18º Ato/Post: Alien 1997-2017 Pág. IV                                                                                                                                                                               

'ALIEN  VS.  PREDADOR'

 O  'A N T I C R I S T O'  R E V I S I T A D O:

'A v P  W A R R I O R  A L I E N'



 Alec Gillis, Tom Woodruff e a equipe técnica da ADI começaram a desenhar os trajes, miniaturas e modelos animatrônicos de Alien vs. Predator em junho de 2003...

 Numa primeira analise, o 'AvP Warrior Alien' buscou referências na criatura que o precedeu, isto é, o 'A:R Warrior Alien' - incluindo as caudas longas e orientadas para a natação (Nota 14: o 'AvP Warrior Alien' eximiu-se, no entanto, das pernas 'invertidas' de seu ancestral):


*O Warrior Alien (de Aliens) à esquerda e o Warrior Alien (de AvP).*


 A ADI produziu um puppet hidráulico para ser o dublê de corpo do 'Grid Alien' (como foi denominado o 'AvP Warrior Alien' que fica com cicatrizes na cabeça por causa de uma 'rede predadora'). O objetivo era fazê-lo mais lépido e esguio do que simplesmente um 'cara num traje':




 O fantoche exigia seis operadores para animá-lo - três para a cabeça e o corpo, dois para os membros e um sexto homem para assegurar-se que toda a movimentação fosse captada pelo computador de forma eficiente:




 Toda a movimentação do modelo era acompanhada pelo computador afim de que seus movimentos fossem corrigidos e recorrigidos pelos seus 'fantocheiros' segundo os desejos de Anderson. O modelo foi usado em seis cenas, incluindo a antológica sequência de luta contra o (denominado) 'Celtic Predator', que levou um mês para ser produzida:  


*AvP: Alien vs. Predator (2/5) Movie Clip - idem 2004; 20th Century Fox.*



ALIEN  VS.  PREDADOR

 'A v P  A L I E N  Q U E E N'



  A Alien Queen de Alien vs. Predator foi criada usando-se três versões distintas da criatura...

 A primeira versão era em escala 1:1, com 15.75 pés de altura (4.8 metros)...




 ... e exigiu 12 operadores para 'dar-lhe vida':






 A segunda versão era bem menor, de apenas 3.94 pés de altura (1.2 metros)...




 ... e foi usada em takes que exibissem grandes conjuntos em cena, como quando ela era cativa no subsolo da pirâmide:




 A última versão era em CGI e foi usada em takes de ação, afim de dar-lhe um movimento mais crível e fluídico. Apesar das semelhanças, a 'AvP Alien Queen' conserva diferenças se comparada a suas predecessoras. A primeira está em seu torso, que é mais robusto e longilíneo - por conta do uso da CG, não era mais necessário esconder dois manipuladores dentro da caixa torácica da criatura (afim de manipular-lhe as mandíbulas, cabeça, pescoço e os dois pares de braços) podendo-se assim fazê-la mais delgada. 
 Não obstante, a 'AvP Alien Queen' foi concebida para ser a mais alta da franquia, com estimados (Nota 15: altura medida pela sua correlação com cenários e indivíduos) 20 pés de altura (6.10 metros):





 A 'AvP Alien Queen' também é infinitamente mais detalhada que suas antecessoras: isso se deve ao aprimoramento nos materiais e técnicas de produção e esculpo combinados à CGI, utilizada na produção e pós-produção do filme. Um exemplo muito bom disso é que, ao contrário de suas predecessoras, a 'AvP Alien Queen' possuía uma 'coroa' bem mais detalhada, com espinhos e subestruturas bem mais elaboradas:





 Em relação a sua antecessora mais direta, a 'A:R Alien Queen', a Rainha Alien de Alien vs. Predator restaurou o padrão de cores original - o preto, de Aliens - ao invés do verde e do marrom de Alien: Resurrection.
 A cauda da Rainha (assim como dos demais Aliens do filme) foi produzida em CGI e acrescentada durante a pós-produção (por ser difícil de ser manipulada por 'fantocheiros') de modo a tornar-se convincente.




ALIEN  VS.  PREDADOR

 R E C E P Ç Ã O  &  L E G A D O 

*Alien vs. Predator ('Alien vs. Predador', no Brasil) 2004 - 20th Century Fox.*


"(...) um belo filme para ver com seus conjuntos grandiosos e criaturas criadas com efeitos-especiais superiores, mas é muito parecido com os trabalhos anteriores de Anderson em que tudo é fachada mas sem fundação alguma."
da produtora, cineasta e escritora Staci L. Wilson para a Horror.com



 Alien vs. Predator estreou em 13 de agosto de 2004 nos EUA, em 3.395 cinemas...

 O filme arrecadou $ 38.2 milhões de dólares em seu primeiro final de semana, sendo o número 1 nas bilheterias! O filme 'abocanhou' um total mundial de $ 172.543.519 de dólares, conquistando a 33ª posição no ranking das maiores bilheterias de 2004!!
 A despeito da boa arrecadação, AvP teve uma receptividade maioritariamente negativa: ele sustêm uma classificação de 21% de 'Rotten' no agregador Rotten Tomatoes, além de ter sido amplamente criticado por nomes como Michael Wilmington, do Chicago Tribune; Jack Mathews, do New York Daily; Gary Dowell, do Dallas Morning; e Staci L. Wilson, do Horror.com, e cuja crítica abre esta seção. Alien vs. Predator foi indicado ao 'Framboesa de Ouro' do ano seguinte, na categoria 'Pior Remake ou Sequência'.

 Mesmo com uma recepção tão negativa, AvP deu fôlego para uma sequência: Alien vs. Predator: Requiem (ou 'Alien vs. Predador 2', no Brasil) foi lançado em 25 de dezembro de 2007, tendo sido dirigido pelos irmãos Greg e Colin Strause ('Skyline: A Invasão', 2010). O filme recebeu principalmente críticas negativas (Nota 16: AvPR sustêm 12% de 'Rotten' no Rotten Tomatoes) mesmo tendo faturado $ 128.884.494 de dólares internacionalmente. A exemplo de seu predecessor, AvPR também foi indicado ao 'Framboesa de Ouro' em duas categorias: 'Pior Desculpa para um Filme de Terror' e 'Pior Remake ou Sequência'.


Pág. IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário