18º Ato/Post: Alien 1997-2017 Pág. II                                                                                                                                                                               
A L I E N :  A  R E S S U R R E I Ç Ã O

O  'A N T I C R I S T O' : A  R E S S U R R E I Ç Ã O

'A : R  W A R R I O R  A L I E N'



 Em junho de 1996, o co-diretor de Jeunet, o diretor de cinema e artista conceitual Marc Caro ('Ladrão de Sonhos', de 1995), havia desenhado os trajes de Alien que, por sua vez, foram apresentados ao veterano e laureado figurinista Bob Ringwood (de 'Tróia', 2004; 'Jornada nas Estrelas: Nêmesis, 2002; 'Batman Eternamente' e 'Batman: O Retorno', de 1995 e 1992 respectivamente, e de Alien 3, de 1992). Ringwood fez então várias modificações no projeto final... 

 A empresa de efeitos-especiais Amalgamated Dynamics Incorporated (ADI) foi então contratada para a confecção das criaturas do filme - especialmente por conta de seu envolvimento em Alien 3. Conforme visto no 8º Ato/Post, os fundadores da ADI, Tom Woodruff Jr. e Alec Gillis, trabalharam juntamente com Stan Winston (1946-2008) em Aliens (1986). Foi o próprio Woodruff quem vestiu o traje do Dog Alien em Alien 3:







 A ADI baseou todas as modificações estruturais das criaturas no roteiro do filme, que incluíram torná-los mais esguios e com caudas mais longas (orientadas para a natação)...


*Da esquerda para a direita: o Alien original, o Warrior Alien (de Aliens) e o 'A:R Warrior Alien.*


 ... além de crânios menores, longilíneos e com 'cúpulas' (Nota 8: ao contrário dos Warrior Aliens de Aliens, que não as possuíam) e de queixos mais 'pontudos'...



*O Warrior Alien de 'A:R' (esquerda) e o Warrior Alien de Aliens.*


 Os dedos dos 'A:R Warrior Aliens' não eram 'dedos duplos' (dois dedos 'colados' um no outro como se fossem um único)...




 ... como os de seus predecessores; mas sim dedos únicos, alongados e deformados:




 A nova 'estética' também os fez menos humanoides, com as pernas 'invertidas' (característica única em toda a espécie!) que lhes proporcionaria mais 'propulsão'... 





 ... além de movimentarem-se de forma mais errática - combinando o uso de CG, cabeças mecanizadas e dublês com trajes.


A L I E N :  A  R E S S U R R E I Ç Ã O

'A : R  A L I E N  Q U E E N'  



 A produção do filme também desejou 'reconstruir' a Alien Queen e, para tanto, recorreram ao historiador de cinema e colecionador particular Bob Burns...




 ... afim de 'alugar' de seu espólio a cabeça original da criatura - criada e desenhada por Stan Winston para Aliens.
 Uma vez que 'A:R' possui uma orientação de cor para as matizes mais sépias...





 ... ao contrário de Aliens, cujo tom predominante era o azul...




 ... a equipe de criação do filme pediu a permissão de Burns para pintar a cabeça de sua Alien Queen...




 ... com uma mistura das cores verde e marrom: 




 Burns consentiu sob a condição que o item fosse reintegrado a sua coleção com a cor original restaurada.


A L I E N :  A  R E S S U R R E I Ç Ã O

N E W B O R N  A L I E N



 Jean-Pierre Jeunet consultou a Amalgamed Dynamics sobre a possibilidade de tornar o Newborn Alien mais humano do que bestial...

 Um dos primeiros conceitos do Newborn Alien foi torná-lo fisionomicamente parecido com a própria Sigourney Weaver. Contudo a idéia não prosperou porque a equipe julgou que ele tornaria-se mui semelhante a criatura 'Sil', de 'A Experiência' (Species, 1995)...





