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18º Ato ( Post )
The Hannibal lecter's Society
The Hannibal lecter's Society
Uma cinessérie* da 20th Century Fox...
*Referente aos filmes Alien: Resurrection (no Brasil: 'Alien: A Ressurreição', de 1997), Alien vs. Predator (idem: 'Alien vs. Predador', de 2004), Alien vs. Predator: Requiem (idem: 'Alien vs. Predador 2', de 2007), Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).*
FABRICANTES EM ORDEM ALFABÉTICA
... Action Figures** desenhadas, esculpidas e fabricadas pela Hasbro Toys...
**Referente ao item 'Alien Resurrection Newborn Alien'. **
... pela McFarlane Toys***...
FABRICANTES EM ORDEM ALFABÉTICA
... Action Figures** desenhadas, esculpidas e fabricadas pela Hasbro Toys...
**Referente ao item 'Alien Resurrection Newborn Alien'. **
... pela McFarlane Toys***...
***Referente ao item 'Movie Maniacs 6: Warrior Alien from Alien Resurrection'.***
... e pela Neca Toys****...
****Referentes às demais actions abordadas nesta; isto é: as actions do filme Alien (1979), Aliens (1986), Alien vs. Predator (idem: 'Alien vs. Predador', de 2004), Alien vs. Predator: Requiem (idem: 'Alien vs. Predador 2', de 2007), Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).****
... e pela Neca Toys****...
****Referentes às demais actions abordadas nesta; isto é: as actions do filme Alien (1979), Aliens (1986), Alien vs. Predator (idem: 'Alien vs. Predador', de 2004), Alien vs. Predator: Requiem (idem: 'Alien vs. Predador 2', de 2007), Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).****
... texto, pesquisa e desenvolvimento: The Hannibal lecter's***** Society...
*****Hannibal 'The Cannibal' Lecter é uma personagem fictícia criada pelo dramaturgo Thomas Harris, cuja mais famosa interpretação coube ao ator Sir. Anthony Hopkins. A foto acima é da action nele inspirada, de fabrico da Neca Toys.*****
O R G U L H O S A M E N T E A P R E S E N T A M...
* Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Alien/Neca Toys (ref. Alien, 1979), Warrior Alien/idem (ref. Aliens, 1986), Alien Queen/McFarlane Toys (idem, ibidem), Dog Alien/idem (ref. Alien 3, 1992), Warrior Alien/idem (ref. Alien: Resurrection, 1997), Newborn Alien/Hasbro Toys (idem, ibidem), Grid Alien/Neca Toys (ref. Alien vs. Predator, 2004), Warrior Alien/idem (ref. Alien vs. Predator; Requiem, 2007), Predalien/idem (idem, ibidem) e o Deacon/idem (ref. Prometheus, 2012).*
* Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Alien/Neca Toys (ref. Alien, 1979), Warrior Alien/idem (ref. Aliens, 1986), Alien Queen/McFarlane Toys (idem, ibidem), Dog Alien/idem (ref. Alien 3, 1992), Warrior Alien/idem (ref. Alien: Resurrection, 1997), Newborn Alien/Hasbro Toys (idem, ibidem), Grid Alien/Neca Toys (ref. Alien vs. Predator, 2004), Warrior Alien/idem (ref. Alien vs. Predator; Requiem, 2007), Predalien/idem (idem, ibidem) e o Deacon/idem (ref. Prometheus, 2012).*
1 9 9 7 - 2 0 1 7
"Minha mãe sempre me disse que não existiam monstros... Que não existiam...! Mas existem."
Rebecca 'Newt' Jordan (Carrie Hen)
VEJA TAMBÉM:
AQUI NO HLS
É isso aí, meus interface-amigos e amigas...
E deixando para trás as brumas fantasmagóricas e noites enluaradas do 17º Ato/Post, que revisitou o cult-classic de John Landis - 'Um Lobisomem Americano em Londres' (An American Werewolf in London, de 1981) - há propósito de apresentar o mais novo e prodigioso produto de minha associação com os Mestres Leo Customs & Jayme Henrique: AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON, JACK GOODMAN'S ACTION FIGURE...
... The Hannibal lecter's Society dá início à 1ª Matéria Maratona deste ano! E o faz de olho no passado recente afim de vislumbrar um (possível) futuro distante...
