16º Ato (Post) THE FLY (The Brundlefly and The Martinfly) Pág. VI                    
                                                                                                       

R E C E P Ç Ã O   &    L E G A D O 

* The Fly ( 'A Mosca', no Brasil ) - 1986; 20th Century Fox.*


 " Fomos enganados."
do crítico de cinema norte-americano e jornalista do Chicago Tribune, Gene Siskel ( 1946-1999 )


 'A Mosca' foi um enorme êxito comercial e, até hoje, é o filme de maior bilheteria da carreira de David Cronenberg...

 O filme liderou as bilheterias norte-americanas por duas semanas consecutivas e, mesmo causando forte impacto em sua audiência por conta de seus efeitos-especiais e de maquiagem, faturou um total interno bruto de $ 40.456.565 dólares (!) um valor expressivo até mesmo para os padrões contemporâneos!!
 The Fly rentabilizou um total mundial de $ 60.929.159 dólares (!!) contra meros $ 9.000.000 de custo; ou seja, quase sete vezes sua receita!
 'A Mosca' também foi aclamado pela crítica especializada da época! A opinião predominante foi a que Cronenberg usara o filme como alegoria para a pandemia de AIDS ( reconhecida a partir de 1981 ) ou para o câncer.

 The Fly sustêm um índice de aprovação de 91% no site agregador Rotten Tomatoes!!

 Igualmente, o desempenho de Jeff Goldblum no filme foi ovacionado! Muitos críticos especializados ( dentre os quais o finado Gene Siskel, cuja frase abre esta seção ) creram que seu desempenho seria reconhecido com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, o que não ocorreu. Siskel viria a atribuir essa enorme injustiça aos eleitores mais conservadores da Academia, que sustinham certo preconceito com filmes de ficção-científica e terror ( Nota 29: a primeira indicação de Goldblum ao Oscar viria apenas 10 anos depois - e para Diretor - pelo curta-metragem Little Surprises ).
 O filme foi premiado com o Oscar de Melhor Maquiagem ( para Walas e Stephan Dupuis ) além do Saturn Awards na mesma categoria. 'A Mosca' também ganhou o Saturn Awards de Melhor Ator ( Goldblum ) e outro na categoria de Melhor Filme de Horror! O filme também recebeu outras duas indicações ao prêmio, nas categorias Melhor Atriz ( Davis ) e Melhor Diretor ( Cronenberg ) além de uma indicação ao Prêmio Hugo, na categoria Melhor Apresentação Dramática!
 Em 2005, a revista Time elencou The Fly para sua seleta lista dos '100 Maiores Filmes de Todos os Tempos' (!) além de elegê-lo como um dos '25 melhores filmes de terror já produzidos'!
 A advertência de Verônica Quaife ( Davis ) à personagem Tawny ( papel de Joy Boushel ) - "Tenha Medo. Tenha muito medo." ( inclusive tornada tagline do filme ) - tornou-se tão canônica que acabou incorporada à cultura pop contemporânea, sendo evocada, invariavelmente, em outros filmes, seriados, desenhos e até comédias! 

 Muitas pessoas das mais novas gerações já a ouviram em filmes modernos sem nunca imaginarem ter surgido em 'A Mosca'!


Pág VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário