível para o período ) sairia desmesuradamente caro ( Nota 19: como ficou - com uma movimentação limitada aos braços - o protótipo foi avaliado em $ 1.7 milhões de dólares! ). Ademais ( e, a exemplo de Baker ) o próprio Rambaldi não gostou do resultado final, também não considerando-o convincente. A alternativa mais viável foi 'trucar' as imagens do protótipo com as de Baker, no traje, em uma sequência única.
 Não obstante, foram projetados e criados braços e mãos mecânicas...





 ... com o objetivo de interagir com Lange, Bridges e o restante do elenco. 
 Uma vez mais, a contante dialética entre Kong - de Baker 'vestido' aos braços gigantes - e a miríade de cenários por onde ele passou, levou a uma 'variação' em seu tamanho total, podendo considerar-se como tendo 12.80 metros de altura ( 42 pés ) em Skull Island e 16.76 ( 55 pés ) em Nova Iorque. Para efeito de comparação, considerei apenas a altura do Kong mecânico, 12 metros:




 Diferentemente de seu predecessor - o clássico de 33 - essa releitura focou-se mais no 'romance' entre Kong e Dwan, e menos na fantástica fantasia do lar da criatura. Um dos poucos elementos preservados na trama - mais 'enxuta' e contemporânea ( afinal, Kong escalou o WTC ) - foi a luta entre Kong e a serpente gigante:





 A exemplo de seu predecessor, de 1933, 'KK-76' foi um sucesso de bilheteria, com um faturamento de $ 80.000.000 de dólares ( Nota 20: contra $ 24 milhões de dólares de custo )! Só nos EUA, o filme rendeu $ 52.614.445 de dólares!!
 'KK-76' também angariou elogios da crítica especializada da época (!), destacando-se as avaliações de Pauline Kael ( 1919-2001 ), do New Yorker, e do historiador, jornalista, autor, cineasta, roteirista e documentarista Richard Schickel, da revista Time, da qual foi capa, inclusive:




 O filme 'abocanhou' ainda o Oscar de Melhores Efeitos-Especiais ( Nota 21: edição de 1977 ), o Golden Globe na categoria 'Melhor Revelação Feminina' para Lange ( idem ), além de um Saturn Awards especial.

 Passados dez anos desde seu feitio, Dino de Laurentis obteve a licença para rodar uma sequência ao cult: King Kong Lives ( 'King Kong 2', no Brasil ):




 A despeito de valer-se, basicamente, da mesma essência de seu predecessor, com grandes 'medalhões' em seu escopo, como um roteiro assinado pelo escritor de peças teatrais americano Steven Pressfield ( de 'Lendas da Vida', de 2000; e 'Nico - Acima da Lei', de 1988 ) e pelo roteirista e produtor Ronald Shusett ( co-criador de Alien, de 1979; e de 'O Vingador do Futuro', de 1990 ), com Guillermin e Rambaldi de volta à direção e à criação dos efeitos-especiais e maquiagem respectivamente, e Linda Hamilton ( dos sois primeiros filmes da cinessérie 'O Exterminador do Futuro' )...





 ... no elenco, 'KKL' não se sustentou: o filme foi um fracasso de crítica e bilheteria, angariando $ 4.711.220 milhões de dólares contra um custo de $ 18 milhões...! Um prejuízo de $ 13.288.780 milhões de dólares!
 Como não bastasse, 'KKL' foi indicado ao Razzie Awards ( o 'Framboesa de Ouro' ) de 'Piores Efeitos-Especiais'!

 O filme sustêm-se, até hoje, no Livro de Ouro do fundador do Razzie, o publicitário John J. B. Wilson, como um dos '100 Piores Filmes Mais Agradáveis já Produzidos'!
 A despeito de seus deméritos, 'KKL' acabou por 're-elevar' um pouco a altura da criatura original; o 'Lives Kong' foi escalado para ter 18 metros ( 59.05 pés ) de altura - um pouco maior que seu predecessor:




 Não obstante, a Universal já tensionava em produzir um remake ao clássico de 33 em 1976, quando da iniciativa de De Laurentis e a Paramount e, 63 anos depois, viria a concretizar sua própria 'visão' de Kong...

 Uma visão, na visão do cult-director Peter 'LOTR' Jackson!!


Pág. V

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