Do passado vos trago 'Alien - A Ressurreição' (Alien: Resurrection) o 4º Episódio da cinessérie inaugurada há 38 anos (em 1979) pelo cult-movie 'Alien, o Oitavo Passageiro' (Alien), e, da qual é uma das maiores bilheterias até hoje, com $ 161.2 milhões de dólares! Cabe pontuar, ademais, que Alien: Resurrection completará - em novembro desse ano - seu 20º Aniversário!
Do passado para o presente, daremos uma olhada nas mudanças - na forma e no desenvolvimento - do oitavo passageiro desde 1979 até nossos dias; passando pelo 'A:R Warrior Alien', pelas criaturas de 'AvP' (2004) e 'AvPR' (2007), pelo Deacon de Prometheus (2012), até novas criaturas como o Newborn Alien (de 'A:R') e o Predalien (de 'AvPR'), a partir das incríveis action figures da Hasbro, McFarlane e Neca Toys.
Vamos dar uma olhada também em Alien Covenant (2017) que traz de volta à direção o 'big breed' Ridley Scott...
... ao gênero que o consagrou e à franquia que ele fundou - e à qual tenta 'refundar'; dando início a uma nova trilogia com duas novas 'manifestações' da criatura criada pelos imortais H. R. Giger (1940-2014) e Carlo Rambaldi (1925-2012):
Por fim, vamos dar uma olhada na nova série de action figures de Prometheus...
... e de Alien Covenant, todas da Neca Toys:
Como eu disse: a 1ª Matéria Maratona deste ano!
Façamos então nossa já tradicional viagem, no Espaço e no Tempo, rumo ao remoto ano de 1997 afim de encontrar os 'Ceos' da Fox - interessados em reiniciar a franquia Alien e entusiasmados com o roteiro de um nome outrora pouco conhecido...
... hoje aclamado como Joss 'Vingadores e Liga da Justiça' Whedon...
'A L I E N : A R E S S U R R E I Ç Ã O'
A C R I A Ç Ã O
"Não foi uma questão de fazer tudo diferente, a despeito de mudarem o final. Foi uma questão de fazer tudo errado. (...) Eles lançaram-no errado. Eles marcaram-no errado. O que eles poderiam ter feito eles fizeram errado. (...) Não foi tanto o que eles mudaram no roteiro, simplesmente eles executaram de forma errada. Tão tenebrosa que simplesmente tornaram-no inassistível."
do roteirista, diretor e produtor de cinema e televisão Joss Whedon (2005)
Conforme visto no 8º Ato/Post: Alien 3 parte do roteiro de 'Alien - A Ressurreição' adveio de idéias não aproveitadas durante o caótico processo de criação de seu antecessor...
Da proposição ao filme, Alien 3 teve uma brainstorm tão acidentada que, se pudéssemos resumi-la em uma frase, certamente seria a do produtor e diretor David Giler: "Houve muitas versões (referindo-se ao roteiro de Alien 3) mas nenhuma delas bem sucedida." Pudera: não apenas nomes de peso revezaram-se na direção do projeto (alguns dos quais falarei em tempo) como também o próprio filme terminou por ter duas 'versões' (um corte teatral e um corte do diretor) cada qual com características próprias.
Na busca pela identidade de 'A:R', nossa primeira parada é o protótipo de roteiro de Alien 3 proposto pelo escritor, roteirista e diretor Eric Red...
... mais conhecido por clássicos de suspense e terror como 'A Morte Pede Carona' (The Hitcher, 1986) estrelado por Rutger Hauer. No conceito de Red, intervenções humanas na biologia dos Aliens teriam criado, inadvertidamente, uma espécie de 'vírus xenomorph'; capaz de infectar, mimetizar e reproduzir-se numa miríade de formas de vida - e até mesmo em matéria inorgânica (!) como máquinas e tecnologia!! Essa infecção generalizada criaria, numa biosfera artificial humana (uma espécie de cidadezinha do interior dos EUA; flutuando no espaço em um bio-domo), uma verdadeira legião de 'híbridos Alien', dentre os quais um 'Alien-humano':
Essa criatura - cujo conceito seria maximizado posteriormente no roteiro de David Twohy para Alien 3 (Nota 1: no roteiro de Twohy a criatura seria denominada 'Newbreed') - forneceria a base para a concepção do Newborn Alien de 'A:R'.
Ao mencionar David Twohy (da cinessérie Riddick)...
... cabe pontuar que foi em seu roteiro que surgiu o cenário dos clones 'defeituosos' de Aliens, com tubos nonde criaturas horrendas, híbridas e 'siamesas', seriam preservadas suspensas em líquido, que serviu de base para a 'Sequência dos Clones de Ripley' de 'A:R'.
