16º Ato (Post) THE FLY (The Brundlefly and The Martinfly) Pág. VIII                                              

'T H E   M A R T I N F L Y   -   V I A S   N A T U R A I S' 



 Conforme veremos em tempo, uma das críticas mais predominantes à 'A Mosca II' foi que Walas abandonara os êxitos de seu predecessor ( sua tônica de romance-trágico e seu terror inteligente ) em favor de um filme com doses 'cavalares' de violência explícita...

 Walas defenderia-se posteriormente, alegando que voltara o filme para 'filme de monstro' mais convencional, em lugar da proposta de Cronenberg. 
 Nesse sentido, ao contrário da transformação de Seth, entendida como uma alegoria à doença e ao envelhecimento, a metamorfose em Martin é bem mais 'branda' e menos impactante, por ser compreendida como uma decorrência natural de sua maturação. Afinal, Martin já nascera um híbrido enquanto seu pai fôra um produto de um sórdido acidente.
 Assim, a transformação de Stoltz foi bem mais abreviada do que aquela aplicada em Goldblum...





 ... salvo pela 'Fase 4', contida na passagem em que Martin está no sofá de um motel e já parcialmente envolto em um casulo:




 Nessa etapa, foram necessárias cerca de 12 horas de preparação, nas quais Stoltz teve de permanecer imóvel - com as pernas metidas na estrutura do casulo parcial - enquanto era maquiado e re-maquiado ( Nota 32: isso sem levar em conta as horas de filmagem propriamente dita ). Foram adicionadas também diversas próteses ao corpo e rosto do ator, afim de garantir-lhe o bizarro aspecto.
 Deste ponto em diante, Stoltz foi substituído por modelos animatrônicos diversos. O primeiro deles é visto quando Martin já está locado nos laboratórios das Indústrias Bartok: Martin surge já totalmente envolto pelo casulo...




 ... e com o rosto mutante parcialmente visível:




 Esse protótipo sustinha essa visibilidade parcial premeditadamente: a cabeça mutante animatrônica estava submersa em um bolsão de água e era controlada por um fantocheiro por meio de uma haste metálica. O operador da cabeça estava escondido exatamente sob a parte não transparente da crisálida.
 Uma vez mais cabe enfatizar as diferenças notórias entre ambas as criaturas: enquanto a Brundlefly era deformada ( tendo membros diferenciados e desproporcionais ) trôpega e cheia de 'tiques'...




 ... decorrente do caos de uma 'revolução genética geral', a Martinfly é poderosa; tem o corpo esbelto e perfeitamente segmentado; com três pares de membros proporcionais;  pele e olhos com características de inseto:




 Essas características devem-se ao fato da criatura ter sido 'decantada' pelas vias da natureza; por conta da gravidez de Verônica Quaife.

 Vários protótipos foram usados para dar vida à Martinfly, desde garras, pernas e patas isoladas...





 ... a um 'exoesqueleto' animatrônico...





 ... que, combinados a ângulos de câmera fechados e seletivos...









 ... resultaram em 'dar vida' à criatura!
 Ademais, para a 'Sequência do Balcão' ( nonde a criatura irrompe pela vidraça do andar de observação ) um puppet menor foi utilizado para o take de ação:







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