16º Ato (Post) THE FLY (The Brundlefly and The Martinfly) Pág. V          
                                                                                                                 

A   E R A   D A   B R U N D L E F L Y 



 O conceito estrutural dos Teletransportadores ( 'Telepoods', no original ) de 'A Mosca'...




 ... foi inspirado no cilindro do motor da motocicleta Ducati 450 Desmo de Cronenberg:




 Chris Wallas e sua equipe de criação trabalharam por um período de três meses para produzirem os efeitos-especiais de The Fly. Wallas e o grupo começaram pela definição da aparência final da Brundlefly para, subsequentemente, definirem os 'passos' da transformação de Seth Brundle.
 A equipe desenhou vários conceitos para a Brundlefly...




 ... vendo-os, revendo-os e superando-os...





 ... até chegar ao conceito do 'Space-bug'




 Originalmente, o 'S-B' tinha os olhos vermelhos, como os de um inseto ( Nota 25: o DVD duplo do filme, de 2006, traz a imagem do protótipo da criatura com os olhos vermelhos...




 ... estampada no Disco 1 do conjunto ) porém Cronenberg opôs-se ao protótipo, defendendo olhos 'humanizados', ainda que baços e opalescentes. Wallas, no entanto, manteria o conceito na Martinfly, de 'A Mosca II'




 Essa é apenas uma das várias diferenças entre ambas as criaturas: os conceitos distam entre si a partir de suas concepções. Fôra entendido que a Brundlefly era resultante de um processo degenerativo ( daí seu aspecto doentio, disforme e degenerescente ) conquanto a Martinfly era fruto de uma 'decantação' natural que, desde a concepção, fôra alinhando as parcelas genéticas distintas ( de mãe e de pai ) em um ser único! Monstruoso porém equilibrado.

 Mas, falarei sobre isso em tempo.

 A metamorfose de Seth Brundle na Brundlefly foi concebida como uma 'metáfora' ao processo de envelhecimento: Seth perde cabelos e unhas; sua pele enruga-se e resseca-se, ele vai encurvando-se ( tendo, inclusive, que andar amparado por muletas a certa altura do filme ); etc. Ao mesmo, o conceito que predominou foi que a Brundlefly desenvolver-se-ia 'de dentro para fora de Seth', irrompendo de seu corpo moribundo ( Nota 26: um dos conceitos transitados durante a fase de criação foi que o 'rosto' da Brundlefly surgisse na nuca de Seth, lentamente evoluindo e 'migrando' na direção de seu queixo. Esse conceito acabou sendo abandonado no devir do processo criativo ).
 O processo total de maquiagem em Goldblum acabou compreendido em sete fases distintas ( Nota 27: cabe pontuar que apenas seis permaneceram no corte-final do filme )  e o ator teve de submeter-se a horas do exaustivo processo de 'montagem' da Brundlefly.



E T A P A S   1   e  2




 Essa fase da maquiagem inaugura o processo de metamorfose em Seth Bundle...

 Além dos 'pelos' de inseto que brotam de um ferimento nas costas de Seth ( Nota 28: apesar de comumente os designarmos assim, os insetos não tem pelos! Uma boa olhada no microscópio revela as gritantes diferenças morfológicas entre os - ditos - 'pelos de inseto' e os pelos dos mamíferos. Saiba-se: a pelagem é uma característica inerente aos mamíferos! ) há uma sutil descoloração na pele do rosto, além do surgimento de lesões e feridas, das quais também emergem ( quase imperceptivelmente ) pelos minúsculos. 



E T A P A S   3   e  4-A




 Nesta fase, o rosto ( e todo o corpo, posteriormente ) de Brundle começa a cobrir-se de feridas e deformações.
 Goldblum começou então a usar próteses parciais para os olhos e adjacências, além de próteses com dentes tortos e amarelados...




 ... além de toucas para criar a ilusão do cabelo 'desgranhado' e caindo.



E T A P A   4-B




 Essa etapa está contida na 'Sequência do Macaco-Gato' que, conforme visto, ficou fora do corte-final do filme...

 Brundle já anda nu e está coberto pela deformidade.
 Nesta fase Goldblum já vestia o primeiro dos dois trajes de corpo inteiro da Brundlefly. Os trajes eram feitos de látex e as deformidades eram mais 'brandas'. Não obstante, Seth era mais cabeludo e tinha a cabeça menos deformada que na etapa seguinte.



E T A P A   5




 Esta etapa compreende o último estágio 'humanóide' de Seth Brundle, com ele já total e indescritivelmente deformado.
 Nesta fase Goldblum usou o segundo traje de corpo inteiro da Brundlefly, que possuía deformidades mais pronunciadas que a fase anterior. O ator também teve que usar lentes de contato especiais afim de dar a impressão de um olho ser maior que o outro.



E T A P A   6




 Neste ponto, Goldblum foi substituído pelo primeiro ( de dois ) puppet do Spacebug. Ainda que o pensemos como uma manifestação única, o Spacebug compreende protótipos que vão desde membros e cabeças mecanizadas...





 ... a um modelo de corpo inteiro, montado sobre um relê e manipulado com hastes metálicas por fantocheiros:





 Walas e sua equipe trabalharam ativamente nos efeitos práticos afim que causassem o maior impacto visual possível.


E T A P A   7




 Esta fase ( após a frustrada tentativa de Seth 'unir-se' a Verônica Quaife e a criança em seu ventre ) apresenta o 'Brundlething': a derradeira forma de Brundle. Deformado, agônico e unido a partes da estrutura do teletransportador.
 Para esta sequência foi utilizado o segundo puppet do Spacebug, igualmente operacionalizado por fantocheiros:









Pág. V

Nenhum comentário:

Postar um comentário