Outra contribuição incidental do roteiro de Twohy à 'A:R' foram sequências nonde pessoas seriam 'sugadas' de dentro de ambientes pressurizados (por rombos no casco, etc) pelo vácuo do espaço exterior, dando origem a mortes terríveis! Foram essas sequências que inspiraram a morte do próprio Newborn Alien na película de 1997.
Entrementes, dar corpo a um novo argumento foi a tarefa de Joss Whedon...
... um dos principais nomes do 'Universo Cinematográfico Marvel' e, atualmente, envolvido na finalização do filme da 'Liga da Justiça' (previsto para novembro desse ano):
Cabe pontuar que os presidentes da DC, Jon Berg e Geoff Johns, afirmaram à Variety que Whedon terá papel importante no 'Universo Expansivo da DC'! Segundo Berg "ele é uma parte grande do DCEU, além de ser muito parceiro e ótimo colaborador" e complementou: "Nós normalmente temos o hábito de realizar reuniões com as pessoas que trabalhamos, onde também conversamos sobre quadrinhos, e quais os filmes de super-heróis favoritos de cada uma delas. Quando tivemos esse encontro com Joss, ele viu nosso quadro de produções e viu ali o filme da 'Batgirl' e instantaneamente se empolgou com o projeto, dizendo: esse é meu tipo de trabalho."
Originalmente, Whedon escreveu o primeiro esboço do roteiro de 'A:R' centrado na personagem 'Newt', de 'Aliens, O Resgate' (Aliens, 1986) interpretada por Carrie Hen...
... uma vez que, como sabemos, Ripley suicidara-se no final de Alien 3. O roteiro baseava-se no conceito de um 'clone de Newt', aproveitando-se da enorme polêmica acerca do nascimento da ovelha Dolly (em julho de 1996) - o primeiro mamífero clonado com 'sucesso' a partir de uma célula adulta (Nota 2: Dolly foi sacrificada em fevereiro de 2003 após ser diagnosticada com uma espécie de 'doença pulmonar progressiva'. Seu corpo foi empalhado e está exposto no Museu Real da Escócia, em Edimburgo).
O tratamento inicial tinha em torno de trinta páginas e previa um 3º Ato na Terra, com uma batalha apocalíptica! Não obstante, foram os produtores David Giller e Walter Hill que propuseram a idéia da clonagem - mesmo que opondo-se a realização do filme (Nota 3: Giller e Hill temiam que o novo Alien pudesse arruinar a cinessérie, que já sofrera bastante com o caótico processo de criação de Alien 3). Não obstante, Whedon escreveu cinco versões distintas de final para 'A:R', nenhuma das quais aproveitada no corte-final do filme.
Sigourney Weaver, que interpretara Ripley nos três filmes anteriores, interviu ativamente no roteiro de Alien 3 afim que sua personagem morresse - afim de pôr fim à franquia. A atriz, entretanto, ficou tão impressionada com o roteiro de Whedon que aceitou viver Ripley novamente. Ademais, o 'vínculo genético' de sua personagem com as criaturas, entendido como um 'benefício acidental' da clonagem de Ripley sob a incubação de uma Alien Queen, permitiria-lhe explorar a personagem ainda mais profundamente, o que traria de volta o 'espírito' de Alien e Aliens. Weaver acertou com a Fox com um salário de $ 11.000.000 de dólares além dos créditos como co-produtora.
O embarque de Weaver no projeto levou Whedon a reescrever o roteiro de 'A:R'afim de reintroduzir Ripley na trama.
Cabe salientar que, por conta dessa sequência, um dos principais requisitos para a seleção do elenco de 'A:R' era que os atores soubessem nadar (Nota 5: a premiada atriz americana Winona Ryder quase afogou-se quando jovem e, por conta disso, teve dificuldades com a cena. Ela chegou a propor sua substituição na sequência por uma dublê, mas acabou desistindo da idéia prevendo que o público acabaria desconfiando por conta da diferença no cumprimento dos cabelos de ambas).
O elenco treinou em piscinas de L.A. com mergulhadores profissionais em uma primeira etapa, afim de aprender a usar os equipamentos necessários para o feitio da cena. Posteriormente, o elenco treinou no set de filmagens com os coordenadores de dublês Ernie Orsatti e o diretor de fotografia subaquática Pedro Romano (Nota 6: Sigourney Weaver esteve ausente na maior parte dos ensaios por conta de compromissos de agenda).
