R E C E P Ç Ã O & L E G A D O
* The Fly II ( 'A Mosca II', no Brasil ) - 1989; 20th Century Fox.*
De forma semelhante a seu predecessor, 'A Mosca II' foi um sucesso comercial ( ainda que não tão expressivo ) faturando $ 38.9 milhões de dólares mundialmente ( pouco mais que a metade de 'A Mosca' )! Porém, o filme não repetiu o sucesso do anterior no que concerne ao público ou à crítica especializada da época...
The Fly II sustêm atualmente o índice de 27% de 'Podre' no site Rotten Tomatoes, enquanto The Fly possui a certificação de 91% 'Fresh' no mesmo agregador.
Como se não bastassem as comparações desfavoráveis do filme em relação a seu predecessor, 'A Mosca II' foi acusado de ser demasiado violento: a cena em que um dos seguranças das Indústrias Bartok tem sua cabeça esmagada por um elevador levou o MPAA, responsável pela censura norte-americana, a uma qualificação 'X' ( que seria o equivalente local para 'inadequado para menores de 18 anos' ) o que restringiria muito a audiência do filme. Walas reeditou a sequência para uma versão mais 'branda', conseguindo assim a qualificação 'R' ( que seria o equivalente a 'inadequado para menores de 16 anos' ). Outro ponto muito controverso foi o 'cão mutante': no início da película, o jovem Martin fica amigo de um simpático cão que acaba sendo submetido a experiências com o teletransporte. O cão acaba transformando-se em um monstro que Bartok mantêm, secretamente, vivo nos porões do laboratório ( destino que acaba sendo o seu próprio ). Martin descobre a pobre criatura e, num ato de misericórdia, acaba sufocando-o com clorofórmio. A triste visão e destino do animal acabaram aviltando parte do público do filme ( lembremo-nos que Cronenberg - sabiamente - excluiu uma sequência de conteúdo semelhante, a do 'Macaco-Gato, do corte final de 'A Mosca' ). Mesmo que não fizesse sentido - cientistas jamais tentariam algo que não estava dando certo nem com uma samambaia em um animal; não apenas para evitar a crueldade, mas também para conter os custos operacionais do sacrifício de uma cobaia ( valiosa, no caso de um cão ) - Walas defendeu a manutenção da cena por crer que o público sensibilizaria-se mais com um animal do que com um homem.
Em março de 2015, a editora IDW Publishing lançou uma minissérie em cinco edições chamada The Fly: Outbreak ( 'A Mosca: Epidemia', em português )...
... escrita pelo roteirista de quadrinhos Brandon Seifert e proposta para ser uma sequência direta aos eventos de The Fly II.
Nos quadrinhos, Martin Brundle retoma os experimentos com os teletransportadores na tentativa de reverter o triste destino do próprio Bartok. Ele descobre então uma metodologia aparentemente capaz de reverter genes mutantes. Contudo, os voluntários expostos ao tratamento acabam sendo dramaticamente alterados para formas híbridas, criando uma espécie de 'exército de monstros':
Sem dúvida alguma um grande conceito!
A Brundlefly ( ou Spacebug ) é mais um dos inigualáveis itens de uma série que, há muito tenho repetido, considero o maior exemplo da 'Era de Ouro' das action figures da McFarlane Toys! É claro que me refiro à 3ª Série da coleção Movie Maniacs...
... datada de setembro de 2000.
Além de personagens canônicos - como Shaft ( do filme homônimo do mesmo ano; estrelado por Samuel L. Jackson ), Ash ( de 'Uma Noite Alucinante 3', de 1992 ) e 'Cobra Plissken' ( de 'Fuga de Nova York', de 1981 ) - a série traz também um dos itens que considero mais inestimáveis de minha própria coleção: The Blair Monster ( de 'Enigma de Outro Mundo', de 1982 ) e alvo do Ato/Post inaugural do The Hannibal lecter's Society, no remoto ano de 2012.
