C O N F R O N T O E V I T Á V E L
"(...) é como Frankenstein Meets the Wolf Man (1943)... como na Universal que preserva seus personagens e começa a jogá-los uns contra os outros."
James Cameron
A crossover com o Predador foi a principal razão de Jim Cameron abandonar o projeto de um possível 'Alien V'...
Cameron afirmara que o argumento iria "matar a validade da franquia" e, mesmo tendo afirmado posteriormente que gostara do filme, ele abandonou a intenção de voltar a envolver-se com a cinessérie. Outra antagonista da idéia foia a própria Sigourney Weaver, que afirmou que o argumento "soara-lhe horrível" (Nota 10: em uma entrevista para a MTV em fins de 2008, Weaver afirmou que estava em tratativas com Ridley Scott para um spin-off focado apenas em Ripley - tipo 'Ripley's Chronicles' - mas a idéia nunca saiu do papel).
De fato, o conceito de Alien vs. Predator (2004) originou-se no multiverso dos quadrinhos da editora americana Dark Horse Comics em dezembro de 1991, com Alien vs. Predator...
... assinada por Phill Norwood (argumento e desenho), Randy Stradley (argumento) e Chris Warner (argumento e desenho). O conceito foi posteriormente expandido - não apenas dentro do próprio cosmo da Dark Horse (como, por exemplo, em Alien vs. Predator vs. Terminator, de julho de 2000, que reuniu ambas as criaturas ao universo de 'O Exterminador do Futuro', com as participações especiais de Call, John Connor e Ellen Ripley)...
... mas também em outros universos, que incluíam games de máquina e para PCs:
Em 1990, o conceito seria revisitado - meio que 'en passant' - em Predator 2 (dirigido por Stephen Hopkins), quando o Tenente Mike Harrigan (personagem de Danny Glover) encontra uma cabeça de Alien na sala de troféus da espaçonave dos Predadores:
Entre 1990 e 1991, o cineasta e roteirista Peter Briggs (Hellboy, 2004) criou um argumento baseado na HQ da Dark Horse. Em 1991, Briggs apresentou seu projeto à Fox - que é a proprietária de ambas as franquias - que, a despeito do interesse inicial, não investiria no projeto até 2002, por meio do produtor John Davis (de 'Pinguins do Papai', 2011; e Marmaduke, 2010). Davis teve de negociar e renegociar termos e participações com outros seis produtores - responsáveis pelas franquias individuais e diretamente envolvidos na crossover - para levar a idéia à frente. Depois de transitar por várias idéias, o diretor britânico Paul W. S. Anderson (da cinessérie Resident Evil e de 'O Enigma do Horizonte', de 1997) apresentou a Davis um conceito no qual já vinha trabalhando há oito anos (!) envolvendo Predadores e Aliens, incrementado pela arte-conceitual do designer e artista Randy Bowen. Davis encantou-se com a idéia de Anderson e deu a ele o 'Projeto AvP'.
Anderson começou a trabalhar no filme assim que completou o roteiro de 'Resident Evil 2: Apocalipse' (2004), co-escrevendo com o roteirista, diretor e produtor Shane Salermo (Armagedom, 1998). Salermo passou seis meses escrevendo o roteiro dos takes e seu desenvolvimento, além de colaborar com as revisões durante a produção do filme.
'ALIEN VS. PREDADOR'
O D I R E T O R
"Não há nada nesse filme que contradiga qualquer coisa já feita."
Paul W. S. Anderson (2003)
Paul W. S. Anderson apropriou-se de parte dos conceitos da chamada 'Teoria dos Antigos Astronautas' para criar a subtrama de AvP...
Influenciado pelo trabalho do teórico, escritor e arqueólogo suíço Erich Von Däniken acerca da cultura asteca (Nota 11: Däniken defende que os antigos construtores das pirâmides e de outros maciços monumentos em pedra espalhados pelo mundo eram, de fato, colonizadores extraterrestres que, ao aportarem na Terra primitiva, foram entendidos como 'deuses' por nossos ancestrais. Cabe observar que o trabalho de Däniken também serviu de comburente para o roteiro de Prometheus, de 2012). Anderson susteve o conceito que os 'antigos astronautas' eram Predadores em busca de uma nova 'reserva de caça':
Aproveitando-se dos mistérios que envolvem o desaparecimento de algumas civilizações antigas sem deixar quaisquer vestígio, Anderson propôs a idéia que, caso a 'infestação' de Aliens fugisse ao controle dos Predadores - conforme o proposto pelo filme - os segundos acionariam seu mecanismo de auto-destruição, extinguindo toda a vida nas redondezas de sua 'reserva de caça'.
Outra fonte para o roteiro de AvP foi o cult-classic 'Nas Montanhas da Loucura' (no original: At the Mountains of Madness, de 1936) além, é claro, dos quadrinhos.
Outra fonte para o roteiro de AvP foi o cult-classic 'Nas Montanhas da Loucura' (no original: At the Mountains of Madness, de 1936) além, é claro, dos quadrinhos.