Para poupar custos, a Fox ordenou que o set de número 16 fosse convertido em um estúdio apropriado para as filmagens subaquáticas. Assim, foi construído um tanque de 36x45 metros, com 4.5 metros de profundidade e com capacidade para 548.000 litros de água:
O tratamento inicial tinha em torno de trinta páginas e previa um 3º Ato na Terra, com uma batalha apocalíptica! Não obstante, foram os produtores David Giller e Walter Hill que propuseram a idéia da clonagem - mesmo que opondo-se a realização do filme (Nota 3: Giller e Hill temiam que o novo Alien pudesse arruinar a cinessérie, que já sofrera bastante com o caótico processo de criação de Alien 3). Não obstante, Whedon escreveu cinco versões distintas de final para 'A:R', nenhuma das quais aproveitada no corte-final do filme.
Sigourney Weaver, que interpretara Ripley nos três filmes anteriores, interviu ativamente no roteiro de Alien 3 afim que sua personagem morresse - afim de pôr fim à franquia. A atriz, entretanto, ficou tão impressionada com o roteiro de Whedon que aceitou viver Ripley novamente. Ademais, o 'vínculo genético' de sua personagem com as criaturas, entendido como um 'benefício acidental' da clonagem de Ripley sob a incubação de uma Alien Queen, permitiria-lhe explorar a personagem ainda mais profundamente, o que traria de volta o 'espírito' de Alien e Aliens. Weaver acertou com a Fox com um salário de $ 11.000.000 de dólares além dos créditos como co-produtora.
O embarque de Weaver no projeto levou Whedon a reescrever o roteiro de 'A:R'afim de reintroduzir Ripley na trama.
A L I E N : A R E S S U R R E I Ç Ã O
O D I R E T O R
De forma mui semelhante a Alien 3, o diretor de cinema, roteirista e produtor de filmes Jean-Pierre Jeunet não foi a primeira escolha para a direção de 'A:R'...
A primeira escolha dos produtores do filme para a direção foi o cineasta e produtor britânico Danny Boyle (de Trainspotting, 2017 e Steve Jobs, de 2015). Mas, depois de reunir-se com a equipe de efeitos-especiais de 'A:R' ele declinou do convite. O roteirista, cineasta e produtor neozelandês Peter Jackson (das trilogias 'LOTR' e Hobbit) também foi sondado mas, igualmente, declinou do convite. A Fox também aproximou-se do produtor e diretor Bryan Singer (da cinessérie X-Men) também sem sucesso. Jeunet foi convidado a embarcar no projeto por conta de ter, segundo os produtores de 'A:R' um 'estilo visual único' (Nota 4: Jeunet acabara de escrever o script de 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulan', de 2001, e considerava Alien: Resurrection uma "má idéia"). Ele aceitou o projeto - mesmo mantendo suas reservas - com uma receita de $ 70.000.000 de dólares somada ao controle criativo. Nesse sentido, contribuiu com vários elementos adicionais ao roteiro do filme.
A L I E N : A R E S S U R R E I Ç Ã O
A S F I L M A G E N S
Alien: Resurrection foi a primeira produção da cinessérie Alien que não foi rodada na Inglaterra - uma decisão da própria Sigourney Weaver...
A atriz considerou o enorme impacto que a maciça carga de viagens - constante na programação das filmagens - causaria no elenco e equipe técnica. Assim, 'A:R' foi rodado nos estúdios da Fox em Los Angeles (Califórnia) no período de outubro de 1996 a fevereiro de 1997.
O diretor requisitou um intérprete para comunicar-se com o elenco e equipe. Jeunet sentiu-se particularmente incomodado em dividir o espaço do estúdio com outros blockbusters da época como Titanic (1998), 'Tropas Estelares' (1997) e 'Mundo Perdido: Jurassic Park' (1997):
Cabe observar-se que, talvez, tenha sido essa 'intimidade' com o universo da franquia 'Parque dos Dinossauros' que tenha motivado a mais notória (e singular) mudança na fisiologia dos Warrior Aliens: além de mais longilíneos, os 'A:R Warrior Aliens' possuem pernas invertidas...
... mui semelhantes às dos raptors de Jurassic Park:
A primeira sequência de 'A:R' a ser rodada foi a 'tomada subaquática', na qual Ripley e o restante do elenco eram perseguidos, através de um compartimento alagado, por uma horda de Aliens:
*'Swimming Aliens' ('Aliens Mergulhadores', em português) - Alien: Resurrection 1997; 20th Century Fox.*
Cabe salientar que, por conta dessa sequência, um dos principais requisitos para a seleção do elenco de 'A:R' era que os atores soubessem nadar (Nota 5: a premiada atriz americana Winona Ryder quase afogou-se quando jovem e, por conta disso, teve dificuldades com a cena. Ela chegou a propor sua substituição na sequência por uma dublê, mas acabou desistindo da idéia prevendo que o público acabaria desconfiando por conta da diferença no cumprimento dos cabelos de ambas).