 ... interpretada pela modelo e atriz canadense Natasha Henstridge: 




 Assim, no sentido de 'humanizá-lo', olhos e nariz foram adicionados ao protótipo afim de que ele pudesse expressar melhor suas emoções:






 Originalmente, o Newborn Alien fôra concebido para ser hermafrodita, possuindo uma mescla dos gametas macho e fêmea:





 Entretanto, a Fox sentiu-se desconfortável com a idéia e, antes que o tema gerasse controvérsias, o diretor vetou-o: "Até mesmo para um francês, isso é demais!" - disse Jean-Pierre Jeunet. Assim, a genitália dúbia foi digitalmente removida durante a pós-produção do filme.

 O Newborn Alien foi o protótipo animatrônico mais complexo criado para Alien: Resurrection, sendo necessários nove operadores para dar-lhe vida: 






A L I E N :  A  R E S S U R R E I Ç Ã O

R E C E P Ç Ã O  &  L E G A D O



*Alien: Resurrection ('Alien: A Ressurreição', no Brasil) 1997; 20th Century Fox.*


  "Menos assustador mas tão divertido como de costume."
Richard Schickel à revista Time (1997)


 Alien: Resurrection estreou em 26 de novembro de 1997 na América do Norte na 2ª Posição nas bilheterias (Nota 9: atrás de 'Flubber - Uma Invenção Desmiolada', com Robin Williams)...

 'A:R' arrecadou $ 25.000.000 de dólares em seus primeiros cinco dias de exibição ($ 16.000.000 de dólares somente no final semana!) somando um total doméstico de $ 47.7 milhões de dólares - o menor rendimento interno da cinessérie. Entretanto, o filme foi muito bem recepcionado internacionalmente, com um total bruto de $ 113.5 milhões de dólares, elevando seu total mundial para $ 161.2 milhões de dólares - pouco mais que o dobro de sua receita e a maior bilheteria da cinessérie até ali!
 Não obstante, 'A:R' dividiu o público e a crítica especializada: o filme sustêm 54% de 'Rotten' no site agregador Rotten Tomatoes! O crítico Roger Ebert (1942-2013), escrevendo para o Chicago Sun-Times, afirmou: "Não há um único take admirável no filme." Escrevendo ao Sacramento Bee, o crítico e historiador de cinema Joe Baltake afirmou: "Este Alien nunca deveria ter ressuscitado." Tom Meek, escrevendo para o agregador Film Threat, disse: "Os esforços de Weaver e Jeunet são logrados pela inépcia do roteiro de Joss Whedon, que parece capaz de tornar as sequências de ação desinteressantes." Numa revisão contemporânea, a jornalista e crítica de cinema Isabela Boscov afirmou: "O quarto (referindo-se a 'A:R') foi um fiasco sem salvação do francês Jean-Pierre Jeunet."
 Por outro lado, Louis B. Parks, editor do Houston Chronicle, defendeu 'A:R' como "uma maravilha, uma festa de imagens bem fotografadas." Ele foi acompanhado pelo jornalista e historiador de cinema Richard Schickel (1933-2017), da revista Time e cuja frase abre esta seção, e pelo crítico de cinema Desson Thomson, do Washington Post, que acrescentou: "recicla satisfatoriamente as grandes surpresas que fizeram do primeiro filme tão poderoso. E, o mais importante, faz uma grande piada de todo o negócio." 
 H. R. Giger (1940-2014), o criador do Alien original, gostou de Alien: Resurrection, o qual descreveu como um "excelente filme", tendo ficado desapontado, no entanto, por não ter sido creditado na película.

 Depois de 'A:R' houve um conjunto de iniciativas para a criação de um (possível) 'Alien V' - todas infrutíferas! Joss Whedon escrevera sobre uma eventual invasão à Terra como argumento para 'AV', mas Weaver não se interessou pelo conceito. Ela preferia explorar as origens da criatura, voltando ao remoto planeta nonde Alien havia sido encontrado. Já 'Jim' Cameron afirmou estar trabalhando em um roteiro para um 'AV'...

 ... porém a Fox tinha outros planos para o 'Oitavo Passageiro'...


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