Originalmente, o roteiro de AvP previa cinco Predadores em cena, número que acabou sendo reduzido para apenas três:
Uma vez que AvP passa-se depois de Predator 2 (situado em 1997) e (bem) antes de Alien (que se passa em 2122) o roteiro deveria ajustar-se a ambas as demandas de ambas as cinesséries, de modo a tornar-se 'canônico'. Nesse sentido (e com uma 'mãozinha' do conto do Grão-Mestre Lovecraft) o 'palco' para AvP foi situado em Bouvetoya, uma desabitada ilha vulcânica do Atlântico Sul (Nota 12: 54º25.8'S e 3º22.8'L) situada no Círculo Polar Antártico: "É definitivamente o ambiente mais hostil da Terra e provavelmente o mais próximo de uma superfície alienígena que se possa ter." - ponderou Anderson. A 'remotidão' de Bouvetoya combinada ao sigilo da missão, imposto pela personagem Charles 'Bishop' Weyland, deixaria uma lacuna (para a História e para a cronologia de Alien) sobre a 'misteriosa' criatura que Ellen Ripley confrontaria 118 anos mais tarde: "Você não poderia ter um Alien correndo por uma cidade nos dias de hoje, porquê seria descrito e todos saberiam sobre ele (no futuro)" - acrescentou Anderson.
'ALIEN VS. PREDADOR'
A S F I L M A G E N S
A filmagem e cenografia de Alien vs. Predator teve início em fins de 2003, nos estúdios Barrandov, em Praga (República Tcheca)...
O designer de produção Richard Bridgland ('Dois Caras Legais', 2016 e 'Desconhecido', 2011) foi encarregado da criação dos conjuntos, adereços e veículos do filme, baseando-se na arte conceitual que Anderson produzira previamente. Foram produzidos entre 25 a 30 conjuntos em tamanho natural para o filme - a grande maioria para takes do interior da pirâmide (Nota 13: a 'reconfiguração' contínua da pirâmide foi pensada para evocar aquele 'efeito claustrofóbico' da Nostromo, em Alien). De acordo com o diretor, se ele tivesse produzido os conjuntos em Los Angeles isso consumiria ao menos $ 20.000.000 de dólares (!) enquanto, em Praga, eles custaram $ 2.000.000.
Maquetes e miniaturas em várias escalas foram produzidas afim de dar ao filme mais credibilidade - ao invés do uso de modelos em CG. O produtor de efeitos-especiais Arthur Windus ('Meu Amigo, O Dragão', 2016 e 'Jack, O Caçador de Gigantes', 2013) defendeu o uso de maquetes na produção do filme: "Com a computação gráfica você precisa gastar muito tempo para torná-la real. Com as maquetes basta filmá-las".
O designer de produção Richard Bridgland ('Dois Caras Legais', 2016 e 'Desconhecido', 2011) foi encarregado da criação dos conjuntos, adereços e veículos do filme, baseando-se na arte conceitual que Anderson produzira previamente. Foram produzidos entre 25 a 30 conjuntos em tamanho natural para o filme - a grande maioria para takes do interior da pirâmide (Nota 13: a 'reconfiguração' contínua da pirâmide foi pensada para evocar aquele 'efeito claustrofóbico' da Nostromo, em Alien). De acordo com o diretor, se ele tivesse produzido os conjuntos em Los Angeles isso consumiria ao menos $ 20.000.000 de dólares (!) enquanto, em Praga, eles custaram $ 2.000.000.
Maquetes e miniaturas em várias escalas foram produzidas afim de dar ao filme mais credibilidade - ao invés do uso de modelos em CG. O produtor de efeitos-especiais Arthur Windus ('Meu Amigo, O Dragão', 2016 e 'Jack, O Caçador de Gigantes', 2013) defendeu o uso de maquetes na produção do filme: "Com a computação gráfica você precisa gastar muito tempo para torná-la real. Com as maquetes basta filmá-las".
Quando vislumbramos o navio quebra-gelo a caminho de Bouvetoya estamos olhando, de fato, para uma réplica praticamente perfeita da embarcação - com luzes de cruzeiro e radar móvel - capturada em Chroma Key:
A réplica, de 4.5 metros de comprimento custou $ 37.000 dólares e levou cerca de dois meses e meio para ser produzida.
Para o conjunto da estação baleeira - desde o conjunto de cenários 1:1 até o conjunto miniaturizado...
... foram usadas cerca de 15 a 20 toneladas de neve artificial. O conjunto em miniatura levou vários meses para ser produzido, tendo sido criado para ser destruído e reconstruído posteriormente, afim de atender as especificações do roteiro.
O veterano Lance Henriksen foi o primeiro ator a ser selecionado para o elenco de AvP...
... para o papel do bilionário Charles 'Bishop' Weyland. Anderson desejava manter o elo de conexão de AvP com a cinessérie Alien, mesmo que seu filme se passasse mais de um século antes: "Quando o andróide Bishop é criado (...) ele é criado com o rosto de seu criador (no caso o fundador da Weyland), é como se a Microsoft construísse um andróide daqui há 100 anos com o rosto de Bill Gates." - argumentou ele.
Não obstante, Anderson optou por um elenco de origem plural, que incluiu o italiano Raoul Bova ('Você já esteve na lua?', 2015), o escocês Ewen Bremmer ('Mulher Maravilha' e T2 Trainspotting, ambos de 2017) e o britânico Colin Salmon (atualmente em Arrow). A atriz norte-americana Sanaa Lathan ('Truque de Mestre', 2016) foi escolhida depois de centenas de testes com outras atrizes para o papel de Alexa Woods e, uma semana após ser elencada ao papel, voou para Praga para o início das filmagens.
Cabe pontuar-se que o ator Arnold Schwarzenegger estava em tratativas para reprisar seu célebre papel do Major Alan 'Dutch' Schaefer, de Predator...
... sob as condições de ser apenas uma 'ponta' no filme (tipo Stan Lee no 'MCU'), de ser gravada nos EUA e caso ele não fosse eleito governador da Califórnia - o que, como sabemos, aconteceu e o tirou de AvP.
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