O elenco treinou em piscinas de L.A. com mergulhadores profissionais em uma primeira etapa, afim de aprender a usar os equipamentos necessários para o feitio da cena. Posteriormente, o elenco treinou no set de filmagens com os coordenadores de dublês Ernie Orsatti e o diretor de fotografia subaquática Pedro Romano (Nota 6: Sigourney Weaver esteve ausente na maior parte dos ensaios por conta de compromissos de agenda).
Para poupar custos, a Fox ordenou que o set de número 16 fosse convertido em um estúdio apropriado para as filmagens subaquáticas. Assim, foi construído um tanque de 36x45 metros, com 4.5 metros de profundidade e com capacidade para 548.000 litros de água:
A construção do 'super-tanque' ficaria mais barata do que mobilizar toda a equipe de 'A:R' para o estúdio apropriado mais próximo, que ficava em San Diego. Sem contar que o estúdio poderia ser reutilizado em outros filmes para cenas semelhantes.
Como eu sempre digo: 'CGI barateia (e muito!) uma produção.'
Jean-Pierre Jeunet desejava mostrar os 'novos poderes' da Ripley híbrida e, para isso, introduziu a célebre sequência 'Give-me the Ball':
*'Give-me the ball' ('Me dá a bola', em português) - Alien: Resurrection 1997; 20th Century Fox.*
Um dos mitos mais recorrentes sobre esta sequência é o de que Sigourney Weaver acertou a cesta de primeira! De fato, a atriz treinou o arremesso durante dez dias, com uma média de acerto de 1/6. Jeunet estava preocupado com o tempo desperdiçado para gravar apenas uma cena e desejava produzir a cesta de Ripley em CGI. Weaver porém insistiu que queria fazer a cena de forma genuína - lembrando que ela era co-produtora de 'A:R'. Foram dezenas de tentativas nas quais nenhuma bola entrou e, quando todos estavam a ponto de desistir, Weaver fez a cesta!
Ron Perlman (da cinessérie Hellboy e da telessérie Sons of Anarchy) ficou tão surpreso com o fato que esqueceu-se que estava em cena e, olhando para a câmera, exclamou: 'Oh, my God!'
Ron Perlman (da cinessérie Hellboy e da telessérie Sons of Anarchy) ficou tão surpreso com o fato que esqueceu-se que estava em cena e, olhando para a câmera, exclamou: 'Oh, my God!'
A exclamação de Perlman foi cortada durante a pós-produção.
Outra sequência eximida do corte-final de 'A:R' é a que mostra Ripley e a andróide Call já na Terra, olhando as ruínas de Paris à distância:
*'Alternate Ending' ('Final Alternativo', em português) - Alien: Resurrection 1997; 20th Century Fox.*
Esta sequência dentre outras (Nota 7: de um total de sete minutos adicionais) foi incluída numa Special Edition que integrou o box 'Alien Quadrilogia', lançado em 2003.
A L I E N : A R E S S U R R E I Ç Ã O
A U. S. M. A U R I G A
Todas as naves vistas em 'A:R' eram maquetes e miniaturas, já que os responsáveis pelos efeitos-especiais do filme criam que a CG - meramente - não era suficiente para torná-las críveis...
A U.S.M. Auriga foi originalmente projetada pelo design de produção e artista conceitual Nigel Phelps (de 'Guerra Mundial Z', de 2013, e 'Tróia', de 2004) e foi batizada de 'Nave Crucifixo' - devido a seu apelo estrutural:
Contudo esse projeto - desmesuradamente vertical - mostrou-se inadequado para o plano de abertura do filme. Assim, o ilustrador de produção e artista conceitual Jim Martin (de 'Hulk', de 2003) e o cineasta e artista conceitual Sylvain Despretz (de 'Tron: O Legado', de 2010) foram incumbidos de criar um novo projeto. Jean-Pierre Jeunet não gostou muito do modelo desenhado por Martin, por assemelhar-se muito a uma estação orbital:
Entretanto, Jeunet acatou o projeto de Despretz em função - precisamente - de sua 'horizontalidade' e aerodinâmica:
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