Além de personagens canônicos - como Shaft ( do filme homônimo do mesmo ano; estrelado por Samuel L. Jackson ), Ash ( de 'Uma Noite Alucinante 3', de 1992 ) e 'Cobra Plissken' ( de 'Fuga de Nova York', de 1981 ) - a série traz também um dos itens que considero mais inestimáveis de minha própria coleção: The Blair Monster ( de 'Enigma de Outro Mundo', de 1982 ) e alvo do Ato/Post inaugural do The Hannibal lecter's Society, no remoto ano de 2012.
Resumidamente denominada 'The Fly', a Brundlefly da McFarlane Toys é um item precioso; capaz de satisfazer até mesmo o colecionador mais exigente! A peça traz consigo uma base que representa o assoalho do laboratório de Seth Brundle, com dois cabos de Telepods marcados por uma substância icor que evoca a derradeira transformação de Seth na hedionda criatura:
Porém, a precisão e atenção à cada detalhe concebível da peça não param por aí: há uma resina cuidadosamente aplicada ao flanco direito da criatura embotando-lhe uma impressão de asco - inerente à forma final de Seth Brundle! Além disso, as 'peças bucais' da criatura possuem uma 'penugem' que aumenta-lhe a fidelidade em relação à grande criação do Grão Mestre Chris Walas. Os olhos da Brundlefly da McFarlane são igualmente luzidios e ela possui 'pêlos' negros ( aparentemente fios de pesca soldados com cola-quente ) espalhados por pontos estratégicos de todo o seu corpo...
O resultado final, entre esculpo, pintura e arte-finalização...
... é uma réplica praticamente exata ( em escala ) do Spacebug original de Walas:
Mesmo tratando-se de um item 'esgotado', The Fly by McFarlane Toys ainda pode ser encontrada a venda e, estando-se no Brasil, sugiro um velho conhecido nosso ( de nós, os colecionadores ): o Mercado Livre que, por conta das últimas modernizações, tornou-se mais fácil para comunicação e mais seguro para fazer compras! Porém, aconselha-se ao comprador 'preparar o bolso': quando disponível, esse item deverá girar em torno de R$ 200,00.
Vale a pena - creiam-me!!
Fundada em 1993, a californiana Sideshow Collectibles é um sinônimo absolutamente inquestionável de qualidade e excelência no mercado de colecionismo e memorabilia, contando em seu acervo com algumas das mais valiosas licenças contemporâneas, como Star Wars TM, Marvel e DC Comics TM entre outras.
Dentre os artesãos e projetistas de seus modelos estão - além de alguns dos mais respeitados artistas do mercado - desenhistas, pintores e até mesmo clientes que, em um esforço conjunto unindo seus recursos e informações, criam itens que replicam seus originais com exatidão sem precedentes! E essa fórmula de sucesso foi aplicada à estátua da Martinfly da Sideshow Collectibles: o item não apenas replica forma e desenvolvimento, como também pintura, nuances e cores com inquestionável perfeição:
Ademais, a incrível estatueta possui uma base que replica o topo da estrutura dos 'telepods' do filme:
Cabe observar-se ainda que os itens produzidos pela Sideshow Collectibles são numerados; dando ao colecionador uma informação precisa a respeito da peça - o que influi diretamente no eventual valor de revenda. Trata-se de mais um dos itens considerados inestimáveis de minha própria coleção e a única estátua nela locada. É uma peça de extrema raridade e, aos interessados, sempre aconselho a ficar de olho no Mercado Livre e E-bay por qualquer sinal dela.
A minha já está garantida:
E assim, às vésperas de 2017, desejo a todos os meus interface-amigos & amigas um FELIZ ANO-NOVO!!! Mandando minhas mais cordiais saudações através do sem-fim hiperespaço e prometendo mais ação para o ano que vem...
Um forte abraço a todos!!
Doc Hanni ( 12/2016 )
Fim do 16º Ato/Post
_________________________________________________________________________________
PARA SABER MAIS
*'Clique' sobre a palavra para ser direcionado para a respectiva web page.*
_________________________________________________________________________________
Doc Hanni Fakebook
* contato: dochanni@gmail.com *
Nenhum comentário:
Postar um comentário